Definir metas para o consultório é um grande passo para ter uma gestão eficiente, que contribui para o sucesso do negócio. É um planejamento que permite monitorar os resultados alcançados e identificar pontos que podem ser aprimorados.
Contudo, estabelecer metas também proporciona maior produtividade e direciona os recursos para finalidades que vão realmente agregar na experiência do paciente.
As técnicas administrativas são essenciais para o consultório e funcionam como um apoio para a medicina. Por esse motivo, confira neste post, 5 dicas para definir metas para o consultório e saiba como estabelecer um planejamento que funciona!
Todo profissional da medicina que atua com o próprio negócio precisa ter o direcionamento correto e uma gestão administrativa que sustente o negócio. Esses fatores são cruciais para manter um bom atendimento, lucratividade e se destacar da concorrência.
Geralmente, grande parte dos médicos não tem afinidade com a gestão de negócios e empreendedorismo. Isso realmente pode ser algo desafiador! Apesar de ser uma realidade para muitos profissionais, a gestão administrativa faz parte do planejamento estratégico e deve ser alvo de atenção especial.
Nesse contexto, a definição de metas para consultório é essencial, uma vez que é a partir delas que o planejamento, os processos e a condução do negócio serão idealizados. As metas contribuem para evitar erros gerenciais e embasar as decisões.
Embora pareça um conceito simples, muitas pessoas confundem as diferenças entre os objetivos e metas. De forma simples, os objetivos são abrangentes e determinam onde se deseja chegar, de forma concreta.
Já as metas estabelecem o que deve ser feito para se alcançar um objetivo, de forma específica e clara. Uma caraterística importante das metas é que são temporais, ou seja, são definidos prazos para serem concluídas.
As metas podem ser:
Para serem mais produtivas, as metas devem ser estabelecidas estrategicamente considerando a realidade do negócio. A gestão médica deve ter as metas palpáveis e definidas de forma inteligente.
É relevante considerar os seguintes fatores:
Como é um processo importante para o consultório, definir as metas exige atenção especial, pois influencia até na motivação da equipe. Para ajudar, veja as dicas a seguir:
O primeiro passo do planejamento das metas é definir todos os objetivos do consultório, e classificar quais são os prioritários e quais podem esperar. A partir disso é possível ter maior clareza para definir as metas.
Você pode desenvolver objetivos para atrair pacientes, ter um atendimento de qualidade para gerar a fidelização. Para tanto, é importante ter metas relacionadas com as estratégias de marketing, proporcionar ambientes agradáveis e capacitação de todos para um atendimento de qualidade, inclusive no pós-consulta.
Com os objetivos definidos, defina as metas para alcançá-los que sejam de fato atingíveis. Para isso, você pode utilizar a metodologia SMART, que é uma excelente ferramenta de gestão.
Basta submetê-las a seguinte metodologia:
Deve-se atribuir responsáveis diretos para cada meta e documentá-las. É importante tratar do assunto em uma reunião com a presença do responsável pelo planejamento e de todos os envolvidos. Assim, fica fácil saber o que esperar, de quem esperar e como o resultado pode ser cobrado.
A estrutura das metas definidas devem contemplar de forma clara os prazos para conclusão, demonstrando para toda a equipe quais são as responsabilidades, prioridades e nível de responsabilidades.
O monitoramento dos resultados é parte essencial para a melhoria contínua, por isso, para que elas aconteçam com eficiência é preciso realizar o acompanhamento dos resultados pontualmente. Assim é possível saber como o consultório se comporta em um período de mudanças.
Existe a possibilidade de alguma interferência comprometer o alcance das metas, e isso é normal. No entanto, avaliando os resultados e avanço do trabalho com frequência você pode identificar pontos para melhoria e definir novas estratégias para ações mais efetivas, melhorando os resultados.
Definir metas deve fazer parte do cronograma de atividades fixas do consultório, principalmente por atuar com a saúde, onde a prioridade é proporcionar ao paciente a melhor experiência possível, para um tratamento adequado e humano.
Nesse contexto, investir formas que contribuem para a melhoria contínua é fundamental, como a capacitação da equipe, otimização da gestão interna e um marketing criativo.
Esses fatores são indispensáveis para atrair e fidelizar pacientes para o consultório, contribuindo para que as metas estabelecidas sejam atendidas, no prazo determinado. Assim, é possível conduzir o consultório a uma trajetória de sucesso.
Com as metas claras para todos os funcionários, as possibilidades de atingir os objetivos são excelentes, promovendo maior engajamento e motivação da equipe. Por isso, todo investimento é válido e traz retornos surpreendentes para o consultório.
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