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8 dicas para fazer do seu consultório um ambiente agradável

Hoje em dia, falamos cada vez mais sobre a importância de um consultório adotar processos digitais, como estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes e uso de prontuário eletrônico para auxiliar na gestão do negócio.

Entretanto, para maximizar a experiência do paciente no consultório, a qualidade do ambiente físico certamente conta muito.

As pessoas estão cada vez mais exigentes nos serviços que contratam e, por isso, atendimento é algo que faz uma diferença considerável na satisfação final. Isso é determinante para o paciente voltar e indicar o serviço para outras pessoas.

Ou seja, quando o consultório proporciona bem-estar e há identificação com o serviço prestado, as chances de fidelizar o paciente são bem maiores. Além disso, na medicina, a indicação é algo que conta muito. Logo, quem se sente bem atendido tem tudo para recomendar o médico, concorda?

Para saber como transmitir a sua essência como profissional da saúde, é fundamental que aprenda sobre como tornar sua clínica o mais confortável e convidativa possível. Confira algumas dicas a seguir.

8 dicas para ter um consultório agradável

A fidelização de pacientes requer muita habilidade do médico, tanto online quanto presencialmente. Para isso, o profissional deve saber muito bem como se posicionar nas plataformas digitais e, principalmente, o que oferecer quando o paciente chega ao consultório.

As orientações que você lerá ao longo do texto tem tudo a ver com essas ações. Vamos lá!

1. Invista no conforto da sala de espera do consultório

Esperar é algo que pode ser muito incômodo para muita gente. Pense na rotina atarefada do paciente, que separou um tempo precioso do dia para ser atendido por você.

Para que a espera seja mais agradável, manter assentos adequados na sala de espera é a primeira medida que você deve tomar. Tenha em mente que conforto é investimento, não gasto, uma vez que essa sensação conta pontos altos para quem está aguardando.

Avalie o espaço disponível em seu consultório e coloque poltronas e cadeiras que favoreçam a ergonomia, de forma que o relógio não seja um grande inimigo do paciente.

2. Limpe os espaços constantemente

Ambientes agradáveis são limpos, certo? Por isso, o local de atendimento médico e a espera precisam transparecer justamente isso, principalmente se levarmos em conta que a nossa preocupação com higienização ficou ainda maior com a pandemia de covid-19.

Em outras palavras, mantenha uma equipe responsável por fazer a limpeza dos espaços, de forma muito detalhada e cuidadosa. E, claro, na consulta, demonstre que você tem essa preocupação, como na hora de trocar o forro das superfícies, além de direcionar o paciente sobre onde colocar a roupa e o que fazer com avental, por exemplo.

3. Ofereça Wi-Fi gratuitamente

Uma grande demanda atual é estarmos conectados constantemente, não é mesmo? Portanto, oferecer Wi-Fi para pacientes é uma forma de mostrar a sua preocupação com um ambiente agradável.

Enquanto a pessoa espera, ela poderá continuar se entretendo no celular, ou mesmo adiantando alguma tarefa do trabalho.

Uma dica é deixar um painel com a senha exclusiva para pacientes, ou orientar que a secretária forneça o código logo que o paciente estiver fazendo o registro.

Assim, ele nem verá a hora passar enquanto aguarda atendimento!

4. Ofereça água, café e chás

A preocupação com a saúde começa antes mesmo da consulta. Por isso, disponibilizar água é o mínimo que se possa fazer em um ambiente de saúde, além de ser obrigatório em várias localidades.

Além disso, um café fresco também pode ser oferecido, de forma a tornar a espera mais agradável. Para quem prefere ficar longe da cafeína, alguns chás são ótimas alternativas para ter no consultório.

5. Mantenha música ambiente tranquila

Música é uma forma poderosa de relaxamento e diversão e pode ser uma ótima estratégia para tranquilizar seus pacientes. Tanto na sala de espera, quanto no consultório, mantenha um som ambiente que vise o bem-estar e quebre aquele desconforto do silêncio.

Nesses casos, é importante ir além do seu gosto pessoal. Isto é, escolha playlists apropriadas ou sintonize em rádios que tenham uma programação mais condizente com a de um ambiente que busca promover conforto. Vale lembrar que sons agitados podem ter efeito contrário do esperado.

Além disso, tenha sempre o cuidado de manter o volume em um nível aceitável, que não tenha qualquer impacto na conversa.

6. Valorize a acessibilidade do consultório

Pessoas com mobilidade reduzida precisam ser bem acolhidas por seu consultório, portanto, é fundamental investir em formas de valorizar a acessibilidade. Existem medidas das mais simples às mais complexas, que exigem inclusive reformas. Caso não seja possível mexer na estrutura do local, há outras medidas que podem ser tomadas.

Por isso, cada profissional deverá se adaptar conforme o próprio contexto. Mas algumas orientações básicas para tornar o ambiente mais acessível incluem:

  • Correção de desnível no piso (há tapetes específicos para isso);
  • Uso de antiderrapante nos pisos;
  • Instalação de corrimãos e barras de apoio;
  • Adequação da altura do balcão de atendimento;
  • Adaptação aos banheiros;
  • Treinamento das secretárias (mais sobre isso a seguir).

7. Treine as secretárias para serem solícitas e prestativas

O seu atendimento pode ser impecável, mas se sua equipe deslizar, a experiência do paciente pode tornar-se desagradável. Ou seja, a recepção do seu consultório deve manter a excelência do seu trabalho.

Para isso, treine as secretárias para serem sempre educadas, solícitas e prestativas com as pessoas. Essas profissionais devem estar capacitadas para tirar dúvidas gerais sobre as consultas, como preço e duração, assim como preparatório de exames, como chegar à clínica, se há estacionamento na região, entre vários outros pontos.

Assim sendo, invista em treinamentos recorrentes, não somente na contratação. Rever a forma de atendimento faz parte do controle de qualidade.

8. Ofereça estacionamento ou alternativas

Nem todo médico terá como atender à constante demanda por estacionamento próprio. Mas é possível disponibilizar alternativas para os pacientes.

Por exemplo, verifique a possibilidade de parcerias com estacionamentos da região, para que você consiga oferecer descontos para aqueles que tiverem uma consulta. Essa medida já proporciona algum benefício, concorda?

Cuidados muito além da consulta

Nesse texto, você pode compreender a importância de fazer do seu consultório um ambiente agradável para seus pacientes e algumas estratégias simples para isso. Continue investindo no bem-estar em todas as etapas que envolvem o seu atendimento.

Impactar o paciente de forma positiva é a melhor maneira de alavancar o crescimento do seu negócio! Quer saber mais sobre outros assuntos importantes para seu consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina!

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Escrito por
Equipe iMedicina