3 Benefícios de um software médico

software médico
Powered by Rock Convert

Em tempos como os nossos, é preciso que os consultórios e especialistas busquem maneiras de se destacar. A utilização de um software médico é uma das formas mais efetivas de oferecer vantagens aos pacientes, mas não só. Através dele, todo o cotidiano da clínica é otimizado.

Bons softwares de gerenciamento oferecem aos usuários a possibilidade de guardar em ambiente seguro, as informações de pacientes. 

O prontuário eletrônico, como muitas vezes é chamado, facilita a marcação e remarcação de consultas, a observação do histórico médico e a obtenção de informações que podem ser utilizadas para melhorar o atendimento e a captação de pacientes.

Falaremos de forma mais expressiva sobre os detalhes acima nos próximos tópicos. Se você gostaria de entender mais sobre o funcionamento e os benefícios do software médico, prossiga com a leitura.

Software médico: para que serve?

Como já comentamos, o software médico tem como objetivo fazer com que determinadas ações sejam otimizadas.

Para além disso, ele atua na modernização do consultório, permitindo que o médico, a equipe e os pacientes tenham um consultório online à disposição, com todas as ferramentas de fácil acesso.

Para que possa armazenar prontuários digitais, o software deve seguir a legislação sobre o tema.

Na prática, isso significa que o prontuário eletrônico deve ser protegido por um sistema de segurança de ponta e garantir o sigilo e a proteção dos dados do paciente.

É essencial também que os médicos utilizem o certificado digital para dar relevância jurídica às informações do prontuário, receitas e atestados.

É melhor optar por um software online ou offline?

Os sistemas offline, embora sejam considerados mais práticos por algumas pessoas, trazem uma desvantagem imensa. Eles são vulneráveis, visto que são protegidos apenas pela rede local.

Quando há a invasão de um computador, é possível acessar os documentos e programas que estão disponibilizados dentro dele. Os sistemas offline, nesse ínterim, são mais fáceis de invadir – o que pode gerar, como sabemos, vazamento de dados e informações sigilosas de usuários e imensas perdas para o consultório.

Os softwares hospedados na nuvem, como o caso do software médico gratuito do iMedicina, utilizam criptografia e herdam toda a segurança do servidor que o hospeda. O acesso é realizado por meio de login com senha e cada usuário tem as permissões de acordo com a sua função no consultório.

Assim, no ato do login, o sistema autentica as informações para que você possa fazer os seus atendimentos sem preocupações com vazamento dos dados.

Ainda, o backup de dados é diário, para garantir que as informações não sejam perdidas, caso haja algum erro de sistema ou de rede.

O iMedicina utiliza o servidor da Amazon, que também presta serviços para a NASA. Ao optar por essa facilidade, garante que os sistemas estarão sempre disponíveis, atualizados e seguros.

Software médico: como ele pode te ajudar?

As vantagens de um software médico são incontáveis, tanto para a equipe do consultório quanto para os pacientes. Entenda a seguir 3 benefícios desses sistemas.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

1 – Telemedicina integrada ao prontuário

A Telemedicina é uma prática médica realizada à distância, através de dispositivos conectados à internet. A modalidade, que já foi bastante polêmica, foi regularizada em caráter emergencial por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações fornecidas pelo Conselho Federal de Medicina, os especialistas ou consultórios que quiserem optar pela telemedicina devem garantir que os seus sistemas de segurança estejam atualizados.

Bons softwares médicos facilitam o processo de atendimento à distância, visto que disponibilizam ao especialista a possibilidade de acessar os dados do paciente, no prontuário eletrônico, de seu próprio computador.

Para que o atendimento ocorra de forma confortável para o paciente, é importante que ele aconteça com uma estrutura online privada privada. Há quem opte por utilizar salas de reunião virtuais ou aplicativos, mas eles nem sempre são seguros: há relatos de invasão de privacidade em uma série deles.

Idealmente, o software médico deve fornecer o controle das salas de atendimento online para o médico, permitindo que o especialista libere e feche a sala quando desejar e que o acesso seja limitado.

Além disso, o sistema de segurança deve garantir monitoramento constante. Assim, caso haja tentativa de invasão ou acesso indevido à sala, o médico pode suspender o atendimento e proteger os dados e a privacidade do paciente.

2 – Ferramentas automatizadas

Uma grande vantagem dos softwares médicos está no fato de que permitem ao usuário automatizar uma série de atividades que, em outros momentos, teriam que ser feitas de forma manual, ocupando muito tempo da equipe. Alguns exemplos são:

  • Lembretes de consulta – Ao finalizar o agendamento, o software envia ao paciente, por e-mail, uma confirmação de consulta. Quando o dia do atendimento estiver próximo, o sistema envia, também de forma automática, um lembrete.

Para garantir que o paciente será lembrado de seu compromisso, é possível enviar também uma mensagem para o seu telefone, por meio de um SMS.

Isso ajuda em duas coisas: primeiro, a diminuir a evasão de pacientes e a quantidade de ausências. Segundo, a dar ao paciente a percepção de que ele é valorizado.

Pequenas atitudes otimizam a experiência do paciente; lembre-se sempre disso. Assim, ao fornecer serviços extras, você garante que ele associará o seu consultório a um espaço seguro, preocupado, empático.

  • Pesquisa de Satisfação – Outra forma de valorizar o paciente é através da otimização da pós-consulta. É possível programar o software para enviar, ao final de cada atendimento, uma breve pesquisa de satisfação para o e-mail do paciente, utilizando uma ferramenta de NPS.

Desta forma, você terá dados atualizados e frequentes sobre as percepções do seu público, entenderá os pontos fortes e fracos da sua equipe e poderá, aos poucos, transformar o seu consultório.

  • Agendamento online – Outra ferramenta que otimiza bastante as atividades da equipe da recepção é o link eletrônico para marcação de consultas. Com ele o próprio paciente faz o seu agendamento sem precisar esperar pelo atendimento da secretária.

3 – Marketing digital facilitado

Por fim, um benefício e tanto: os melhores softwares para consultórios oferecem o módulo de marketing médico para te conduzir na divulgação dos seus serviços com responsabilidade e eficiência.

Os relatórios do software também podem te auxiliar a criar um perfil bastante rico sobre quem costuma frequentar a sua clínica. Idade, poder aquisitivo, queixas básicas e tratamentos mais comuns são detalhes valiosos na hora de criar conteúdo que interesse, engaje e fidelize.

Isso permite que a sua linguagem e a sua estratégia tenha foco certo e conquiste seu paciente ideal.

Como se pode ver, o software médico é um aliado de quem deseja oferecer atendimento inteligente e personalizado e, assim, transformar-se em uma grande referência em sua área de atuação.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: