O crescimento de uma empresa, independentemente do setor de atuação, depende da elaboração e da execução de um bom planejamento estratégico. A mesma regra também vale para quem deseja ter um consultório online.
Neste artigo, apresentaremos sete estratégias fundamentais para que o seu negócio migre do ambiente físico para o digital.
Nos consultórios não informatizados, manter a organização e a gestão administrativa de todos os processos é uma tarefa complexa, pois todo o trabalho é feito de forma manual, sem tecnologia e sem automatizações.
Por isso, o primeiro passo para digitalizar a empresa é investir em um software médico em nuvem. Embora os sistemas offline sejam eficientes, as ferramentas online oferecem mais funcionalidades e são mais seguras.
Ainda, um software armazenado na nuvem funciona como o Facebook, você não precisa fazer nenhuma instalação ou manutenção, basta inserir login e senha e usufruir dos seus benefícios. Além disso, os dados são salvos em servidores com alto nível de proteção dos dados.
Ademais, para que um consultório seja, de fato, online, ele precisa dispor de alguns recursos que impactam diretamente na sua rotina, como, por exemplo:
Além desses recursos, invista em um software que tenha todas as suas funcionalidades integradas, ou seja, todos os recursos da ferramenta devem se comunicar entre si, fazendo com que as informações inseridas sejam compartilhadas com cada função.
Geralmente, os profissionais de saúde alocam todos os recursos em ações para a atração de novos pacientes. Entretanto, se não houver alguma estratégia para fidelizá-los, dificilmente retornarão e tendem a avaliar negativamente os seus serviços.
Então, utilize as tecnologias disponíveis no seu consultório para fornecer a melhor experiência aos pacientes. Os principais softwares do mercado possuem funcionalidades voltadas para o pós-consulta.
Um exemplo é o envio automatizado de confirmações e lembretes de consultas, recurso disponível em razão da integração entre agendamento online com o sistema de gestão.
Outrossim, algumas ferramentas possuem automação de e-mail marketing, uma estratégia eficaz para manter o relacionamento com o paciente após o atendimento. Essa funcionalidade pode ser utilizada para envio de:
Um consultório online precisa ter processos automatizados que melhorem a experiência do paciente com a prestação dos serviços. Por isso, uma forma de garantir essa satisfação é criando automações para a comunicação contínua com o paciente.
Neste sentido, utilize o recurso de envio de mensagens para confirmação de consultas. Caso o seu software médico seja integrado com o agendamento online, o paciente receberá mensagens automáticas a cada marcação realizada.
Dessa maneira, além de ser uma estratégia de fidelização, você também otimiza o tempo da sua secretária e também reduz os custos gerados pelas constantes ligações realizadas para confirmar a presença dos pacientes.
O agendamento online é um recurso de grande valor para os pacientes, pois traz muita comodidade e facilidade para uma tarefa que nem sempre é simples. Por isso, não relute em implantar essa funcionalidade se você deseja tornar o seu consultório online.
Além do conforto que proporciona aos pacientes, disponibilizar a marcação de consultas na internet proporcionará os seguintes benefícios:
Ademais, o agendamento também pode ser integrado com outras funcionalidades do software médico, tais como, automatização na entrada de receitas no fluxo de caixa e preenchimento automático dos dados no prontuário digital.
Então, ao dispor desse recurso, divulgue nas suas redes sociais, no seu site, faça anúncios no Google promovendo-o e disponibilize-o em todas as plataformas possíveis. Afinal, é uma função que diferencia os seus serviços da concorrência.
Segundo o relatório Digital In, de 2019 realizado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, são mais de 140 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes sociais. Por isso, você não pode abrir mão desse mercado.
Ainda, um consultório online precisa ter uma forte presença digital. Para isso, analise o perfil do seu paciente, descubra quais são as plataformas mais utilizadas e marque presença em todas elas.
Ademais, para ter bons resultados, procure conhecer o tipo de conteúdo mais assertivo para cada rede social. Por exemplo, o Facebook é ótimo para compartilhar conteúdos informativos e notícias relevantes, enquanto o Instagram é bom para fotos e vídeos atrativos.
Então, invista em marketing de conteúdo e divulgue os seus artigos do blog nas redes sociais, interaja com os usuários, mostre o seu conhecimento e gere autoridade.
Provavelmente, você já ouviu falar que o site médico é o seu cartão de visitas na internet. Porém, ao desenvolver uma página otimizada, você pode ir além. Diferente das redes sociais, o site é seu e você pode utilizá-lo como desejar, sem ter as limitações das outras plataformas.
Outrossim, ter um site faz com que você passe a ser encontrado nos resultados dos buscadores, como o Google. Então, invista em uma página que ofereça facilidades aos seus pacientes, tais como, o agendamento online e conteúdos no blog.
Nos termos de marketing digital, o fluxo de visitantes de um site é chamado de tráfego. Atualmente, existem duas formas de obtenção desse tráfego: orgânico e pago. O primeiro se refere à atração de usuários por meio de estratégias para desenvolver a sua autoridade.
Já o tráfego pago diz respeito à compra de espaços publicitários em sites. Assim, você aumenta o alcance do seu consultório, tornando-o conhecido entre os usuários e captando novos pacientes.
Ademais, você pode utilizar o Google Ads, uma ferramenta do Google que comercializa anúncios nos resultados do buscador, nos sites parceiros da empresa, no YouTube e no Gmail.
Portanto, se você quer construir uma autoridade digital e dispor de um consultório online, considere todas as estratégias mencionadas neste artigo. Com isso, você perceberá o fortalecimento da sua marca e o aumento no número da sua base de pacientes.
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