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Descubra as melhores técnicas de marketing para atrair pacientes

Com a concorrência cada vez maior no setor de saúde, os médicos precisam ir além do bom atendimento para atrair e fidelizar pacientes. Neste sentido, é importante conhecer as técnicas de marketing médico mais eficazes.

Diferente do que muitos profissionais pensam, o marketing não é uma prática puramente comercial. Na verdade, ele pode ser implementado para diversos fins. Isso inclui a construção de autoridade, a educação da população, melhorar a experiência do paciente, dentre outros objetivos.

Você conhece alguma estratégia de marketing médico? Caso não, você precisa ler este artigo. Nele, explicaremos o funcionamento das principais ações que contribuem não apenas para a atração de pacientes, mas também para o alcance de vários outros objetivos.

Técnicas de marketing para atração de pacientes

Site médico

Antes do advento da internet e das plataformas digitais, a divulgação de um consultório médico era restrita ao boca a boca, à distribuição de panfletos e anúncios em jornais e revistas. Embora tenham trazido um grande número de pacientes em outros tempos, hoje, essas ações já não são tão eficazes.

Em primeiro lugar, tais práticas passaram a ser vistas como invasivas e, em alguns casos, muito onerosas. Segundo que, com a digitalização da comunicação, surgiram técnicas de marketing mais eficientes para chamar a atenção do público.

Uma delas é o desenvolvimento de sites. Se você ainda não realiza nenhuma ação de marketing médico, o primeiro passo da sua estratégia deve ser a construção da página do consultório na web. 

Entretanto, para que o seu site médico seja, de fato, uma excelente ferramenta de divulgação, você precisa considerar os seguintes aspectos para o seu desenvolvimento:

  • SEO: O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que otimizam um site para os mecanismos de busca, como o Google. Com um bom SEO, a sua página pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa;
  • originalidade do conteúdo: ao elaborar conteúdos para o site, certifique-se de que são originais e relevantes para os pacientes. Caso contrário, eles reduzirão a eficácia da estratégia de marketing;
  • responsividade: quando falamos de design responsivo, estamos falando da capacidade de adaptação do site a qualquer dispositivo. Assim, o usuário terá uma boa experiência ao acessá-lo pelo computador, tablet ou pelo celular.

E-mail marketing

Apesar de não ser uma estratégia nova, o e-mail marketing continua sendo eficaz. Prova disso é que a sua caixa de entrada é impactada diariamente por diversas mensagens de diferentes empresas.

Segundo pesquisa realizada em 2016 pelo site Campaign Monitor, o e-mail se mostrou 40 vezes mais eficiente do que as redes sociais para atração de novos clientes. Além disso, apenas o Gmail conta com mais de 1 bilhão de usuário ativos no mundo.

Ainda, essas estatísticas comprovam o poder do e-mail marketing. Porém, além da capacidade de captação, esta é uma ferramenta muito eficiente na fidelização de pacientes, principalmente quando utilizada no pós-consulta.

Então, se você deseja implementar essa estratégia no seu consultório, conte com um software médico que ofereça o envio automatizado de e-mails. Ademais, utilize esse canal para compartilhar conteúdos relevantes, enviar lembretes de consultas, felicitações em datas comemorativas e orientações sobre tratamentos.

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Técnicas de marketing nas redes sociais

Embora a pesquisa aponte uma eficácia menor que o e-mail marketing, as redes sociais precisam ser consideradas entre as técnicas de marketing médico. Isso porque elas contam com milhares de usuários ativos, ampliando o alcance das suas estratégias online.

Ainda, para aproveitar o máximo de recursos dessas plataformas, utilize-as para responder às dúvidas dos seus seguidores e para compartilhar conteúdos originais e relevantes. Ademais, elas também contribuem para o fortalecimento da relação entre médico e paciente.

Contudo, diferente de outros setores, nem tudo é permitido na área médica. O Conselho Federal de Medicina (CFM), pelo Manual de Publicidade Médica, restringe algumas práticas de marketing, em especial nas redes sociais. Então, procure conhecer essa regulamentação antes de iniciar sua estratégia.

Links patrocinados

A captação de novos pacientes na internet pode ser feita de duas maneiras: tráfego orgânico e tráfego pago. No primeiro caso, estão todas as ações que não exigem um investimento direto e que buscam atrair os usuários com a oferta de conteúdos interessantes, bom ranqueamento do site médico ou pelo alcance das redes sociais.

Por outro lado, o tráfego pago restringe-se à compra de anúncios nas plataformas para aumentar a visibilidade do consultório. Porém, isso exige investimento proporcional ao seu objetivo. De modo geral, existem duas formas técnicas de marketing para anunciar na internet: Google Ads e Social Ads.

Ainda, o Google Ads é a plataforma do Google para a venda de espaços publicitários na página de resultados do buscador, no YouTube e em sites parceiros. Ao anunciar, o seu site pode aparecer nos dois primeiros ou dois últimos resultados das páginas do buscador.

Já o Social Ads abrange os anúncios nas principais redes sociais, permitindo que você compre espaços para divulgar seu serviço para os usuários dessas plataformas. Além disso, você pode segmentar seu anúncio de acordo com um público específico, a partir dos interesses, localização, gênero, idade, dentre outras características.

Blog: uma das melhores técnicas de marketing médico

O blog é parte importante de uma das técnicas de marketing mais eficazes para profissionais de saúde: o marketing de conteúdo. Com a popularização da internet, as pessoas passaram a consumir mais informações sobre saúde, sanando suas dúvidas por meio da pesquisa nos buscadores.

Ainda, esse cenário representa uma grande oportunidade para os médicos. Ao produzir conteúdos originais relacionados à sua área de atuação, você passa a ser uma fonte de informação para essas pessoas e, consequentemente, se torna uma autoridade.

Além disso, o marketing de conteúdo é fundamental para uma estratégia voltada para a atração de pacientes. Isso porque o blog pode ser utilizado para chamar a atenção de um usuário, convertê-lo em paciente e fidelizá-lo.

Outrossim, a produção de conteúdos relevantes também contribui para o combate à propagação das fake news na área da saúde. Ao levar informação científica para o público, você se vale da sua autoridade para contradizer as mentiras divulgadas na internet.

Canal no YouTube

Apesar de ser uma rede social, o YouTube é uma plataforma que precisa ser tratada à parte. Além de contar com mais de 2 bilhões de usuários por mês, esta é a segunda ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, depois do Google.

Outrossim, os conteúdos em vídeo se tornaram um febre no Brasil, conquistando milhares de usuários de todas as faixas etárias. Por isso, esta é uma estratégia recomendada para profissionais de saúde, em especial para aqueles que trabalham com beleza e nutrição.

Neste sentido, você precisa criar um canal no YouTube e começar a produzir vídeos explicando sobre cuidados com a saúde na sua especialidade. Dê dicas de atividades físicas, novidades de tratamentos e equipamentos, entre outros assuntos.

Uma das técnicas de marketing menos exploradas: podcasts

Outro formato que vem crescendo nos últimos anos é o podcast, que consiste na produção de conteúdos em áudio. Assim, você passa a ter mais ferramentas para construir sua autoridade e educar os seus pacientes.

Ainda, uma das vantagens dos conteúdos em áudio é a possibilidade de realizar outras atividades enquanto os consome. Além disso, esse é um mercado pouco explorado pelos profissionais de saúde, o que representa uma grande oportunidade.

Então, se você não conhecia nada sobre as principais técnicas de marketing médico, com a leitura deste artigo você está pronto para iniciar a divulgação do seu trabalho nessas plataformas. Portanto, não perca tempo e comece hoje o seu planejamento.

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Escrito por
Equipe iMedicina