Um paciente toma a iniciativa de marcar uma consulta quando ele tem alguma queixa, mas o fato é que este motivo não é o suficiente para o agendamento. A partir da sua necessidade, ele irá analisar outros fatores que serão decisivos para a sua marcação. Assim, dá-se início à experiência do paciente.
Você já parou para pensar quais são os motivos que levam um paciente a marcar uma consulta? A resposta em um primeiro momento pode até parecer óbvia. No entanto, se formos observar a fundo, pode ser mais complexa do que parece.
Vamos a um exemplo: se um paciente estiver precisando agendar a consulta com um dermatologista, dificilmente ele buscará o número de alguma clínica para ligar e agendar, sem ao menos saber mais informações ou entender quais benefícios aquele profissional poderá lhe proporcionar. Diferente disso, ele irá procurar diversos profissionais da especialidade na internet, assim como informações a respeito, referências e dará preferência àqueles que lhe fornecerem maior comodidade, ou seja: a marcação online.
E o motivo disso? Bom, esse é o reflexo da evolução tecnológica, que tem mudado a forma com que as pessoas lidam com os assuntos do cotidiano. Isso inclui a tomada de decisão de consumo. Portanto, se você é da área da saúde e deseja sobressair-se no mercado, aí vai uma informação para você: é inevitável que você pense a respeito da experiência do paciente e, mais do que isso, estruture a digitalização do consultório.
Para te ajudar nesta missão, criamos este post para que você possa entender mais sobre a experiência do paciente e para que você saiba como a digitalização do consultório pode ser benéfica para o seu sucesso profissional. Confira a seguir!
Em um mercado cada vez mais competitivo, e com pacientes mais exigentes, o profissional que garante uma boa experiência só tem a ganhar. Isso porque estamos falando da soma de todas as interações que influenciarão nas percepções e nas decisões do paciente em torno do seu serviço.
Para exemplificar, veja quais são as principais vantagens em melhorar a experiência do paciente na sua clínica ou consultório:
Falamos acima que a digitalização é uma das principais vantagens de quem investe na experiência do paciente. No entanto, você sabe como ela pode, de fato, contribuir para suas estratégias?
Através da digitalização do consultório você terá:
Diante disso, para garantir a digitalização do seu negócio, e melhorar a experiência do seu paciente, você precisa tomar algumas providências. São elas:
Quem busca a digitalização do consultório precisa conhecer as opções de software médico disponíveis para encontrar o mais adequado. Será nesta plataforma que todas as funcionalidades do consultório estarão reunidas.
Com um software médico completo, você tem acesso a funcionalidades essenciais, como:
Com o iMedicina, você usufrui de todas essas funcionalidades e ainda tem a garantia de segurança necessária para o armazenamento dos dados do paciente. Em nossa plataforma, as informações são armazenadas na nuvem e criptografadas. Para mais informações sobre a empresa, basta clicar aqui.
Se você deseja ter uma boa presença digital e fazer com que o seu consultório seja digitalizado, você precisa de um site médico moderno. E mais: fazer dele um ambiente de conversão, ou seja, um local onde seus pacientes sejam convencidos a marcar uma consulta com você.
Para isso, certifique-se de que o seu site possui um design responsivo, botão para agendamento de consulta, conteúdo em SEO, bem como informações completas, como:
Uma coisa é fato: a presença digital é essencial para qualquer um que deseja se destacar na profissão. Assim, é preciso ter um perfil bem estruturado nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) e alimentá-las diariamente com conteúdo pertinente para seu público-alvo.
Se você deseja criar uma conexão ainda mais diferenciada e humanizada, ofereça um canal direto com seus pacientes para o esclarecimento de dúvidas e levantamento de pautas. Uma dica é a disponibilização de um número para contato pelo WhatsApp diretamente com você, ou até mesmo um canal no Telegram.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo vai contribuir (e muito!) para a boa experiência do paciente. Além disso, o método promove a credibilidade da clínica ou consultório, a autoridade do profissional e melhora o ranqueamento do site/blog no Google.
Para isso, crie o hábito de divulgar conteúdos voltados para seu público-alvo que possam lhes atrair, educar, fidelizar ou até mesmo entreter.
Caso você não tenha tempo ou interesse em criar os conteúdos, é possível terceirizar o serviço. Por isso, existem empresas especializadas em criação de conteúdo para marketing médico, como o iMedicina, por exemplo.
Viu como é importante melhorar a experiência do paciente por meio da digitalização do seu consultório ou clínica? Esperamos que o conteúdo tenha lhe ajudado! Caso reste alguma dúvida referente a este assunto, deixe nos comentários.
No mais, te aguardamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas e informações a respeito de empreendedorismo e marketing médico. Até a próxima!
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