É possível atender Nutrologia por telemedicina?

Telemedicina endócrina: por um cuidado mais acessível

“A saúde começa pela boca.” Com certeza você já ouviu essa frase em algum lugar. E ela está corretíssima. Afinal, o que você ingere interfere diretamente no funcionamento do seu corpo. E não à toa, existe uma especialidade na Medicina dedicada exclusivamente ao comportamento alimentar: a Nutrologia. 

Apesar dos estudos sobre os efeitos da nutrição na saúde datarem do início do século XX, a Nutrologia somente foi reconhecida como uma especialidade pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1978. Diante de outras, ela é, portanto, relativamente nova, sendo pouco conhecida até poucos anos atrás. 

E por se tratar de uma área recente, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre a especialidade e a sua atuação. Inclusive, sobre a possibilidade de atendimento online. Então, para responder essa e outras questões, preparamos este conteúdo exclusivo para você! Siga a leitura para saber mais. 

O que é a Nutrologia e o que ela estuda?

Nutrologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da nutrição humana funcional. Assim, o objetivo é promover a saúde, prevenir doenças e tratar distúrbios relacionados à alimentação. 

Nesse sentido, o nutrólogo é um médico que, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar, avalia e orienta pacientes sobre a melhor forma de se alimentar. E isso é feito de acordo com suas necessidades individuais e condições de saúde, analisando os benefícios e malefícios de cada nutriente.

O nutrólogo pode solicitar exames característicos e prescrever dietas específicas, suplementos alimentares e medicamentos relacionados à nutrição. Além disso, ele acompanha o estado nutricional e metabólico do paciente. 

Dessa forma, ele trata e previne doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares, anorexia, deficiências ou excesso de vitaminas, entre outras. 

A nutrologia é uma especialidade que está em constante evolução, buscando sempre novos conhecimentos e técnicas para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes.

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?

A principal diferença entre nutricionista e nutrólogo é que o nutricionista é um profissional de saúde que se dedica ao estudo da alimentação e nutrição humana. Já o nutrólogo é um médico especialista em Nutrologia, que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à nutrição.

O nutricionista tem formação em Nutrição, que é uma graduação que aborda o estudo da alimentação humana em todas as suas etapas, desde a produção de alimentos até a sua utilização pelo organismo. 

O nutricionista pode atuar em diversas áreas, como nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição infantil, nutrição funcional, entre outras. Dessa forma, ele é responsável por orientar os pacientes sobre a melhor forma de se alimentar, de acordo com suas necessidades nutricionais e condições de saúde.

Já o nutrólogo é um médico que se especializa em Nutrologia, uma área que se dedica ao estudo das relações entre alimentação, nutrição e saúde. O nutrólogo tem uma visão mais ampla e integrada do paciente, avaliando não apenas sua alimentação, mas também sua saúde como um todo. Assim, ele prescreve dietas e tratamentos específicos para prevenir e tratar doenças relacionadas à nutrição.

Ambos os profissionais podem trabalhar juntos, em uma abordagem multidisciplinar, para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes. Nesse sentido, o nutricionista pode realizar a orientação nutricional e prescrever dietas, enquanto o nutrólogo atua em casos mais complexos, como doenças e distúrbios metabólicos.

Como me especializar em nutrologia?  

Para se especializar em nutrologia, o profissional deve seguir alguns passos. Obviamente, é imprescindível cursar uma Faculdade de Medicina e obter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é fundamental possuir registro profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) na região em que atua. Além disso, é necessário:

  • Residência Médica: após a graduação em Medicina, o profissional deve realizar uma residência médica em Nutrologia, com duração de dois anos. Nesse sentido, a residência é uma especialização prática. Nela, o médico tem a oportunidade de aprender na prática, atendendo pacientes e trabalhando em hospitais, clínicas e unidades de saúde;
  • Título de Especialista em Nutrologia: ao finalizar a conclusão da residência médica, o médico deve realizar uma prova para obter o Título de Especialista em Nutrologia. O título é concedido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); 
  • Atualização profissional: assim como outras áreas da medicina, a Nutrologia está em constante evolução. Por isso é importante que o nutrólogo esteja sempre atualizado sobre as novidades e tendências da área. Para tanto, é recomendável participar de cursos, congressos, simpósios e eventos para se manter em dia e aprimorar seus conhecimentos.

Essas são as principais etapas para se tornar um médico especialista em Nutrologia, não muito diferente de qualquer outra especialidade. 

Atendendo pacientes de Nutrologia no consultório 

Ao atender pacientes de Nutrologia no consultório, é importante seguir algumas orientações para oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, um dos Marketings mais potentes ainda é a propaganda “boca a boca”. Seguem algumas sugestões:

  • Realize uma avaliação completa do paciente: antes de oferecer qualquer orientação ou prescrição de dieta, é importante realizar uma análise integral. Assim, devem ser verificados o histórico de saúde, exames laboratoriais, possível uso de medicamentos, entre outros; 
  • Ofereça orientações nutricionais personalizadas: cada paciente é único e tem necessidades nutricionais diferentes. Portanto, é importante oferecer prescrições e  instruções exclusivas, levando em consideração as preferências alimentares, estilo de vida e objetivos do paciente;
  • Prescreva suplementos apenas quando necessário: embora os suplementos possam ser úteis em algumas situações, é importante prescrevê-los apenas quando há uma real necessidade. E somente com base em evidências científicas; 
  • Ajude o paciente a estabelecer metas realistas: é importante ajudar o paciente a definir objetivos alcançáveis. Para isso, leve em consideração sua rotina diária, necessidades e possibilidades; 
  • Ofereça suporte contínuo: a nutrição é uma jornada permanente e muitas vezes desafiadora. É importante oferecer apoio aos pacientes, fornecendo recursos e feedbacks positivos, incentivando-os a continuar no caminho certo.

Seguindo essas orientações, você poderá oferecer um atendimento de qualidade e ajudar seus pacientes a alcançarem seus objetivos de saúde e nutrição.

Nutrologia e telemedicina

Como atrair mais pacientes de Nutrologia para o consultório?  

É importante destacar que atrair novos pacientes é um processo contínuo e que você precisará ajustar suas estratégias com o tempo. Assim, você encontrará as que funcionam melhor para o seu consultório e para o seu público-alvo.

Para isso, já existem várias maneiras de conseguir mais pacientes para o seu consultório ou clínica de Nutrologia, bastando adaptar à sua realidade. São elas:

  • Tenha um site profissional completo: o site é o seu endereço fixo na Internet. Por isso, certifique-se que ele seja profissional e atualizado. Nele, os pacientes devem encontrar informações sobre os serviços que você oferece e como marcar uma consulta; 
  • Utilize o Marketing Digital: as mídias sociais são uma ótima maneira de alcançar novos pacientes. Assim, considere investir em publicidade nas plataformas sociais e criar conteúdo relevante para atrair pacientes em potencial;
  • Participe de eventos da comunidade: estar presente em feiras de saúde ou eventos de caridade pode aumentar a conscientização sobre seu consultório e seus serviços; 
  • Mantenha um bom relacionamento com seus pacientes existentes: pacientes satisfeitos são mais propensos a recomendar seus serviços para amigos e familiares; 
  • Peça feedback e avaliações: solicite que pacientes que deixem feedback e avaliações em sites de avaliação de saúde online, como o Google. Avaliações positivas podem ajudar a atrair novos pacientes; 
  • Parcerias com outras empresas locais: parcerias com academias ou empresas de saúde podem ajudar a promover seu consultório para um público mais amplo; 
  • Atendimento médico online: isso mesmo! Respondendo à pergunta do título, é sim possível atender pacientes de Nutrologia por telemedicina. Com o atendimento online, além de suporte e um perfil na Internet, o médico passa a ter acesso a pacientes localizados em qualquer lugar. Basta um dispositivo conectado e as consultas podem ser realizadas com conforto e segurança. 

Já pensou em atender por telemedicina? Conheça o hoje mesmo Conexa iMedicina! Conte um time de especialistas para te ajudar a alavancar sua carreira na Nutrologia e conquiste a agenda que sempre sonhou.

 

Referências:

https://portal.unigranrio.edu.br/blog/voce-conhece-as-diferencas-entre-nutricao-e-nutrologia 

https://fgmed.org/pos-graduacao/nutrologia/ 

 

 

 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: