“A saúde começa pela boca.” Com certeza você já ouviu essa frase em algum lugar. E ela está corretíssima. Afinal, o que você ingere interfere diretamente no funcionamento do seu corpo. E não à toa, existe uma especialidade na Medicina dedicada exclusivamente ao comportamento alimentar: a Nutrologia.
Apesar dos estudos sobre os efeitos da nutrição na saúde datarem do início do século XX, a Nutrologia somente foi reconhecida como uma especialidade pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1978. Diante de outras, ela é, portanto, relativamente nova, sendo pouco conhecida até poucos anos atrás.
E por se tratar de uma área recente, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre a especialidade e a sua atuação. Inclusive, sobre a possibilidade de atendimento online. Então, para responder essa e outras questões, preparamos este conteúdo exclusivo para você! Siga a leitura para saber mais.
Nutrologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da nutrição humana funcional. Assim, o objetivo é promover a saúde, prevenir doenças e tratar distúrbios relacionados à alimentação.
Nesse sentido, o nutrólogo é um médico que, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar, avalia e orienta pacientes sobre a melhor forma de se alimentar. E isso é feito de acordo com suas necessidades individuais e condições de saúde, analisando os benefícios e malefícios de cada nutriente.
O nutrólogo pode solicitar exames característicos e prescrever dietas específicas, suplementos alimentares e medicamentos relacionados à nutrição. Além disso, ele acompanha o estado nutricional e metabólico do paciente.
Dessa forma, ele trata e previne doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares, anorexia, deficiências ou excesso de vitaminas, entre outras.
A nutrologia é uma especialidade que está em constante evolução, buscando sempre novos conhecimentos e técnicas para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes.
A principal diferença entre nutricionista e nutrólogo é que o nutricionista é um profissional de saúde que se dedica ao estudo da alimentação e nutrição humana. Já o nutrólogo é um médico especialista em Nutrologia, que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à nutrição.
O nutricionista tem formação em Nutrição, que é uma graduação que aborda o estudo da alimentação humana em todas as suas etapas, desde a produção de alimentos até a sua utilização pelo organismo.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas, como nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição infantil, nutrição funcional, entre outras. Dessa forma, ele é responsável por orientar os pacientes sobre a melhor forma de se alimentar, de acordo com suas necessidades nutricionais e condições de saúde.
Já o nutrólogo é um médico que se especializa em Nutrologia, uma área que se dedica ao estudo das relações entre alimentação, nutrição e saúde. O nutrólogo tem uma visão mais ampla e integrada do paciente, avaliando não apenas sua alimentação, mas também sua saúde como um todo. Assim, ele prescreve dietas e tratamentos específicos para prevenir e tratar doenças relacionadas à nutrição.
Ambos os profissionais podem trabalhar juntos, em uma abordagem multidisciplinar, para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes. Nesse sentido, o nutricionista pode realizar a orientação nutricional e prescrever dietas, enquanto o nutrólogo atua em casos mais complexos, como doenças e distúrbios metabólicos.
Para se especializar em nutrologia, o profissional deve seguir alguns passos. Obviamente, é imprescindível cursar uma Faculdade de Medicina e obter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também é fundamental possuir registro profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) na região em que atua. Além disso, é necessário:
Essas são as principais etapas para se tornar um médico especialista em Nutrologia, não muito diferente de qualquer outra especialidade.
Ao atender pacientes de Nutrologia no consultório, é importante seguir algumas orientações para oferecer um atendimento de qualidade. Afinal, um dos Marketings mais potentes ainda é a propaganda “boca a boca”. Seguem algumas sugestões:
Seguindo essas orientações, você poderá oferecer um atendimento de qualidade e ajudar seus pacientes a alcançarem seus objetivos de saúde e nutrição.
É importante destacar que atrair novos pacientes é um processo contínuo e que você precisará ajustar suas estratégias com o tempo. Assim, você encontrará as que funcionam melhor para o seu consultório e para o seu público-alvo.
Para isso, já existem várias maneiras de conseguir mais pacientes para o seu consultório ou clínica de Nutrologia, bastando adaptar à sua realidade. São elas:
Já pensou em atender por telemedicina? Conheça o hoje mesmo Conexa iMedicina! Conte um time de especialistas para te ajudar a alavancar sua carreira na Nutrologia e conquiste a agenda que sempre sonhou.
Referências:
https://portal.unigranrio.edu.br/blog/voce-conhece-as-diferencas-entre-nutricao-e-nutrologia
https://fgmed.org/pos-graduacao/nutrologia/
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment