Tendências de marketing para clínica em 2023

marketing médico

Os últimos anos foram de muito avanço quando se fala de tecnologia a favor da comunicação. E isso vale tanto no contato pessoal, quanto em conexões profissionais, passando pelo relacionamento entre empresas e clientes. 

Prova disso é que o aumento de lives, webinários e podcasts vem acontecendo de forma acelerada. As pessoas amam conteúdos informativos e dinâmicos! 

E quando falamos da comunicação na medicina, algo que parecia impensável até poucos anos atrás, essa evolução também vem acontecendo de forma visível.  

Posts informativos, lives entre médicos e especialistas, dicas de saúde e outros conteúdos vêm se tornando cada vez mais comuns nas redes sociais de clínicas e profissionais de saúde. Se você quer saber como aproveitar tudo isso, continue a leitura e entenda como o marketing pode ser o seu principal recurso na conquista e manutenção de clientes. 

Analisando o ano que se encerrou 

Com a pandemia, o ano de 2020 foi tão atípico que, para muitas pessoas, nem parece que já estamos em 2023. Essa confusão bagunçou o planejamento de muitos negócios e as clínicas não ficaram imunes ao chamado “efeito rebote” da pandemia, que se estende até hoje.  

Com o distanciamento social, o processo de informatização e automatização para estabelecimentos médicos acabou sendo acelerado. Usuários que, até então, ofereciam resistência à recursos tecnológicos se viram forçados a ceder e aderir a essa nova maneira de agendar e até mesmo se consultar, o que resultou no aumento das consultas online — a chamada telemedicina. 

Para além da tecnologia como aliada na rotina de diversos segmentos, outro forte parceiro de empreendimentos na área da saúde é o marketing. 

Como falamos, ao longo dos últimos anos, e especialmente devido às restrições impostas pela OMS no que diz respeito à contenção da covid-19, a internet se estabilizou como parte da rotina das pessoas. 

Geração Z e millenials à parte, a internet agora também se integrou definitivamente ao dia a dia das gerações anteriores e é um importante — senão o mais importante — meio para atingir seus potenciais clientes. 

Com esse meio consolidado, as estratégias de marketing digital associadas cresceram e para 2023, é esperado que vamos ouvir falar dos seguintes pontos. 

Tendências de marketing na saúde para 2023 

Agora que vimos o que aconteceu no marketing da área da saúde em 2022, que tal entendermos o que vem por aí em 2023? 

Infoprodutos 

Trata-se de um material que ensine e eduque sobre algum tema, criado por você ou pela sua empresa, e que será comercializado e consumido digitalmente. 

Essa é uma frente que já existia nos últimos anos, mas ainda está em crescimento. Se você domina algum conhecimento específico, um método novo, ou domina algum tema que esteja em alta, pode ser o momento para criar um material bem bacana e fortalecer sua autoridade nesse ramo lançando um infoproduto só seu. 

Vale dizer que o infoproduto pode ser videoaulas, eBooks ou podcasts, por exemplo. 

Jornada do paciente 

Como dissemos em tópicos anteriores, uma das chaves para uma experiência positiva é o relacionamento. Marketing e relacionamento têm tudo a ver. 

A jornada do paciente propõe mapear todo o processo que seu cliente passa ao longo do contato com a sua marca, desde a intenção até o último atendimento.  

Conhecer esses trajeto, entender e identificar possíveis pontos de atrito, propor soluções para esses obstáculos e garantir que ele tenha uma caminhada com a sua empresa com o mínimo de insatisfação possível é uma tendência diretamente ligada aos conceitos de experiência do cliente, cujo objetivo final é a lealdade. 

Lembre-se: um cliente satisfeito sempre volta, e nunca volta sozinho. 

Aplicando a estratégia de marketing na sua clínica 

E que tal começarmos agora mesmo a entender como o marketing pode ajudar seu negócio? 

Redes sociais 

É incontestável o sucesso que as redes sociais ainda fazem entre públicos de todas as idades. Mesmo aquelas redes que já foram declaradas “falecidas”, ainda têm sua audiência fiel, que dedica horas por dia rolando a tela e consumindo todo tipo de conteúdo que a telinha oferece.  

Por isso, uma das táticas mais eficazes de marketing de 2023 para os profissionais de saúde foi, e continuará a ser, trabalhar na integração das redes. Assim, sua empresa estará onde seu cliente estiver. 

Mais do que integrar, um próximo passo é o de criar conteúdos que se adequem ao estilo de cada plataforma, mas que “conversem entre si”, estimulando assim que o seu público se interesse por seguir sua marca em um outro canal além do que ele te viu, sem prejudicar o consumo de conteúdo daqueles que só têm interesse em te seguir na rede que eles mais utilizam. 

Caixinha de perguntas  

Com a popularização da internet, especificamente dos sites de busca, algumas pessoas desenvolveram uma espécie de preguiça de consultar com profissionais e foram em busca do autodiagnóstico. 

Funciona da seguinte maneira: o paciente digita nos sites especializados ou sites de busca seus sintomas, recebe uma série de possíveis diagnósticos, sem nenhum embasamento específico, e partem muitas vezes para a automedicação. 

Além de extremamente irresponsável, essa é uma prática perigosa. 

Cada organismo funciona de uma maneira, e existem inúmeros fatores que atuam sobre o nosso corpo, causando doenças e desconfortos. Um conjunto de sintomas pode significar uma enfermidade para uma pessoa e absolutamente diferente em outra — ou nenhuma.  

Como falamos, os fatores a que cada indivíduo é exposto criam um contexto muito específico para o corpo igualmente peculiar de cada pessoa. O que para algumas pessoas pode ser uma doença que exige tratamento, medicamento e acompanhamento médico, para outras pode não passar de um cansaço ou gripe. 

Por outro lado, a facilidade e agilidade da internet é tentadora. Às vezes o paciente tem uma dúvida simples, que embora faça sentido, ele pode sentir que justifique uma consulta dedicada.  

Ou, antes de dar início a um tratamento, o paciente pode desejar esclarecer mitos e verdades, para se preparar e agendar uma consulta com alguma ideia do que esperar; de quais perguntas mais profundas levar ao especialista… 

Para isso, o recurso das caixinhas de perguntas do Instagram se mostra uma verdadeira revolução. Além de ser uma ponte direta para o profissional de saúde, as perguntas e respostas são publicadas no perfil do especialista. Isso pode ser muito útil no caso de perguntas que talvez causem constrangimento ou embaraço, mas sejam pertinentes. 

Outro ponto positivo das caixinhas é que o profissional está respondendo não somente ao paciente que enviou a pergunta, mas à toda a sua audiência. Cada resposta pode gerar repercussão positiva ou negativa e, por isso, o profissional precisa garantir que sua resposta tenha respaldo e embasamento, uma vez que ele se expõe toda vez que liga a câmera e exibe seu rosto.   

Ainda assim, cabe o lembrete de que uma pergunta enviada via Instagram não substitui uma consulta ou realização de exames, é apenas um canal para tirar dúvidas superficiais.  

O profissional de saúde pode relembrar isso no seu perfil sempre que necessário, e direcionar perguntas mais densas para a plataforma de agendamento de consulta. 

Reels, Lives e TikTok 

Apesar do boom de lives que tivemos durante a pandemia de 2020, o conteúdo em vídeo ainda tem espaço garantido no rol de materiais para marketing digital. 

Tanto que o site de busca mais popular do mundo — o Google — passou a incluir e destacar resultados em forma de vídeo para os temas pesquisados. 

Sejam vídeos curtos e dinâmicos (otimizados para reels e TikTok), ou longos (otimizados para YouTube ou lives – transmissões ao vivo via Instagram), o importante é movimentar as redes sociais.  

E aqui vale a criatividade: seja fazer uma transmissão ao vivo em formato de webinário entre dois especialistas com abordagens diferentes; uma live janela a janela no instagram no estilo especialista x leigo num determinado assunto; especialista x paciente que seja um case de sucesso… Teste diversos formatos e entenda o que seu público recebe melhor. 

Os algoritmos — explicando de forma simplificada, são os critérios de classificação dos conteúdos — trabalham  para definir os vídeos que aparecerão na sua linha do tempo, com qual prioridade, realizar buscas mais eficazes, considerando o seu padrão de consumo, etc. Vídeos são uma ótima ferramenta para agitar os algoritmos e, por consequência, o seu público-alvo. 

Assim como a caixinha de perguntas, vídeos são excelentes mecanismos para representar a sensação de proximidade e conexão entre o criador de conteúdo e sua audiência. 

Podcasts 

A essa altura, o gostinho de novidade dos podcasts já pode ter passado para muitas pessoas. O que muda agora é que os podcasts estão recebendo convidados que não são celebridades, ao contrário do que vinha sendo feito.  

É cada vez mais comum se deparar com podcasts que trazem profissionais da área da saúde compartilhando conteúdos educativos e relevantes para o público geral, com grande potencial viral, especialmente se publicados em vídeos curtos, de momentos-chave do evento. 

As ideias e estratégias para movimentar a sua marca são muitas e não param por aí. Mas como podemos unir o planejamento à prática? 

Vamos falar um pouco mais disso a seguir. 

Alinhando os objetivos às táticas 

Quando falamos em Marketing, quase sempre associamos à criatividade, pensamento fora da caixa, enfim… o famoso emoji de ideias?, não é mesmo? 

Sim, a criatividade é um dos pontos fortes do Marketing! 

Mas existem alguns passos antes de botarmos a caixola para funcionar, que é a definição de objetivos e, a partir deles, realizar um planejamento estratégico com ações para atingi-los. Por isso, o Marketing também é representado pelo emoji de alvo atingido ?.  

É um setor que requer muito estudo e análise de dados para garantir que os esforços e recursos estejam sendo bem aproveitados. 

A sua clínica pode ter diversos objetivos, entre eles: 

  • Reconhecimento de marca 
  • Aumentar a visibilidade de tratamentos, procedimentos novos ou profissionais 
  • Geração de leads (novos pacientes) 
  • Retenção e fidelização de pacientes 
  • Relacionamento 
  • Ser referência em um método ou tratamento específico 

Uma vez definidas as metas, aí sim é o momento de entender quais táticas serão mais eficazes no atingimento delas e colocá-las em prática.

Depois de tanto empenho, é chegada a hora de ver se as ações cumpriram os objetivos determinados. Mas quais são as métricas que sua clínica precisa manter no radar?

Vamos ver a seguir.

Verificando as métricas 

As métricas de Marketing variam um pouco de segmento para segmento. 

Afinal, o ponto é avaliar os indicadores de resultados das campanhas de marketing como um todo, e não o público ou o conteúdo.  

Assim, os KPIs — Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho — costumam ser os mesmos em qualquer tipo de negócio. Os principais são: 

  • Índice de churn (cancelamento) 
  • Custo para aquisição de clientes (CAC) 
  • Customer Lifetime Value (LTV) 
  • Retorno sobre investimento (ROI) 
  • Taxa de cliques (CTR) 

Como analisar o resultado e realinhar a estratégia para atingir os objetivos

Por meio de uma análise detalhada e baseada nas informações adquiridas a partir dos indicadores citados acima, chegamos à hora da verdade: as estratégias que adotamos deram o resultados esperados? 

Tão importante quanto criar ações e estratégias é tirar um tempo para analisar o que está funcionando ou o que precisa ser ajustado. Uma dica que vai te ajudar a ter uma visão mais aprofundada e rica dos números é contar com ferramentas de marketing para medir seus resultados e gerar relatórios precisos para o seu negócio.  

Por exemplo, se você usa uma ferramenta x para enviar email marketing, analise a taxa de abertura e clique dos emails mais as conversões conquistadas. A partir disso, você poderá entender o que funciona melhor nas comunicações.  

Dá só uma olhada em dois exemplos que mostram bem a relação entre objetivos x métricas que podem ser acompanhadas. 

Se o objetivo era conquistar mais clientes — sua clínica conseguiu isso? Se sim, excelente! Analisando o CAC, você conquistou mais clientes, mas o custo para adquiri-los é sustentável? Ou seja, as ações envolvidas na aquisição de clientes foram válidas ou precisam ser ajustadas para iniciativas mais econômicas? 

Se o objetivo era reter pacientes — o que a sua taxa de churn (cancelamento) diz? Se o número de clientes perdidos ainda é alto, talvez seja o momento de direcionar recursos para a frente de relacionamento e experiência do cliente, ou para capacitar melhor sua equipe para entender os motivos do churn. 

Cruzando os objetivos com as métricas é possível redirecionar a rota e propor novas soluções que supram as demandas de marketing da sua clínica, e seguir rumo ao sucesso do seu negócio! 

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