A qualidade da relação médico-paciente é determinante para o sucesso de um tratamento e também para a fidelização dele ao seu consultório. Com o advento das novas tecnologias, ocorreram profundas mudanças na dinâmica que envolve essa interação.
Você sabe como as inovações impactaram a comunicação entre médicos e seus pacientes? Entende os efeitos provocados pela transformação digital no setor de saúde? Conhece as ferramentas que mais influenciaram nessas mudanças? Neste artigo, responderemos a todas essas perguntas. Então, continue a leitura.
Principais inovações que impactaram a relação médico-paciente
Durante muito tempo, o principal aspecto considerado na busca pelo fortalecimento da relação médico-paciente era a qualidade do atendimento oferecido. Embora ainda seja um fator indispensável, a expansão das novas tecnologias trouxe grandes mudanças neste aspecto.
Ainda, o surgimento e a aplicação de inovações no setor de saúde abriu uma nova janela de oportunidades para os médicos. Consequentemente, isso amplia os métodos de atendimento e oferece dados mais precisos sobre os pacientes.
Neste sentido, podemos citar as plataformas de telemedicina para a realização de consultas online, o uso da inteligência artificial para oferecer tratamentos mais assertivos e o desenvolvimento de softwares médicos que facilitam a coleta de informações importantes.
Ademais, essas tecnologias estão transformando a maneira como os pacientes se relacionam com seus médicos. Eles vem se tornando cada vez mais próximos e fiéis aos profissionais de saúde.
No entanto, ao passo em que oferecem uma série de benefícios, essas inovações tecnológicas também provocaram o aparecimento de novos desafios, exigindo a oferta de serviços mais individualizados e personalizados.
Impactos da tecnologia na relação médico-paciente
O surgimento de novas tecnologias e a ampliação do acesso à internet trouxe uma nova dinâmica para a relação médico-paciente. Em primeiro lugar, mudou a forma como o público busca por um profissional de saúde.
Se antes a panfletagem e a indicação de familiares era determinante para a escolha de um médico, agora, a forma como ele é avaliado na internet se tornou mais importante. Além disso, os profissionais que entregam conteúdos de valor para o seu público estão se diferenciando da concorrência.
Ademais, já não há a valorização pela figura histórica do médico de família. Agora, os pacientes entendem os benefícios do atendimento multidisciplinar, considerando a opinião de assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde.
Além de tudo isso, as inovações tecnológicas concederam maior poder de decisão aos pacientes. Com isso, surgiram novos desafios para os profissionais estabelecerem uma relação de confiança com seu público. A seguir, conheça um pouco mais sobre eles.
Acesso à informação
O advento da internet fomentou a criação de novos canais de comunicação e tem ampliado as possibilidades para o médico se relacionar com seus pacientes. Assim, assistimos a uma transformação na forma como os pacientes interagem com a própria saúde.
Ademais, os indivíduos têm mais acesso à informação, o que torna os usuários do sistema de saúde mais exigentes com o serviço oferecido. Por isso, quem não se adaptar a esta nova realidade tende a manter uma relação médico-paciente inconsistente e mal definida.
Serviços mais ágeis e práticos
Os pacientes se tornaram mais proativos sobre os cuidados com sua própria saúde. Em consequência disso, o trabalho dos médicos se tornou mais interpretativo e intuitivo, e surgiu a necessidade de oferecer serviços mais ágeis e práticos.
Melhorias na experiência do paciente
Com o maior acesso à informação, os pacientes se tornaram mais exigentes, de modo que não buscam apenas a qualidade no atendimento. Eles desejam que toda a experiência de consumo do serviço médico seja otimizada e atenda às suas expectativas.
Ferramentas que fortalecem a relação médico-paciente
Embora essas mudanças demandem uma transformação na mentalidade dos profissionais de saúde, é possível atender a este novo público por meio da implementação de ferramentas digitais desenvolvidas para fortalecer a relação médico-paciente.
Ainda, com profissionais coesos e equipados com recursos digitais, é possível oferecer otimizar a experiência do paciente com modelos inovadores de atendimento. Para isso, é indispensável contar com as seguintes ferramentas:
Software médico
Trata-se de um sistema digital que possibilita a automatização de diversas tarefas rotineiras do consultório, tais como:
- Lembrete e confirmação de consultas;
- Preenchimento do prontuário do paciente;
- Agendamento online;
- Prescrição de medicamentos.
Dessa forma, tanto o médico quanto seus colaboradores passam a dispor de mais tempo para se dedicar às atividades mais complexas. Além disso, será possível oferecer um atendimento mais humanizado ao paciente.
Assim, com a implementação de um software médico, o consultório tende a se adequar às necessidades dos pacientes digitais, melhorando a experiência deles e estreitando a relação médico-paciente.
Telemedicina na relação médico-paciente
A telemedicina é uma das inovações mais importantes dos últimos anos, pois permitiu que o acesso à assistência médica não ficasse limitado por barreiras físicas. Agora, moradores de áreas remotas podem se consultar com profissionais renomados de grandes centros, sem a necessidade de deslocamento.
Além disso, a possibilidade de atender remotamente aproxima o médico do paciente, concedendo acesso rápido ao profissional, principalmente para aqueles com dificuldade de deslocamento.
Redes sociais
Com um número crescente de usuários, as redes sociais se consolidaram como um canal eficiente de comunicação. Assim, organizações de saúde e médicos podem utilizá-la para se relacionar com o seu público, respondendo dúvidas e levando informações relevantes e de qualidade.
Agendamento online
Com a agilidade e praticidade trazida pelo ambiente digital, não há mais espaço para processos obsoletos e que demandem tempo dos pacientes. Neste sentido, a manutenção de um único canal para a marcação de consultas pode causar grande impacto negativo na relação médico-paciente.
Entretanto, para evitar o descontentamento dos pacientes, basta implementar um sistema de agendamento online. Esse recurso permite que a marcação de consultas seja realizada de forma autônoma, pela internet e sem intermediários.
Pesquisas de satisfação para avaliar a relação médico-paciente
A maior exigência dos pacientes digitais faz com que os profissionais de saúde estejam constantemente buscando alternativas para se reinventar e atender às expectativas e necessidades deste público.
No entanto, além de implementar essas melhorias, é imprescindível avaliar se elas estão, de fato, correspondendo aos anseios dos pacientes. Para isso, você pode utilizar pesquisas de satisfação.
Ainda, ao implementar esse recurso na rotina do consultório, você passa a contar com feedbacks dos seus pacientes e também pode mensurar o grau de satisfação deles com o seu serviço. Assim, é possível desenvolver melhorias que fortaleçam a relação médico-paciente.
E-mail marketing
Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas por grandes empresas para atrair a atenção dos clientes. Embora não seja uma tecnologia recente, o e-mail marketing continua produzindo excelentes resultados no pós-atendimento.
Dessa forma, você pode implementá-lo no seu consultório para enviar conteúdos relevantes, felicitações em datas comemorativas, orientações sobre procedimentos, dentre outros conteúdos. O e-mail marketing é uma das melhores ferramentas para fidelizar pacientes.
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Enfim, as inovações tecnológicas trouxeram importantes mudanças para a dinâmica da relação médico-paciente. Assim, quando utilizadas corretamente, elas melhoram a qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, a confiança dos pacientes com o seu trabalho.