Uma clínica médica é uma empresa que diariamente tem muitos desafios e tarefas para cumprir. Entre alguns dos principais problemas destacam-se aqueles comuns à gestão do negócio e é justamente sobre eles que iremos falar neste artigo. Seu consultório também tem apresentado essas falhas? Continue lendo.
Quatro principais erros na gestão de uma clínica médica
Desorganização da agenda
Um dos erros mais comuns e recorrentes dentro das clínicas médicas está relacionado à falta de organização da agenda profissional do negócio. Ferramenta de suprema importância para o dia a dia de médicos e tantos outros profissionais da área da saúde, a agenda deve ser levada a sério para que o estabelecimento não fique com saldo negativo no fim do mês.
Trabalhar nesta organização é um dos meios mais eficientes de otimizar o dia a dia tanto do profissional como da clínica médica, e capacitar os responsáveis por este setor é o pontapé inicial para minimizar as falhas.
Má administração das finanças da clínica médica
Quantos atendimentos devem ser feitos mensalmente para que todas as necessidades do consultório sejam devidamente supridas? Qual o número ideal para que a clínica médica apresente um inquestionável bom retorno financeiro?
Muitos médicos, dentistas, oftalmologistas, entre outros profissionais da área insistem em administrar as finanças do consultório de “qualquer jeito”, misturando, inclusive, os valores recebidos pelas consultas com suas contas pessoais. Este é um erro drástico na vida profissional de qualquer pessoa que tem o seu próprio negócio.
Lembre-se: Quanto melhor for a gestão financeira da sua clínica médica, mais fácil será observar os resultados que estão sendo alcançados por ela, tornando-se assim possível enxergar o que pode ser melhorado e onde pode ser investido.
Falta de estímulo aos funcionários
Outro ponto importantíssimo que é comum passar despercebido aos profissionais da área da saúde que possuem seus próprios estabelecimentos é o desenvolvimento de políticas de incentivo aos funcionários.
Motivar a recepcionista e a secretária, estimular o pessoal da limpeza e assim por diante são oportunidades de ter um negócio melhor. Colaborador estimulado trabalha mais feliz e mais disposto e isso é facilmente percebido pelos pacientes que chegam para ser atendidos.
Atendimento ineficiente ao paciente
Completando os tópicos anteriores, com certeza o maior erro na gestão de uma clínica médica é o de não oferecer qualidade no atendimento ao paciente, que é a razão da existência do estabelecimento.
Maltratar, desrespeitar ou simplesmente ignorar ou atender os pacientes na média é exatamente a mesma coisa que pegar notas de R$ 50 reais e rasgar! O paciente gosta e quer qualidade desde o primeiro passo que dá dentro do seu consultório. Se você não entende, ou não oferece isso a ele, com certeza terá problemas.
Invista em sistemas de gestão
A boa notícia é que atualmente já estão disponíveis várias opções de sistemas e softwares para consultórios. Estes programas colaboram com a gestão de todo o empreendimento, possibilitando que cada um dos profissionais que ali estão dediquem-se mais às outras importantes tarefas do dia a dia do negócio.
É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do profissional da área da saúde. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão da agenda do consultório e no atendimento aos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?
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Você pode obter mais informações sobre estes sistemas para clínicas médicas em outros artigos do nosso blog. Não deixe de ler!