Se sua clínica deseja atrair novos pacientes online, provavelmente você deve saber que tudo começa com o Google.
Otimizar a listagem do Google Meu Negócio para sua prática médica afetará drasticamente a forma como aparece nos resultados de pesquisa.
O Google é o mais popular dos três grandes motores de busca e, com o tempo, implementou muitas mudanças na forma como são exibidos os resultados de pesquisa para pacientes.
Por meio do Google Meu Negócio, se tornou mais fácil o processo de busca e localização de clínicas por pacientes.
Entenda melhor!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo Google para ajudar as empresas a gerenciar sua presença digital em propriedades do Google, como a Pesquisa Google, o Google Maps.
Por meio dele, as empresas contam com um local único para inserir todas as suas informações comerciais.
Uma listagem do Google Meu Negócio é a maneira do Google de listar as principais informações de nome, endereço e número de telefone para diferentes empresas de forma consistente nas páginas de resultados de pesquisa e no Google Maps.
Que tipo de empresa se qualifica para uma ficha do Google Meu Negócio?
Uma ficha do Google Meu Negócio é ideal para empresas com presença física. Isso significa que, se você administra uma prática virtual, poderá achar difícil obter uma listagem se:
- Você só atende os pacientes virtualmente (por telefone ou vídeo);
- Você não tem um prédio físico onde seus pacientes possam visitá-lo;
- Você não sai para ver seus pacientes na casa deles.
O Google Meu Negócio é gratuito para clínica médica?
O Google não cobra para exibir uma listagem. Portanto, vale a pena dedicar um tempo para garantir que as informações essenciais de sua clínica médica sejam exibidas com precisão.
As listagens do Google Meu Negócio são exibidas com destaque próximo ao topo de todos os resultados de pesquisa que envolvem o nome de um lugar.
Portanto, se sua clínica ainda não se dedicou a isso, pode estar perdendo muitas consultas em potencial de novos pacientes.
Quais as informações importantes para ficha do Google Meu Negócio da sua clínica?
É muito importante que você preencha o máximo de informações possível nos campos disponíveis no painel do Google Meu Negócio.
As informações fornecidas alcançam mais valor se forem otimizadas das seguintes formas:
- Completas: você não deixa espaços em branco.
- Abrangentes: o mais detalhadas possível no espaço fornecido.
- Exatas: factualmente corretas.
- Atualizadas: versão mais recente possível sobre a clínica.
- Consistentes: com detalhes online que coincidam.
Confira a seguir uma lista dos principais campos de informações comerciais que você encontrará no painel.
- Nome – forneça o nome de sua empresa e certifique-se de que você digitou uma correspondência exata com o nome que você usa em seu site.
- Endereço – forneça o endereço exato do consultório que você está listando. Certifique-se de que, se este for o endereço que alguém está digitando no Google, ele levará ao local exato onde sua empresa está situada.
- Número de telefone – digite seu telefone completo, incluindo o código de área local. Mais uma vez, é importante que corresponda ao que você está exibindo em seu site.
- Site – insira o endereço do seu site comercial principal.
- Horário de funcionamento – você deve usar isso para listar seus horários de funcionamento. Este campo também permite listar horários de abertura incomuns para períodos especiais, como feriados ou o bloqueio COVID-19.
- Descrição da empresa: você tem 750 caracteres para resumir de forma convincente o que sua empresa faz. Não liste apenas os recursos. Lembre-se de mencionar o principal benefício / resultado que as pessoas recebem quando visitam sua clínica.
- Categoria – Existem várias categorias médicas diferentes. É uma prática recomendada escolher a categoria mais específica que se aplica ao serviço que sua clínica oferece.
- Serviços – Aqui você pode mencionar os diferentes tipos de serviço que oferece aos seus pacientes.
- Data de Abertura – Mostrar a data de abertura de sua clínica é outra forma de construir confiança com o paciente. Quanto mais tempo o seu consultório estiver aberto, melhor.
Google Meu Negócio e SEO local
Quando um paciente pesquisa por serviços médicos no Google, em vez de consultar em todo o país, o Google usa a localização para exibir as clínicas locais nos principais resultados.
Por isso, o Google Meu Negócio é fundamental para seu SEO local!
Quando um usuário pesquisa um tipo de prática médica, o Google mostra os três principais perfis do Google Meu Negócio próximos ao usuário na forma de um mapa que indica a clínica ou escritório.
Para fazer isso, o Google determina as 3 empresas com base na relevância, distância e destaque.
Dessa forma, se você não otimizou sua listagem, há pouca chance de aparecer nesses três resultados principais.
Aparecer em uma das três posições de destaque do Google pode ser difícil. Isso porque a plataforma pode ser exigente e tem diretrizes rígidas a serem seguidas.
Se você não as seguir, podemos garantir que não aparecerá nos resultados de pesquisa do Google ou, até mesmo, pode não ser aprovado pelo Google Meu Negócio.
Resumindo, a otimização de sua página é fundamental para que sua clínica seja vista nos resultados de pesquisa.
Aproveite para retomar os pontos que mencionamos acima e fazer máximo uso dessa ferramenta poderosa, que pode ajudá-lo a competir com outras práticas médicas em sua área.
Os maiores erros que a maioria dos proprietários de práticas cometem é deixar sua listagem de empresas sem reivindicação, não otimizar uma listagem totalmente ou não prestar atenção aos comentários.
Hora de começar a mudar isso!
Como está seu perfil do Google Meu Negócio? Ele aparece nos resultados da pesquisa?Conte com empresas especializadas em marketing médico para otimizar o seu cadastro no Google Meu Negócio e garanta mais resultados atraindo pacientes online!