Todas as informações que você insere em seu sistema de armazenamento, seja ele um software de prontuário eletrônico ou não, permanecem guardadas em segurança – às vezes nem tanto – até que você decida apagar ou alterá-las. Normalmente, essas informações são sobre os pacientes, parte administrativa e financeira do consultório.
No entanto, na maioria das vezes, é apenas isso. As informações são armazenadas e permanecem lá, intocáveis, pois não são utilizadas para nada além do comum.
Essas informações podem ser incrivelmente bem utilizadas para melhorar diversos pontos do seu consultório. E é aqui que o prontuário eletrônico entra, o software médico que facilita a obtenção dessas informações para que você tire proveito.
Então, acompanhe-nos agora e veja as 3 informações valiosas que você pode tirar do prontuário eletrônico para melhorar os resultados do consultório. Vamos lá?
1. O Perfil dos Seus Pacientes
Você sabe, exatamente, qual é o perfil dos seus pacientes atuais? Pelo seu sistema atual de gerenciamento, você consegue identificar quem são os pacientes que procuram diariamente pelos seus serviços e acabam chegando até você?
Sem um software de prontuário eletrônico automatizado, fica praticamente impossível descobrir o perfil dos seus pacientes. E quando falamos “perfil do paciente”, estamos nos referindo a faixa etária, gênero, como ele encontrou você, se a maioria possui plano de saúde, se optam por consultas particulares e muitas outras informações.
Todas essas informações são extremamente importantes para que você consiga lidar melhor com o seu público e fornecer um atendimento personalizado. Com essas informações, você conseguirá criar uma persona e direcionar sua estratégia de marketing para esse perfil, podendo assim atrair mais pacientes. E sem essas informações, seu relacionamento entre médico-paciente pode ser afetado.
2. A Saúde Financeira do seu Consultório
Em qualquer negócio, realizar o controle financeiro é extremamente importante. E, obviamente, não é diferente em seu consultório, afinal, ele também é um negócio.
O prontuário eletrônico, quando integrado a um software médico, apresentará o recurso de módulo financeiro, o qual oferecerá a você uma visão ampla de como anda a saúde financeira do seu consultório, de forma clara, simples e automatizada.
Você poderá acompanhar de perto o seu fluxo de caixa, controlar de forma prática os valores que entram e saem mês a mês. Com o software de prontuário eletrônico você não só poderá manter o controle financeiro, mas também identificar quais áreas do seu consultório merecem mais atenção e investimento mês a mês.
3. Métricas e Outras Informações Relevantes
Já falamos aqui no blog sobre as principais vantagens de informatizar o seu consultório e, caso você não se lembre, vamos refrescar um pouco a sua memória…
Informatizar o seu consultório significa deixar de lado a gestão em papel e passar a acessar, de forma simples e rápida, todas as informações e dados do seu consultório.
Se o seu consultório médico não é informatizado, provavelmente você passa boa parte do seu tempo analisando prontuário por prontuário a fim de saber quanto tempo dura cada consulta, o tempo médio de um paciente na sala de espera, etc.
No entanto, com o prontuário eletrônico, todas essas métricas e outras informações relevantes são oferecidas a você para que você possa potencializar ainda mais o seu atendimento e, consequentemente, melhorar os resultados do seu consultório.
Prontuário Eletrônico: Melhorando os Resultados do Seu Consultório!
Como vimos ao decorrer do post, existem muitas informações valiosas que você pode tirar do prontuário eletrônico a fim de melhorar os resultados do consultório médico.
Se por muitos anos os profissionais da área médica foram resistentes ao uso de sistemas computadorizados, hoje o software médico é considerado uma ferramenta fundamental na rotina de consultórios, clínicas e até mesmo em hospitais maiores.
Bons sistemas de gestão médica estão se tornando cada vez mais necessários para que o profissional possa trabalhar com segurança, oferecer um atendimento de qualidade e, principalmente, personalizado, e finalmente atingir a independência financeira, atraindo mais pacientes particulares e deixando de vez de depender dos convênios.
Hoje, a tecnologia anda lado a lado e de mãos dadas com a medicina. Então, você não pode ficar de fora, não é?! E lembre-se: quanto mais cedo você adotar um software de prontuário eletrônico, mais cedo você passará a colher os seus inúmeros benefícios.
E você, ainda tem dúvidas sobre o prontuário eletrônico? Deixe seu comentário!