Investir continuamente em estratégias de marketing médico é um caminho certeiro para consolidar seu nome dentre a sua especialidade.
Construir sua reputação profissional, atrair e fidelizar pacientes vai muito além do atendimento do seu consultório. Tem a ver também com a forma como sua clínica se apresenta para o público-alvo.
Escolher um bom logotipo pode ajudar você nessa missão. Acompanhe para entender o porquê disso. Vamos lá!
Antes de falarmos sobre o logotipo em si, é importante que você saiba que ele é um dos elementos que compõem a identidade visual da marca.
A identidade visual é formada por um conjunto de fatores que materializam em critérios objetivos as informações e os sentimentos que estão por trás de uma marca.
Ela é a somatória dos seguintes itens de composição gráfica:
Juntos eles são responsáveis por resumir em uma imagem quais são os diferenciais e as qualidades que a marca quer transparecer.
Para ficar mais claro, vamos analisar um exemplo prático. A identidade visual da Apple é a mais valiosa do mundo, segundo analistas de branding.
A famosa maçã mordida é simples, mas, ao mesmo tempo, remete ao design minimalista, típico da marca.
A fruta já comida faz referência a um objeto de desejo, algo típico de um produto do mercado de luxo para um público selecionado, não é mesmo!?
Viu como as identidades visuais viram “marcas registradas” de negócios e produtos? Com certeza, você não precisa ler o nome da Apple nos aparelhos para saber quem os criou.
Se você está abrindo o seu consultório agora ou se já atua no mercado há mais tempo sem se preocupar com isso, pode ser que esteja pensando que este não é um gasto que você quer ter neste momento.
Saiba, entretanto, que esse investimento é muito importante para a sua estratégia de marketing médico.
Uma identidade visual bem construída é capaz de:
Boa parte destes pontos estão relacionados a forma como você quer que os seus serviços e o seu consultório sejam percebidos no mercado.
Por isso, nada de tentar improvisar algo por conta própria ou pedir ajuda para algum amigo leigo. Esse é o tipo de serviço que merece ser tratado por um profissional.
Afinal, a identidade visual do seu consultório é reflexo, entre outras coisas, dos diferenciais do seu atendimento. Você não vai querer que os seus pacientes lhe vejam descontextualizados do seu serviço, certo!?
Agora que você já compreendeu o que é identidade visual e qual é a sua importância, chegou a hora de falarmos estritamente sobre o logotipo.
Um logotipo é um símbolo usado como representação visual para uma marca, evidenciando como ela quer se posicionar no mercado. Popularmente, ele é conhecido também como logomarca ou simplesmente como logo.
Os profissionais mais indicados para a criação de logotipos são designers gráficos e publicitários, já que eles unem um senso estético mais apurado com noções de estratégia mercadológica.
Ao desenvolverem um novo projeto, estes profissionais costumam fazer diversas perguntas. Entre elas estão:
As questões acima fazem parte de um formulário de briefing que deve ser respondido logo após o início do contrato de prestação de serviços.
Esse documento é resumo de todas as principais informações sobre o projeto para que o profissional atenda às suas expectativas e crie um logo que gere resultados.
À essa altura do artigo você já deve ter compreendido a importância de um bom logotipo para as suas ações de marketing médico.
Grande parte das plataformas usadas para a atração de novos pacientes tem espaço para inclusão do seu logotipo e se beneficiam disso. É o caso, por exemplo, das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.
Se você deseja divulgar os seus serviços com um tom mais profissional e de autoridade, é melhor usar uma logomarca na imagem de avatar do que uma foto pessoal. Deixe os seus retratos para as postagens dos feed destas redes.
Além disso, a existência de um logo profissional permite ainda que você unifique a identidade visual do seu consultório, incluindo-a em itens como:
O resultado disso é uma comunicação visual mais forte e mais alinhada à imagem que você deseja passar aos seus pacientes.
Como você pode perceber, ter um bom logotipo é fundamental para alinhar a sua identidade visual às suas estratégias de marketing médico.
Felizmente, existem diversas opções de fornecedores no mercado com excelente custo-benefício para a realização deste serviço.
É possível encontrar designers e publicitários freelancers ou mesmo recorrer a startups e agências especializadas em identidade visual para adquirir um logotipo.
Além de desenvolverem o ícone, esses profissionais costumam ainda criar um manual de marca. Esse documento deixa registrado de quais formas ele deve ser usado, quais são as suas variações e disponibiliza o arquivo em diferentes formatos para edição.
Trata-se de um guia muito útil e relevante para que você mantenha a fidelidade de aplicação da logomarca e não se perca com o passar do tempo.
Seja qual for a sua opção fornecedor, tenha certeza que o resultado honrará o seu trabalho e contribuirá para fortalecer a sua reputação.
Quer aprender mais sobre marketing médico? Faça download gratuito do ebook Clínicas Digitais.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment