5 ações de marketing médico para começar durante a quarentena

marketing médico

As estratégias de marketing médico podem ser empregadas para superar os desafios econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Mesmo que o seu consultório permaneça fechado por uma decisão pessoal ou por uma peculiaridade local, é possível fortalecer o seu nome como referência na sua especialidade. Quem já entende esse segredo estará um passo à frente dos concorrentes após o isolamento. 

Listamos 5 ações que você pode começar a fazer hoje para colher os resultados muito em breve. Acompanhe para saber mais. 

Investir ou não em marketing médico na quarentena?

Um dos possíveis impactos causados pelo rápido avanço do coronavírus em todo o mundo é o surgimento de uma crise econômica.

Esse cenário de incertezas tem amedrontado muitos profissionais de saúde, que acabam tomando uma postura mais cautelosa em relação a novos investimentos.

Essa insegurança é normal tendo em vista tudo o que estamos vivendo. Porém, deve ser vencida para que você supere a crise mais rápido quando tudo isso passar.

Paralisar os seus esforços de marketing médico ou até mesmo deixar de investir nessas ações só vai te deixar mais distante dos seus objetivos.

Este não é o momento para cancelar ou adiar o seu plano de ação de marketing médico. Na verdade, o ideal é acelerá-lo. Isso se justifica porque se estima que, passada a quarentena, as pessoas voltarão a agendar várias consultas eletivas que tiveram que ser adiadas.

Ou seja, poderemos presenciar um crescimento vertiginoso dos agendamentos médicos. Quem tiver uma presença digital bem consolidada e se portar como autoridade da sua especialidade conseguirá atrair e fidelizar mais pacientes.

Por onde começar na quarentena?

Tendo em vista, que o melhor caminho neste momento é investir em estratégias de marketing médico com constância e consistência, listamos 5 ações que você pode começar a fazer durante a quarentena.

Acompanhe para descobrir quais são elas:

1) Crie um site médico

O site médico funciona como cartão de apresentação dos seus serviços. Normalmente, é o primeiro ponto de contato que a pessoa tem ao navegar pela internet.

Um bom site médico é pensado para apresentar os procedimentos e tratamentos que você realiza em seu consultório. Além disso, utilizar botões de ação ao longo de toda rolagem para estimular que as pessoas agendem uma consulta.

Todo o conteúdo deve ser complementado com uma apresentação visual atrativa e alinhada com a sua identidade visual.

Ter um site médico fará com que você fique menos refém das ações de divulgação tradicionais como boca a boca e listagem dos convênios.

Assim, você aumenta as chances de atrair novos pacientes e melhorar o fluxo de pacientes da sua clínica.

2) Utilize agendamento online

Médicos que já voltaram a atender em suas cidades podem usar o agendamento online como mais um recurso de atração de pacientes.

O agendamento online é um importante acelerador da jornada do paciente, pois elimina a necessidade de um contato telefônico apenas em horário comercial.

Por meio desse recurso, a pessoa pode consultar a disponibilidade da sua agenda a qualquer lugar e de qualquer parte do mundo. Ou seja, não há limitações, principalmente, de horário para que ela marque uma consulta.

Logo, as chances de que você consiga gerir melhor a sua agenda são maiores. Uma das consequências disso é o maior retorno financeiro para o seu consultório.

3) Crie um blog

Engana-se quem pensa que blog é coisa do passado. Na verdade, como você pode perceber até por estar lendo este artigo, o blog ainda funciona muito bem como porta de entrada para o seu site.

É sabido que muitas pessoas recorrem ao Google quando precisam esclarecer alguma dúvida ou quando notam o surgimento de algum novo sintoma. Boa parte dos conteúdos encontrados por elas, no entanto, possuem graves erros técnicos e podem levar até mesmo à automedicação.

Além de aumentar a sua autoridade profissional, produzir artigos para um blog tem um importante papel social de combate à desinformação sobre aspectos ligados à saúde.

O objetivo dessa plataforma é fazer com que as pessoas entrem no site e encontrem informações confiáveis sobre os serviços que você presta.

O ideal é que você atualize os conteúdos com frequência para que ela continue lendo as informações e conheça mais do seu trabalho. 

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo fará com que essa pessoa passe a perceber o seu nome como referência naquela especialidade. Logo, as chances dessa pessoa vir a agendar uma consulta com você crescem. 

4) Comece a produzir conteúdo para redes sociais

As redes sociais são um canal essencial para qualquer médico hoje em dia. E não estamos falando das suas redes pessoais, não!

Criar e alimentar canais próprios do seu consultório é uma forma de aumentar o potencial de divulgação e estabelecer diálogo com possíveis pacientes.

A lógica é bem semelhante à atração de leitores do blog. As pessoas naturalmente navegam por canais como Instagram, Youtube e Facebook diariamente. Por que não levar informações relevantes para elas!?

O Manual de Publicidade Médica estabelece quais são as boas práticas em relação ao marketing médico. Contudo, é completamente possível criar conteúdo para as redes sociais sem infringir nenhuma norma ética.

Para isso, você se atentar à levar informações para o público leigo de forma mais abrangente, sem tirar dúvidas dos seguidores que deveriam ser respondidas em uma consulta.

Já deu para perceber que isso, na verdade, é bem fácil né!? Basta honrar o seu compromisso ético para atualizar as suas redes sem riscos.

5) Adote um sistema de gestão do consultório

Pode parecer estranho falarmos sobre isso, mas na verdade, um software de gestão de consultório tem muito mais a ver com marketing médico do que você possa imaginar.

Isso porque os bons sistemas possuem funcionalidades de relacionamento com pacientes. Logo, é possível usá-las a favor do crescimento da sua clínica.

Um dos recursos mais recomendados para isso é o uso de automações de email marketing, que permitirão que você mantenha contato com os seus pacientes mesmo durante o isolamento social. Dessa forma, você conseguirá manter a proximidade com eles, aumentando a chances de fidelizá-los. 

Conclusão

As estratégias de marketing médico são essenciais para gerar autoridade para o seu nome e, consequentemente, melhorar a rentabilidade do seu consultório.

Investir em presença digital pode ser uma boa pedida durante a quarentena. Busque fornecedores de confiança para encontrar um que atenda às suas necessidades. 

Dê preferência para softwares médicos, pois eles possuem recursos que podem revolucionar a sua gestão de uma vez por todas.

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