A qualidade do atendimento é fator decisivo para os consumidores em diferentes tipos de serviços. No dia-a-dia de consultórios e clínicas médicas, a cordialidade e atenção dedicada é fundamental para conquistar e fidelizar os pacientes.
No entanto, existem alguns erros que frequentemente são cometidos por profissionais de saúde, no que diz respeito ao atendimento. Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste artigo.
O conceito de experiência diz respeito ao impacto provocado pelas ações realizadas por uma empresa em todas as etapas que envolvem a aquisição de um produto ou serviço, desde a facilidade da encontrá-lo até o período pós-compra.
Ainda, mensurar essa experiência se tornou uma prática essencial para qualquer negócio, pois, o indicador reflete a probabilidade de um indivíduo decidir por uma nova compra ou não com determinada empresa.
Para os consultórios e clínicas médicas, conhecer o nível de satisfação da experiência do paciente permite entender mais sobre os pontos positivos e negativos do seu atendimento. Desse modo, sabe-se o que precisa ser corrigido.
Ademais, organizações de saúde que são reconhecidas pela qualidade do atendimento que oferecem e pela atenção dedicada aos pacientes são aquelas que possuem as avaliações mais altas, no que se refere à experiência.
Por fim, para fornecer uma experiência positiva para os pacientes, você precisa mapear e otimizar todas as etapas percorridas por ele, desde o momento da busca por um médico até o momento do relacionamento pós-consulta.
As pessoas se fidelizam àquelas empresas e prestadores de serviço que conseguem se diferenciar da concorrência em função de uma característica positiva, como um atendimento prático, ágil e humanizado.
Assim, é possível afirmar que para fidelizar pacientes é necessário disponibilizar uma experiência diferente. Afinal, não há razões para se consultar com médicos que não se preocupam com a satisfação dos pacientes.
Dessa forma, para que essa fidelização ocorra, os consultórios e clínicas médicas precisam investir em capacitação da equipe, compra de equipamentos eficientes e na oferta de um atendimento de qualidade.
Ademais, em consequência dessas medidas, você mantém a sua lucratividade. Com isso, garante a previsibilidade do caixa, se torna uma referência na sua área de atuação e passa a ser mais indicado pelos seus pacientes.
Embora seja um indicador amplamente utilizado pelas empresas, nem sempre a experiência do consumidor é considerada. Nesses casos, o mais comum é que o negócio perca clientes e acumule prejuízos financeiros.
Além disso, existem erros que são cometidos com frequência, principalmente por profissionais de saúde. Geralmente, consistem na ausência de ações que forneçam uma melhor experiência para o paciente.
Por isso, se você deseja ser reconhecido pela qualidade do seu trabalho e pretende fidelizar os seus pacientes, continue a leitura do artigo. A seguir, falaremos sobre as principais falhas encontradas nas clínicas médicas e ensinaremos a corrigi-las.
Para alcançar uma gestão de excelência e ser capaz de oferecer um atendimento de alta qualidade para seus pacientes, você precisa evitar a ocorrência de erros que atrapalham a sua prestação de serviços. A seguir, listamos os problemas mais frequentes.
A não informatização dos consultórios e clínicas médicas dificulta a implementação de estratégias para tornar o atendimento mais assertivo e, consequentemente, elevar a satisfação dos pacientes.
Porém, esse ainda é um erro muito cometido pelos profissionais e gestores de instituições de saúde. Com a transformação digital, o mundo mudou e com ele os anseios e expectativas das pessoas ao consumirem um produto ou serviço.
Assim, considere a implementação de um software médico, pois, trata-se de uma das tecnologias mais essenciais e eficientes para a administração, em razão das diversas funcionalidades que possui.
Para que você tenha uma ideia, essa ferramenta possibilita a obtenção dos seguintes benefícios: aumento na produtividade da equipe, controle eficaz da agenda médica, redução dos custos, mensuração da satisfação dos pacientes, entre outros.
O prontuário do paciente é um documento fundamental para o atendimento médico. Por isso, a perda destes registros tende a impactar negativamente a experiência de quem vai se consultar. Isso, sem contar no desgaste burocrático com as normas do segmento.
No entanto, esse tipo de situação só acontece se: os consultórios mantêm o armazenamento físico dos prontuários ou utilizam sistemas instalados localmente nos computadores da clínica médica.
Em ambos os casos, a resolução do problema depende apenas da aquisição de um software médico armazenado na nuvem. Com ele, os dados são salvos em servidores externos e, mesmo que haja falhas, podem ser facilmente recuperados.
A humanização do atendimento é um conceito que surgiu e ganhou força a partir da mudança de comportamento da sociedade e da conscientização dos profissionais de saúde sobre a necessidade de se dedicar ao paciente de forma integral, não só à doença.
Porém, ignorar essa ideia significa tratar o paciente com frieza ou indiferença. Consequentemente, ele tende a procurar outro médico, pois, está fragilizado emocionalmente e o mínimo que espera é um ambiente acolhedor.
Por isso, priorize o atendimento humanizado, capacitando os seus funcionários a demonstrarem empatia, respeito e atenção com os pacientes, fazendo com que se sinta ouvido pela instituição.
Assim como qualquer outro tipo de negócio, o controle financeiro é fundamental para alcançar o sucesso. Isso porque evita ser surpreendido por despesas e possibilita o planejamento de investimentos para o crescimento da clínica médica.
Dessa forma, se você ainda não faz o acompanhamento das finanças do consultório, mude essa realidade. Ao fazer o gerenciamento financeiro, você passa a dispor de recursos para investir em otimizações que irão elevar a experiência do paciente.
Então, com a leitura deste artigo, você conheceu alguns dos erros mais cometidos na gestão das instituições de saúde. Na maioria dos casos, a simples implementação de um software médico pode eliminar boa parte desses problemas.
Portanto, se esses erros são cometidos por você, não perca tempo e adote medidas para corrigi-los. O sucesso dos consultórios e clínicas médicas depende da qualidade do atendimento e do nível de experiência oferecida ao paciente.
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