Médico: como se preparar para a saúde digital

saúde digital

O setor de saúde é um dos que mais evoluem tecnologicamente a partir do desenvolvimento de inovações que melhoram o exercício da profissão e também a rotina dos profissionais. Neste sentido, surgiu o conceito de saúde digital, que envolve a telemedicina, inteligência artificial e wearables.

Você já ouviu falar nessa tendência? Sabe como se preparar para este novo cenário? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nele, explicaremos como ela funciona, os impactos que traz para o setor e traremos algumas dicas de como implementá-la no seu consultório.

O que é saúde digital?

Trata-se de um conceito que abrange a utilização dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de tornar o atendimento médico mais seguro, prático e confiável, além de promover a prevenção de doenças.

Ademais, o uso dessas ferramentas faz com que os cuidados com os pacientes sejam individualizados. Com isso, os profissionais oferecem uma experiência mais satisfatória e personalizada para o seu público.

Para alcançar esses objetivos, a saúde digital se utiliza das TICs para captar dados de monitoramento das funções vitais dos pacientes. Assim, é capaz de avaliar precocemente a presença de alguma anormalidade.

Ainda, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde digital também deve ter como fim o monitoramento da saúde populacional. Entre as principais ferramentas de TICs englobadas nesse conceito estão:

Como a saúde digital impacta o setor?

Com a implementação dos recursos de saúde digital, haverá uma considerável redução nos custos dos serviços de saúde, pois, a medicina preventiva passa a ser o foco do atendimento médico.

Dessa forma, os profissionais poderão conduzir os seus pacientes a promoverem a sua saúde a partir do monitoramento da sua saúde e acompanhamento dos indicadores. Outro impacto positivo da saúde digital é a maior participação dos pacientes.

Por envolver a ideia de prevenção a doenças, os pacientes tendem a se engajar mais com as orientações e tratamentos prescritos. Neste sentido, os profissionais de saúde precisam estar preparados para lidar com esse novo conceito.

Por que os médicos precisam se preparar para a saúde digital?

De modo geral, a implementação de tecnologias nos consultórios e clínicas médicas sempre trará um ganho de produtividade, eficiência e qualidade para o atendimento, melhorando a experiência do paciente.

Porém, a saúde digital é um conceito amplo e que vai além da aquisição dessas inovações. Por estar fundamentada no monitoramento e prevenção, exige uma mudança de atitude por parte dos médicos e colaboradores.

Além disso, a tendência é de que os pacientes se tornem ainda mais exigentes com a sua experiência. Dessa forma, é preciso oferecer serviços mais ágeis e que possam ser realizados através da internet.

Assim, para estarem preparados para a implantação da saúde digital e para se diferenciar da grande concorrência, os médicos precisam investir em conhecimento, transformação de atitudes e, claro, tecnologias.

Saiba como implementar a saúde digital

Agora que já explicamos os aspectos mais importantes do conceito de saúde digital e também falamos sobre os pontos que exigem o preparo dos profissionais de saúde, chegou o momento de você saber como colocar toda a teoria em prática.

Então, se você tem interesse de oferecer um atendimento mais humanizado e de se dedicar ao monitoramento do paciente e prevenção de doenças, continue a leitura. A seguir, listamos algumas dicas que ajudarão a alcançar esse objetivo.

Dedique-se a aprender mais sobre a saúde digital

O primeiro passo para utilizar ferramentas digitais é se familiarizar com elas. Por isso, dedique-se a estudar o tema e aprenda mais sobre o funcionamento das principais tecnologias utilizadas.

Além disso, mantenha-se sempre atualizado, pois, essas inovações estão em constante evolução.

A humanização do atendimento faz parte da saúde digital. Neste sentido, é necessário desenvolver habilidades que melhorem o relacionamento com o público.

Acompanhe o trabalho das associações médicas

A melhor forma de se manter atualizado sobre o desenvolvimento de novos métodos, premissas e tecnologias de saúde digital é acompanhando as iniciativas de instituições que estão monitorando essa tendência.

Ainda, um bom exemplo é o trabalho que está sendo feito pela Aliança Brasileira da Indústria em Saúde (ABIIS), que elaborou 31 propostas para promover o conceito de dispositivos médicos no país.

Entenda o impacto da saúde digital na sua rotina

Para conseguir se dedicar exclusivamente aos pacientes, os profissionais de saúde precisam contar com ferramentas que automatizam suas tarefas rotineiras. Para isso, basta implementar um software médico seguro, prontuário eletrônico, agendamento online, entre outros.

Ademais, dispor de um bom sistema médico traz praticidade e agilidade para o dia-a-dia, aumenta a sua produtividade e a de seus funcionários, além de possibilitar que o médico ofereça atendimento mais humanizado para os pacientes.

Especialize-se em inovação e tecnologia médica

A nova geração de médicos tem uma maior familiaridade com as ferramentas digitais e com o conceito de saúde digital. Isso porque as faculdades de Medicina estão se atualizando e passaram a introduzir esses recursos na sala de aula.

Por isso, profissionais de saúde mais experientes precisam buscar uma nova especialização na carreira que seja voltada para a aplicação dessas novas tecnologias médicas. Apenas com essa atualização constante é possível se equiparar a concorrência.

Descubra quais as tecnologias fazem parte da rotina dos seus pacientes

Ainda pela premissa de quem os médicos precisam ser um exemplo a ser seguido pelos seus pacientes, no que diz respeito aos cuidados com a saúde, procure saber mais sobre as tecnologias que já fazem parte da rotina deles.

Assim, você pode incluí-las no seu dia-a-dia. Com isso, você terá credibilidade para recomendar essa ferramentas para os seus pacientes, tais como, relógios com monitoramento dos sinais vitais e aplicativos para treinos.

Implemente a gamificação nos processos de aprendizagem

A gamificação é um conceito que se utiliza de características e mecânicas de jogos de videogames para a orientar, engajar e despertar o interesse dos pacientes nos cuidados com sua própria saúde.

Neste sentido, podem ser utilizados aplicativos de saúde, sistema de pontuação pela manutenção de hábitos saudáveis ou pelo engajamento com tratamentos médicos, entre outros. 

Enfim, a transformação digital chegou para todos os setores da sociedade e a Medicina não poderia ficar de fora. Porém, a mudança de mentalidade não é uma tarefa simples e dependerá da sua disposição em implementá-la.

Portanto, com a leitura deste artigo, você foi apresentado ao conceito de saúde digital e já  sabe o que precisa ser feito para se adaptar a este novo momento. Ao se tornar um profissional atualizado sobre tendências, você se diferencia da concorrência.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe diariamente as novidades do blog iMedicina!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: