A consulta por telemedicina é um atendimento como qualquer outro, a única coisa que muda é o canal, que passa a ser digital. Portanto, é recomendável realizar a cobrança como se fosse realizada presencialmente, pois se trata de um serviço médico prestado. Mas, claro, o profissional deve levar em consideração as especificações do procedimento na hora da precificação.
Durante esse período, você vai se deparar com diferentes situações. Há pacientes que estão cientes dessa necessidade e já se adiantam perguntando sobre como o médico gostaria de que o pagamento fosse realizado.
Por outro lado, há também aqueles que não entendem que a consulta virtual se trata de um serviço, demandando uma explicação mais detalhada sobre o assunto.
Continue a leitura deste artigo para saber o que a legislação fala sobre isso e saiba quais são os seus direitos como profissional.
A consulta por telemedicina refere-se ao atendimento médico à distância. Embora seja uma opção muito vantajosa, tanto para o paciente quanto para o médico, esse tipo de consulta ainda não tem uma resolução definitiva que autorize tal procedimento.
No entanto, em razão da pandemia da COVID-19, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Ministério da Saúde permitiram que as consultas fossem realizadas de maneira online.
Essa consulta remota deve ser feita por meio de plataformas de telemedicina seguras, a fim de garantir que as informações a respeito do paciente sejam protegidas. Elas podem ser de caráter inicial (primeiro atendimento), de acompanhamento, de supervisão ou de urgência.
A consulta à distância também pode atender desde os cuidados primários até diferentes especialidades, como reabilitação, cardiologia, pneumologia, etc.
A telemedicina facilitou o contato entre o médico e paciente nesse período difícil da pandemia da COVID-19. Por meio dela, você consegue oferecer um atendimento de qualidade sem expor seus pacientes ao risco de contágio. Veja, a seguir, quais são as outras vantagens oferecidas pela ferramenta.
Quando a consulta ocorre de maneira online, o paciente pode ser atendido no conforto do seu lar, não sendo necessário se locomover até o consultório. Nesse sentido, pode-se dizer que a telemedicina agiliza a assistência, uma vez que o médico não precisará esperar o paciente chegar para, então, atendê-lo.
Como tudo é online, acaba que a consulta, por vezes, é mais rápida. Com isso, existe a possibilidade de ampliar o número de consultas diárias ou, então, usar esse tempo a mais para se dedicar a outros compromissos, como estudar ou até mesmo separar um tempo maior para a família.
Otimizar o tempo com a ajuda de um consultório online resulta na melhora da qualidade de vida e redução do estresse devido à sobrecarga de trabalho.
Mesmo que a haja cobrança pelo atendimento, o paciente tem a oportunidade de reduzir os seus custos com a consulta, uma vez que não precisará gastar com gasolina e nem transporte público para chegar ao consultório. Isso se dá, principalmente, nos casos em que o paciente mora em uma cidade diferente de onde o consultório se localiza.
Do ponto de vista do profissional, a telemedicina ajuda a reduzir custos também. Como a interação é remota, não é necessário contar com muitos materiais e espaço para atender os pacientes. Além disso, o profissional pode realizar a consulta de onde estiver, basta ter acesso à internet.
A facilidade do acesso ao atendimento proporcionada pelas consultas à distância, permitem atrair mais pessoas interessadas em seus serviços.
Na área da saúde é muito comum que os pacientes indiquem os profissionais para seus amigos e familiares e, como o atendimento não impõe limites de distância, fica muito mais fácil atrair novos pacientes.
Isso auxilia o consultório a crescer muito além do esperado, principalmente neste momento de crise econômica que se agravou por conta da pandemia.
Dessa forma, além de ficar à frente da concorrência, você também consegue ter mais recursos para atrair e fidelizar mais pacientes.
Sempre que o médico se depara com um caso muito atípico, é normal que ele precise estudar mais sobre o assunto e até mesmo consultar outros colegas de profissão para acertar no diagnóstico.
No entanto, em virtude da distância, isso pode levar bastante tempo. A consulta remota consegue favorecer até mesmo os profissionais de saúde, sabe por quê?
Porque por meio dela existe a possibilidade de agendar videoconferências com outros especialistas para discutir o caso em questão.
Essa reunião pode acontecer durante o atendimento, com a presença do paciente, ou até mesmo após a consulta. Com isso, o médico consegue trocar informações com outros profissionais de maneira mais ágil e segura, beneficiando o diagnóstico e antecipando a escolha do tratamento.
Uma das principais preocupações em relação às consultas por telemedicina é a segurança dos dados do paciente. Nesse momento, você precisa contar com uma plataforma que ofereça um serviço de criptografia de ponta a ponta na conexão do vídeo. Dessa forma, somente pessoas que têm acesso à sala podem ter ciência do conteúdo da consulta.
Além disso, o acesso precisa ser protegido por protocolo HTTPs, com certificado digital de 256 bits e o IP de acesso e navegadores precisam ser registrados para monitoramento de acessos indevidos.
De acordo com a Lei 13.989/20, em seu artigo 5º, “a prestação de serviço de telemedicina seguirá os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial, inclusive em relação à contraprestação financeira pelo serviço prestado”.
Isso significa que você pode, sim, cobrar pelo atendimento. Embora feito de maneira remota, o atendimento médico particular online também esclarece dúvidas, orienta, prescreve e encaminha o paciente conforme a necessidade.
Isso precisa ficar claro ao paciente desde o início, para que não haja problemas futuros. Uma boa maneira de se resguardar é registrar em prontuário, o termo de aceite preenchido pelo paciente.
A consulta por telemedicina é um coadjuvante dos atendimentos presenciais, muito necessário. Imagine uma crise de saúde em que os pacientes precisem lotar os postos de atendimento para ter orientação adequada?
Com o uso da tecnologia certa, os profissionais da saúde conseguem exercer o seu papel sem colocar a sua saúde em risco ou expor o paciente.
Quer saber mais sobre telemedicina e outros assuntos importante para seu consultório? Continue navegando pelo blog!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment