A telemedicina é confiável?

telemedicina

O uso da telemedicina foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina enquanto durar a luta contra a pandemia da COVID-19. Por meio dessa ferramenta, é possível oferecer aos pacientes um atendimento remoto, o qual permite que as consultas sejam feitas à distância, evitando o risco do contágio.

Um dos maiores receios da telemedicina refere-se à confiabilidade da ferramenta, tendo em vista que nessas consultas será necessário coletar informações pessoais dos pacientes para possibilitar a realização do diagnóstico e indicação do tratamento mais adequado.

Neste artigo vamos mostrar como a telemedicina pode ser confiável desde que o profissional faça uso das ferramentas corretas. Continue a leitura para ficar por dentro desse assunto tão importante!

Quais são as atribuições da Telemedicina?

A telemedicina no Brasil permite que os profissionais da saúde façam a leitura de exames e liberem laudos à distância. Tais exames podem ser enviados até mesmo para grandes especialistas, os quais nem sempre são acessíveis aos pacientes, uma vez que, em algumas situações, é necessário percorrer muitos quilômetros para chegar até eles. 

Isso é muito comum em cidades pequenas, que nem sempre contam com muitos especialistas em diversas áreas da medicina. Muitas vezes, é necessário se dirigir até a capital do estado para ser atendido por um expert.

Essa ferramenta ainda possibilita, excepcionalmente, a troca de informações entre profissionais; consultas e orientações remotas aos pacientes, desde que não seja necessário realizar exame físico.

Por esses motivos, a telemedicina atua como uma oportunidade de melhorar o atendimento geral à população.

Dessa forma, ao se deparar com um caso que apresente necessidade da opinião de um especialista de outra área, o próprio médico pode encaminhá-lo ao seu colega de profissão para que o diagnóstico seja preciso, a fim de indicar os tratamentos adequados.

A agilidade que a telemedicina traz para esse processo, certamente tem é um fator determinante para evitar agravamento das doenças e melhorar o acompanhamento dos pacientes.

Quais os principais benefícios da Telemedicina?

Depois de entender quais são as principais atribuições, você precisa saber o que tem a ganhar com o uso desse novo método de atendimento. A seguir, listamos os principais benefícios da telemedicina. Confira!

Agilidade

Não significa que só porque o atendimento é à distância que não será possível oferecer resultados satisfatórios aos seus pacientes. Muito pelo contrário!

A telemedicina permite o uso de equipamentos modernos, a fim de facilitar, tanto para o médico quanto para o paciente, o acesso à assistência médica. Com isso, é possível agilizar nos diagnósticos e, consequentemente, intervir de maneira correta na saúde do paciente.

Dessa forma, como você tem acesso rápido às informações de exame e do quadro clínico do paciente, logo, o tratamento também começa mais rapidamente. Em situações em que o tempo é determinante para salvar uma vida, essa prática se torna ainda mais indispensável.

Privacidade

Como você sabe, o sigilo das informações contidas em um prontuário é extremamente rigoroso. Somente o médico e o paciente têm acesso a esses dados. Com o uso da telemedicina, essa questão não é deixada de lado.

No entanto, você vai precisar contar com um software médico seguro, que forneça um sistema com ferramentas que viabilizam o atendimento online, o qual precisa oferecer uma estrutura capaz de servir a todas as exigências de segurança que um atendimento médico precisa.

Softwares médicos como iMedicina são exemplo de sistemas especializados no assunto. Por meio dessa plataforma, você terá acesso a uma senha, códigos de segurança e muitos outros recursos que garantem a privacidade de todas as informações.

Cooperação

Como dito, as informações podem ser compartilhadas entre diversos especialistas, a fim de somar conhecimentos e permitir um diagnóstico mais eficiente.

Com isso, não só o profissional é beneficiado, mas o paciente também, pois ele receberá um atendimento completo com profissionais altamente competentes, independentemente da região que ele reside. 

Sem contar que ele terá um custo muito menor, quando comparado ao atendimento presencial. O simples fato de não precisar viajar para visitar um especialista já mostra o quão benéfico é o acesso à telemedicina.

Nesse sentido, é importante que você mostre ao seu paciente o que ele tem a ganhar com o uso dessa modalidade de consulta, sempre deixando claro como funcionam os mecanismos de segurança para garantir o sigilo dos dados de atendimento.

Por que a Telemedicina é confiável?

Uma das maiores preocupações dos profissionais em relação ao uso da tecnologia no setor da saúde diz respeito à segurança das informações, tendo em vista que eles precisam garantir que, em hipótese alguma, elas serão vazadas.

Nesse sentido, a constante ação de hackers tem gerado grande apreensão em relação à confiabilidade dos sistemas utilizados na telemedicina. Além disso, informações médicas disponibilizadas em qualquer plataforma correm o risco de serem fraudadas e utilizadas para fins diversos do original.

Outra situação que causa estranhamento é o fato de não haver exame físico antes do diagnóstico.

Por ser uma novidade, é comum que tanto pacientes, quanto profissionais fiquem receosos ao utilizar sistemas audiovisuais online para realizar uma consulta médica.

No entanto, o atendimento remoto não perde as características éticas que conduzem a profissão. Dessa forma, o médico vai atuar somente naquilo que é possível de se fazer à distância, sem colocar a saúde do paciente em risco.

Nos casos em que o atendimento presencial for urgente, o paciente deverá ser encaminhado imediatamente à unidade de saúde.

Quanto ao sigilo das informações, o ideal é que o médico sempre realize as suas consultas por meio de plataformas especializadas para esse fim. Portanto, ferramentas de uso comum devem ser descartadas.

Ao valer-se de todas as precauções, tanto o médico, quanto o paciente ficam protegidos.

Como o iMedicina pode te ajudar a realizar atendimentos confiáveis por telemedicina

A Telemedicina da plataforma iMedicina é gratuita. Para começar a usá-la, você precisa:

  • criar sua conta gratuita no iMedicina;
  • configurar seus atendimentos e turnos de trabalho;
  • ativar o agendamento online e o módulo de Telemedicina no seu usuário;
  • divulgar o link de agendamento para os seus pacientes.

Essa plataforma é extremamente segura e nós explicamos o porquê:

  • oferece criptografia de ponta a ponta na conexão de vídeo. Dessa forma, somente os usuários que têm acesso à sala (médico e paciente) podem acessar o conteúdo;
  • conta com protocolo HTTPs com certificado digital de 256 bits;
  • o armazenamento da plataforma é feita em servidores da Amazon AWS;
  • é registrado o IP de acesso e navegadores;
  • há controle da sala pelo médico e por token com expiração automática.

Como você pode observar, quando o assunto é segurança das informações, o iMedicina é especialista no assunto. Portanto, ao fazer uso da telemedicina, é indispensável que você faça uso de uma plataforma confiável, que realmente vá de entro às suas necessidades e permita que você e seu paciente possam desenvolver um relacionamento de confiança.

Lembre-se de que a segurança das informações dos pacientes não é apenas uma questão de ética, mas também uma obrigação do profissional da saúde.

Quer saber o que mais o iMedicina pode fazer pelo seu consultório? Leia esse artigo do blog: O Que O IMedicina Pode Fazer Pelo Seu Consultório? Entenda! e saiba como crescer mais rápido!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.