Minha clínica médica atende bem aos pacientes? Saiba como diagnosticar
A preocupação com a qualidade com que os pacientes são atendidos em consultórios e clínicas médicas é cada vez mais comum, visto que a exigência das pessoas tem aumentado muito. Saber diagnosticar como está sendo o atendimento do seu estabelecimento é o diferencial que pode prevenir uma série de perdas!
Veja cinco dicas sobre como avaliar e melhorar o atendimento do seu negócio neste artigo.
Cinco dicas para avaliar o atendimento em sua clínica médica
1. Invista em treinamento para toda a equipe
Pense no atendimento prestado pela equipe da sua clínica médica aos pacientes que chegam a todo instante. Você considera que os seus funcionários estão bem treinados e aptos a causar uma excelente impressão em quem está vindo procurar atendimento?
Sejamos sinceros, é bastante comum que saibamos onde e como podemos melhorar. Algo que muitas vezes nos falta é recursos e disposição para que tal mudança, de fato, aconteça.
2. Mantenha a organização e a limpeza da clínica médica
Outro diagnóstico que pode ser feito sem grande enrolação é sobre a aparência e a estética do seu estabelecimento. Como ele lhe aparece: arrumado ou bagunçado? É um ambiente agradável de se estar ou cheio de ruídos e luzes fracas?
Tente se colocar no lugar do paciente, veja se você gostaria de receber atendimento em um lugar como aquele e procure modificar tudo aquilo que julgar como errado nesta avaliação rápida.
3. Trabalhe com relatórios representativos
Agora, se você quer uma avaliação mais detalhada, que tal usar os relatórios do sistema implantado em sua clínica para comparar períodos e números de atendimento, por exemplo?
Afinal, você sabia que um dos primeiros alertas da perda de qualidade da clínica médica pode ser o abandono de pacientes que antes estavam fidelizados, frequentando de tempos em tempos as suas consultas? Fique de olho!
4. Solicite feedbacks e avaliações dos próprios pacientes
Nada melhor do que pedir o feedback, a avaliação do próprio paciente enquanto ele está ali, esperando pelo atendimento. Não tem meio melhor de saber o que ele está pensando do que o questionando enquanto ele está na sala de espera.
Muitos laboratórios entregam uma guia para que o paciente preencha enquanto aguarda para ser chamado. A intenção é evidente: avaliar o atendimento da recepção, o ambiente e a limpeza, além de, é claro, questionar como a pessoa chegou até ali – se foi por indicação – e se voltaria a procurar os serviços do lugar em uma próxima oportunidade.
5. Pesquise sobre sua clínica médica na internet
Também é possível pesquisar sobre o que estão falando do seu estabelecimento na rede. Muitos pacientes, principalmente os que estão insatisfeitos, costumam expor suas opiniões no mundo online.
Por meio de algumas pesquisas e poucos cliques, é possível ficar por dentro de tudo o que está sendo dito sobre a sua clínica médica nas mídias digitais.
Bom atendimento é o mínimo que o paciente espera
Por fim, é sempre bom frisar que oferecer um excelente atendimento é o pontapé inicial para se ter sucesso em qualquer área que seja. As pessoas gostam de ser bem atendidas e procuram estar sempre em locais que se sintam bem. Pense nisso!
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