O prontuário eletrônico chegou para melhorar a rotina de clínicas, consultórios e hospitais. Por meio dele, é possível agilizar o atendimento, otimizar os processos, reduzir as chances de erros, seguir adequadamente as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina).
As funcionalidades dessa ferramenta são muitas, as quais podem tornar o seu dia a dia muito mais produtivo.
No entanto, vale destacar que só o prontuário eletrônico não é o suficiente para atender os profissionais da saúde, e o porquê disso nós explicamos no decorrer deste artigo. Continue a leitura e confira!
A tecnologia tem proporcionado muitos benefícios às pessoas, em especial à área da saúde, que tem a oportunidade de oferecer aos pacientes um atendimento de qualidade e melhores resultados nos tratamentos.
A utilização do prontuário eletrônico tem como objetivo substituir os arquivos em papel, a fim de melhorar o registro das informações, tornando esses dados sigilosos cada vez mais seguros.
Esse arquivo pode ser compartilhado entre outros profissionais da saúde que têm a permissão de acesso, com o intuito de agilizar os atendimentos e diagnósticos das doenças, promovendo uma saúde mais precisa e democrática.
O prontuário eletrônico permite que todas as informações a respeito do estado clínico do paciente sejam centralizadas para facilitar a tomada de decisão da equipe médica. Dessa forma, também é possível oferecer aos pacientes um atendimento mais humanizado e atencioso.
As funcionalidades de um prontuário eletrônico permitem que a equipe médica possa trabalhar com mais agilidade.
Isso se refere não apenas ao atendimento em si, mas também em relação ao diagnóstico da doença que, em alguns casos, quanto mais precoce for, maiores são as chances de cura do paciente.
Veja agora quais são as funcionalidades que o prontuário eletrônico da iMedicina oferece:
Depois de entender a importância do prontuário eletrônico e as suas principais funcionalidades, é hora de conhecer os benefícios que ele oferece para o profissional da área da saúde. Acompanhe!
Além de bem legíveis, as informações que constam em um prontuário precisam ser bem guardadas e organizadas.
Nesse sentido, o prontuário eletrônico aparece como uma solução eficiente, uma vez que permite que todos os dados sejam organizados de uma maneira que facilita a comunicação entre os profissionais de saúde.
Além disso, por ser um documento digital, não há necessidade de separar um espaço somente para guardar essas informações, pois todos os dados são armazenados em nuvem.
Imprevistos são comuns na área da saúde. Por exemplo, em alguns casos, os pacientes são autorizados a entrar em contato direto com o médico quando alguma emergência acontece. E se o paciente precisar de um suporte depois que o profissional já está em casa?
O prontuário eletrônico permite que o médico acesse as informações do prontuário de onde estiver, em qualquer dispositivo. Assim, mesmo que ele não esteja mais no horário de expediente, ele tem acesso a todos os dados necessários para ajudar o paciente nesse momento delicado.
A segurança é um dos principais benefícios do prontuário eletrônico, pois como ele tem um protocolo de segurança de nível bancário, os dados não podem ser acessados por pessoas mal intencionadas e muito menos extraviados, o que facilmente pode acontecer com os registros feitos em papel.
Como você sabe, as informações contidas nesse documento são sigilosas e ninguém, além do paciente e dos profissionais da saúde, pode ter acesso a elas. Portanto, quanto mais seguras elas estiverem, mais tranquilamente você pode trabalhar.
Com o uso do prontuário eletrônico, você não tem problemas com equívocos relacionados à transcrição e à legibilidade das informações. Esses tipos de erros não só comprometem a qualidade do atendimento e a credibilidade das informações, mas também podem prejudicar o bem-estar do paciente.
Com a redução dos problemas, consequentemente há o aumento na satisfação dos seus pacientes, fazendo com que eles confiem cada vez mais no seu trabalho e o tenham como referência.
O prontuário eletrônico por si só não é o suficiente porque é preciso contar também com um software que integra toda essa tecnologia do prontuário eletrônico com a agenda online, marketing, automações e outras funcionalidades que facilitam a gestão do consultório.
O agendamento, por exemplo, deixa para trás as planilhas e agendas manuais para dar lugar a um sistema flexível, organizado e de rápido gerenciamento.
Sem contar os relatórios que podem ser gerados em tempo real, permitindo o acompanhamento constante da evolução de cada paciente com base em dados concretos.
Percebeu a importância de aliar o prontuário eletrônico com um software de gestão? Embora o primeiro seja de grande utilidade, a gestão do consultório se torna mais eficiente quando você faz uso de um software que permite otimizar a rotina de todos os colaboradores da clínica, e não apenas do médico.
Cadastre-se e comece a usar o prontuário eletrônico do iMedicina gratuitamente.
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment