Com o objetivo de atrair mais pacientes para o seu consultório, muitos profissionais de saúde buscam conhecer mais sobre as estratégias de marketing médico. Neste sentido, ter um blog médico é fundamental, pois, além da possibilidade de educar a população, tem a capacidade de alcançar um grande público.
Neste artigo, falaremos da importância do marketing de conteúdo e dos benefícios que podem ser obtidos por meio de um blog. Ficou interessado? Continue a leitura.
Qual o papel do blog médico em uma estratégia de marketing?
Quando falamos da construção de um blog médico, estamos falando de uma estratégia de marketing de conteúdo que tem como objetivo levar informações relevantes ao seu público, educando, atraindo e fidelizando-os,
Ainda, segundo uma pesquisa recente do Google, 26% dos brasileiros conectados à internet utilizam o buscador para sanar dúvidas sobre seus problemas de saúde antes de recorrem aos médicos.
Por isso, com base nesses números, é possível afirmar que você precisa ter o seu próprio blog. Caso contrário, estará negligenciando o grande potencial desse mercado, deixando de levar o seu conhecimento para essa parcela da população.
Outrossim, as pessoas também utilizam a internet para buscar avaliações e recomendações sobre profissionais de saúde. Assim, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo você passa a ter uma maior alcance e pode ser facilmente encontrado em pesquisas referentes à sua especialidade.
Blog x Redes sociais
Normalmente, há muitas dúvidas sobre a real necessidade em criar um blog, já que as redes sociais poderiam fazer esse papel de compartilhar conteúdos e se relacionar com os pacientes. Porém, as duas plataformas são essenciais para uma estratégia de marketing de conteúdo e cumprem papéis diferentes.
Ainda, as redes sociais são espaços para fortalecer a sua presença digital e criar um canal de relacionamento com os pacientes. Já o blog médico deve ser utilizado para educar e também para conscientizar o indivíduo a buscar assistência médica.
Ademais, as redes sociais são ambientes controlados por terceiros e você está completamente a mercê das decisões tomadas por eles. Então, focar toda a sua estratégia nessas plataformas pode ser uma ação arriscada e equivocada.
Por outro lado, o blog é um ambiente seguro e confiável para basear o seu marketing médico. Além disso, é uma plataforma voltada para conteúdos explicativos, diferente das redes sociais que possuem uma comunicação mais rápida.
O que considerar ao criar um blog?
Os blogs são excelentes meios de divulgação do trabalho e construção da reputação de profissionais de saúde. Porém, o mesmo potencial que têm para o bem, eles podem ter para o mal e produzir efeitos contrários ao esperado. Para evitar isso, considere as seguintes etapas:
- planeje-se: antes de começar a desenvolver o seu blog, faça um planejamento com os conteúdos que irá escrever, levando em conta a sazonalidade, a sua área de atuação e os objetivos esperados com essa estratégia;
- atente-se à linguagem: os artigos do blog devem ser de fácil entendimento para o seu público. Então, utilize uma linguagem simples, para leigos, evitando termos técnicos e explicações muito científicas;
- seja original: embora a internet pareça um universo infinito, um texto copiado pode ser facilmente descoberto, o que traria impactos negativos para sua imagem. Por isso, seja original ao escrever, não preocupe-se com a quantidade, mas com a qualidade;
- limitações do Conselho Federal de Medicina (CFM): existe um Manual de Publicidade Médica elaborado pelo CFM que precisa ser seguido para evitar punições. Por isso, busque saber tudo sobre essas limitações antes de escrever os seus artigos;
- use o SEO a seu favor: se você deseja que seu blog atinja um grande público e esteja bem ranqueado nas páginas de resultados do Google, será preciso trabalhar o Search Engine Optimization (SEO);
Agora que você já tem a ideia da importância de um blog médico para suas estratégias de marketing e já sabe com o que precisa se preocupar, vamos falar sobre os vários benefícios que podem ser alcançados.
Quais os resultados que podem ser alcançados com um blog médico?
Ao seguir um bom planejamento, desenvolver o blog, criar conteúdos relevantes e traçar boas estratégias, chegará o momento de colher os frutos. Então, conheça os resultados que podem ser alcançados e que comprovam que essa é uma ferramenta que vale investimento e dedicação.
Atrair um público qualificado
Para ser encontrado na internet, a pesquisa do usuário deve conter termos que façam referência à sua especialidade médica. Por exemplo, se você é um dermatologista e digitarem no Google as palavras “doenças de pele”, são grandes as chances do seu blog aparecer nos resultados.
Dessa forma, você atrai pessoas que estejam buscando informação sobre alguma condição tratada por você. Assim, todo o investimento realizado retorna com facilidade, pois a comunicação é assertiva.
Aumentar a visibilidade do consultório
Um blog com conteúdos de qualidade e que obedeçam às regras básicas de SEO, tendem a ser bem valorizados pelo algoritmo do Google e, consequentemente, são exibidos nas primeiras páginas do buscador.
Assim, há um considerável aumento no número de visitas a sua página, conferindo credibilidade ao consultório. Com isso, o crescimento da sua base de pacientes será uma consequência.
Construir sua autoridade e presença digital
Quando o seu conteúdo leva informação de qualidade para o público, atendendo às expectativas dele e respondendo suas dúvidas, você passa a ser uma fonte confiável de informações e se torna uma referência no assunto.
Dessa forma, a sua autoridade começa a ser construída. Com uma forte presença digital, o seu blog médico alcança um número cada vez maior de pessoas que, em determinado momento, tendem a se converter em pacientes.
Fortalecer o vínculo com o paciente
Ao desenvolver conteúdos ricos e relevantes para seus pacientes, além de educá-los, você mantém uma relação de proximidade com eles, evitando de ser esquecido e fazendo com que se encantem e sejam fidelizados ao seu consultório.
Agregar valor ao seu trabalho
Ao levar informações de qualidade as pessoas, respondendo as suas dúvidas sobre problemas de saúde, você demonstra a sua preocupação em mantê-las informadas, cria uma relação de confiança com seus pacientes e agrega valor ao serviço oferecido.
Ainda, todos esses benefícios convergem para um único resultado: atrair e fidelizar pacientes. O blog funciona como uma vitrine do seu conhecimento e da sua experiência, melhorando a sua reputação e gerando uma maior percepção de credibilidade.
Portanto, se você quer se diferenciar da concorrência, invista no desenvolvimento de um blog médico. Assim, você estará à frente do seu mercado, alcançará um grande número de pessoas e estará contribuindo para a promoção da saúde.
Quer saber como o iMedicina pode ajudá-lo a construir a sua presença digital? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.