Jornada do paciente: o que é e qual é a sua importância?

Jornada-do-paciente-qual-e-a-sua-importancia

Diante dos diversos canais de divulgação que podem ser utilizados para captar novos pacientes, um fator essencial que deve ser levado em consideração é a jornada do paciente.

Quando falamos em formular uma estratégia para aquisição de clientes, independente do nicho de mercado, tão importante quanto entender o perfil desse possível cliente é entender qual é o momento certo para a conversão.

Em outras palavras, entender que existe um percurso a seguir até se chegar ao momento ideal da compra, contratação ou, no nosso caso, agendamento.

Certo. Mas o que é a jornada do paciente?

Expressão utilizada por instituições da área da saúde e também profissionais do marketing, a jornada do paciente diz respeito a todos os estágios e experiências que o paciente atravessa desde o momento em que identifica um sintoma até a etapa em que avalia o atendimento médico recebido.

O conceito, portanto, essencialmente descreve o caminho que um consumidor percorre até se tornar um paciente

Como funciona essa jornada?

Dentre outros fatores, a trajetória se inicia no primeiro contato de um paciente com o nome ou trabalho de um profissional da saúde, passa pela pesquisa de outros profissionais que oferecem o mesmo serviço, e envolve enfim a decisão pelo agendamento e a experiência do atendimento em si.

O que leva, afinal, uma pessoa a decidir por agendar uma consulta com determinado médico?

Muitos aspectos estão envolvidos nesse processo até o efetivo agendamento, concorda?

Intenção do paciente, complexidade do problema, qualidade do profissional e até itens mais subjetivos como o nível de preocupação da pessoa com seu estado de saúde: tudo isso, em maior ou menor intensidade, influencia na decisão pelo agendamento.

Nesse sentido, se o nosso objetivo é captar mais pacientes, conquistando uma agenda cheia e maximizando os lucros, o entendimento e o mapeamento dessa jornada é fundamental. De novo, trata-se de planejar a ação de marketing ideal para o momento ideal, potencializando as chances de que consultas sejam efetivamente agendadas.

Através da compreensão da jornada, um profissional da saúde é capaz de implementar melhorias contínuas em cada etapa do percurso, incrementando a experiência do paciente e incentivando a recomendação dos seus serviços.

Jornada de agendamento simples x jornada de agendamento complexo

Como já destacamos, os fatores que impactam a jornada do paciente são diversos. É possível, por exemplo, que uma pessoa identifique um sintoma que a preocupe, faça uma rápida pesquisa por um profissional na sua região e, quase que imediatamente, conclua a ação de agendamento da consulta.

Por outro lado, jornadas (bem) mais longas podem acontecer, influenciadas por outras variáveis. Nesses casos, o paciente pode ter em mãos uma decisão de saúde mais complexa, sentindo a necessidade de investir um bom tempo na procura pelo profissional ideal.

Na sua trajetória, ele pode pedir recomendações a familiares e amigos, fazer buscas no Google, se interessar pelo trabalho de um médico que “conheceu” a partir de uma reportagem de revista e vasculhar outras possíveis fontes em busca de informações.   

Pode ser, ainda, que esse potencial paciente nem conheça a especialidade médica que pode solucionar seu problema de forma efetiva. É a situação de pessoas que são encaminhadas para outros especialistas a partir de primeiras consultas, por exemplo. Ou, ainda, situações mais específicas em que intervenção cirúrgica é necessária.

Cada jornada do paciente tem sua complexidade

Considerando as variadas possibilidades, não é de surpreender que as estratégias de divulgação também devam ser condizentes com a realidade de cada médico. Nesse ponto, entra em cena uma noção importante: a complexidade da jornada de agendamento.

De uma maneira geral, existem três tipos de jornada de agendamento: o simples, o complexo e o de urgência. Este último é bastante raro em clínicas e consultórios, envolvendo um panorama completamente distinto.

Os três tipos de jornada de agendamento

Vamos considerar os dois primeiros casos, aqui organizados a partir de especialidades de saúde:

jornada do paciente

Jornada de agendamento simples

Esse tipo de jornada ilustra a primeira situação que abordamos acima, ou seja, a possibilidade de uma pessoa buscar um profissional da saúde (frequentemente no Google) e já agendar uma consulta (mesmo sem ter tido nenhum tipo de contato prévio com o profissional).

Abrangendo especialidades como as citadas no quadro anterior (dermato, ginecologista), essa categoria de agendamento define um trajeto bem mais simples e curto até a marcação de consulta. É praticamente um caminho direto para a ação.

Jornada de agendamento complexo

Por sua vez, a jornada complexa envolve tratamentos e especialidades igualmente complexos e mais específicos, a exemplo de cirurgias e metodologias alternativas/inovadoras.

Aqui, a jornada dura muito mais tempo, justamente porque são terapias e problemas que demandam mais pesquisa, despertam o interesse por avaliações e, em suma, incentivam uma busca mais profunda. Ao contrário da jornada simples, muito raramente a ação do potencial paciente é rápida.

No processo do agendamento complexo, é muito comum que a pessoa migre da mídia offline para o meio digital e vice-versa, multiplicando seus canais de informação.

Esse é o tipo de cenário em que não se sabe bem identificar o real “gatilho” que desencadeou o agendamento (um anúncio no Google? Uma matéria de revista? A recomendação de um amigo?), justamente porque o potencial paciente fica oscilando entre mídias e procura se informar mais.

O Modelo AIDA – Atenção, Interesse, Desejo, Ação

Para identificar características importantes sobre o paciente em sua jornada de decisão, como vimos, é preciso considerar o fator agendamento. Mas como migrar esse conhecimento para a prática?

A formulação de uma estratégia de marketing eficiente, nesse contexto, aponta para um outro conceito-chave que deve ser considerado em paralelo à jornada do paciente: a metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação).

jornada do paciente

Criada por E. St. Elmo Lewis, trata-se de um dos primeiros e mais aplicados modelos para representar a trajetória do consumidor (no nosso caso, jornada do paciente). Muito utilizado no segmento de vendas e publicidade, o AIDA estabelece que uma estratégia bem-sucedida deve chamar a atenção do público, promover seu interesse, incentivar o desejo e, enfim, provocar a ação esperada (no nosso contexto, o agendamento da consulta).

Os “4 As” na jornada do consumidor

Desde que foi cunhada, a metodologia AIDA passou por várias modificações e aprofundamentos. Dentre essas atualizações, vale destacar a versão mais recente de Derek Rucker, chamada de “4 As”: assimilação, atitude, ação e ação nova.

Nessa configuração atualizada, as fases de interesse e desejo passaram a ser representadas por “atitude”, e mais uma etapa foi adicionada: a ação nova.

Mais focado em acompanhar o comportamento pós-compra do cliente e mensurar a retenção de público, esse novo modelo define as seguintes etapas: conhecer a marca (assimilação), gostar dela ou não (atitude), decidir sobre a compra (ação) e considerar se vale a pena comprar novamente (ação nova).

Funil de vendas em marketing médico

O entendimento da trajetória do consumidor também pode ser pensado na ótica do funil de vendas, muito aplicado em termos de marketing digital.

Baseando-se na mesma lógica de um funil, esse percurso também concentra a maior parte do público na primeira fase da atenção (ou no topo amplo do funil) e vai restringindo a passagem ao longo do caminho, de forma que cada vez menos pessoas “chegam até o fim” e concluem a ação final da jornada.  

No estágio de agendamento de consultas e no posterior momento da avaliação da experiência do atendimento, portanto, o grupo de pessoas será bem reduzido em relação às pessoas que tiveram sua atenção despertada no primeiro momento, o que é perfeitamente natural.

Conheça seu paciente e planeje suas ações pensando na jornada dele

Com todos essas diferentes etapas em mente, a estratégia de marketing médico deve levar em conta a jornada do paciente e suas particularidades, atingindo a pessoa certa no momento certo, aumentando as chances de concretizar o agendamento.

A ideia, assim, é entender a persona desde o instante em que ela ouve falar sobre o seu trabalho até o momento em que ela agenda a consulta e pode ser fidelizada por você. Em outras palavras, o objetivo é guiar o indivíduo do estágio da atenção até o plano da ação e apologia.

Da atenção à ação: como fazer?

Aliando a jornada do paciente ao modelo AIDA, é possível extrair direcionamentos valiosos para sua estratégia de marketing.

Principalmente no caso das jornadas complexas, de processo mais longo de agendamento, quanto mais interesse e desejo forem despertados na persona ao longo do caminho (nesse trajeto que vai da atenção à ação), mais interessante é.

Aplicando a metodologia a diferentes complexidades de jornada

Nas jornadas simples e curtas, é mais comum que o despertar da atenção já leve à ação (a persona vê um folheto divulgando o médico ou busca um profissional no Google e já agenda o procedimento, por exemplo).

Nas jornadas complexas, esse evento é extremamente raro. Nesses casos, destacamos que é especialmente importante trabalhar bem toda a jornada, fazendo um bom investimento nas etapas de interesse e desejo. Na dúvida, o potencial paciente escolherá o profissional que obtiver um melhor desempenho nesses aspectos.

Consolidando sua autoridade profissional

De uma maneira geral, se o especialista dedicar a devida atenção a todos os estágios da AIDA ou jornada do paciente, as chances de agendamentos efetivos serão muito maiores.

Como o volume de “pessoas captadas”  sempre será maior na primeira fase, as pessoas realmente interessadas serão filtradas ao longo da jornada. Criar e consolidar a sua autoridade profissional ao longo do processo, portanto, também deve ser uma prioridade.  

A seguir, compilamos os canais de divulgação mais interessantes de acordo com o estágios da trajetória até o agendamento:

Canais recomendados para gerar Atenção e Interesse (AI)

É o momento inicial da jornada, em que a persona toma conhecimento do seu trabalho. Aqui, a ideia é  gerar a atenção e o interesse no primeiro contato. Canais que performam bem com esse propósito são  assessoria de imprensa, mídia offline, mídia de display e redes sociais, marketing de conteúdo, Google, palestras e redes sociais.

Canais recomendados para gerar Desejo (D)

Recomendamos criação de comunidades para discussão de temas de saúde (online ou presenciais), marketing de conteúdo, redes sociais e palestras.

Vale lembrar que, embora palestras e criação de comunidades sejam muito eficientes em termos de gerar desejo, essas ações exigem um esforço significativo por parte do profissional, visto que é geralmente trabalhoso atingir um bom número de pessoas a partir desses eventos.  

A proximidade criada com o público através desses canais, entretanto, traz um excelente retorno.

Canais recomendados para incentivar a Ação (A)

A estratégia, nesse momento, é direta e incisiva: o objetivo é estimular a conversão ou a ação final, o agendamento da consulta. Palestras, assessoria de imprensa e Google (anúncios diretos via Google Adwords) são bons canais.

Nesse caso, vale ressaltar, o Google é indubitavelmente o melhor veículo. Mais de 90% das pessoas utilizam o buscador para pesquisar informações de saúde antes de se consultar com um profissional. Impressionante, não?

Palestras e assessoria de imprensa, por sua vez, geralmente são muito eficientes quando possuem como base uma campanha de conscientização. Os eventos, nesse sentido, podem envolver campanhas nacionais como a “Outubro Rosa” e a prevenção de doenças endêmicas, por exemplo.

Série Jornada do Paciente

Criamos por aqui uma série de posts específicos para te ajudar a trabalhar cada fase da jornada do seu paciente e firmar uma estratégia de divulgação dos seus serviços e consolidação de autoridade profissional que realmente traz resultados.

Caso queira se aprofundar mais ainda nesse assunto (o que recomendamos fortemente) e guiar pacientes até seu consultório que se fidelizam a você e recomendam seus serviços no boca-a-boca, você pode começar por aqui:

Busque por uma presença digital bem estruturada

Para acelerar o processo de conversão ou ação, é claro, é fundamental ter uma boa presença digital. Como vimos, a jornada do paciente é oscilante na maioria das vezes, migrando do offline para o online em sua busca de informações. Com uma presença digital estruturada, o médico consolida sua credibilidade como profissional.

Por fim, o ensinamento central é: entenda os canais e entenda a jornada. Uma estratégia para agir com a pessoa certa, do jeito certo, no momento certo, aumenta exponencialmente as chances de ação ou de conversão.

Você já assistiu ao nosso webseminário sobre como direcionar seus investimentos para atrair mais pacientes? Confira agora e saiba como alocar seus recursos da forma mais estratégica!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: