Diferente do que muitos profissionais de saúde imaginam, o futuro de um consultório médico não depende apenas da sua capacidade de atrair novos pacientes, mas, principalmente da forma como se relaciona com eles após o atendimento.
No entanto, é uma prática nem sempre valorizada, o que a torna um diferencial. Neste artigo, falarmos sobre a importância do pós-consulta e os benefícios em fazê-lo.
O cuidado e a atenção ao paciente não deve ser limitado ao momento da consulta, ele deve ser estender desde o agendamento até o pós-atendimento. Isso porque, na maioria dos casos, o paciente sai do consultório médico com orientações para melhorar seu estado de saúde.
Porém, não há uma certeza sobre os resultados que serão alcançados. Por isso, é importante fazer o pós-consulta. Assim, você pode influenciar positivamente o estado emocional do paciente, passando a confiança de que tudo dará certo.
Ainda, ao manter uma boa relação no pós-atendimento, são maiores as chances de você alcançar a satisfação do paciente e, consequentemente, fidelizá-lo.
Para que um pós-consulta seja eficiente, ele precisa ser estruturado. Assim, é possível estabelecer padrões no atendimento, mantendo a qualidade e a constância no contato com o paciente. A seguir, conheça algumas dicas para estrutura o seu pós-consulta.
Geralmente, ao realizar um cadastro do paciente, nos preocupamos em registrar apenas os dados básicos, como nome, telefone, endereço, e-mail e idade. Entretanto, para construir uma relação sólida com ele, é importante conhecer mais a seu respeito.
Por isso, faça um banco de dados completo sobre seus pacientes, anotando informações compartilhadas nos atendimentos já realizados, o andamento dos tratamentos, as preferências e os hábitos deles.
Com as pesquisas de satisfação é possível ter a exata noção do que os pacientes acham sobre o seu atendimento, a estrutura do consultório médico, a qualidade da sua consulta, etc. Essas informações permitem que você descubra onde precisa melhorar, além de saber quais são os seus pontos fortes e fracos.
Ainda, uma metodologia eficiente para mensurar essa satisfação é a NPS (Net Promoter Score). Trata-se de uma avaliação enviada para o paciente na qual ele precisa responder, em uma escala de 0 a 10, a pergunta: “qual a probabilidade de você recomendar o meu trabalho para amigos ou colegas?”.
A partir das respostas obtidas, é possível descobrir o percentual de pessoas que tendem a promover o consultório médico (promotores) e também aqueles que são potenciais detratores da sua empresa.
O marketing de conteúdo é uma estratégia interessante para realizar no pós-consulta. Isso porque você pode produzir conteúdos ricos e relevantes para seus pacientes, principalmente se relacionados ao tratamento ou ao problema de saúde dele.
Então, compartilhe os conteúdos do seu blog por e-mail, criando uma rotina de envios periódicos. Além disso, você pode oferecer palestras no seu consultório, produzir vídeos no YouTube e até fazer lives no Instagram sobre problemas tratados por você.
O e-mail marketing pode ser bastante útil para criar um relacionamento com seus pacientes. Por meio dessa ferramenta, além de distribuir os conteúdos do seu blog, você também pode enviar felicitações de aniversário ou por datas comemorativas, orientações sobre tratamentos que ele está realizando, avisos de retorno ao consultório, etc.
Por último, uma estratégia simples e que produz muitos resultados, pois, provoca o encantamento do paciente com o seu trabalho. Estamos falando do envio de lembretes de consultas por SMS ou e-mail para que o paciente não falte ao horário marcado.
Assim, além de ajudá-lo a se organizar para estar presente na consulta, você também contribui para a redução no número de faltas do consultório médico, aumentando a sua lucratividade.
Agora que você já sabe como estruturar o seu pós-consulta, vamos falar sobre os benefícios que você pode obter com essa estruturação. O objetivo de manter um relacionamento próximo com o paciente é oferecer uma experiência diferenciada para ele, encantando-o com a atenção dedicada. Assim, você poderá colher os seguintes frutos:
No entanto, manter uma estrutura de pós-consulta sem o auxílio de uma ferramenta pode ser uma tarefa complexa e quase impossível, pois, demanda tempo e monitoramento. Por isso, precisamos falar sobre a importância de contar com um prontuário eletrônico.
O prontuário digital é uma versão eletrônica do tradicional prontuário do paciente, trazendo agilidade no preenchimento e na busca de informações. No entanto, a ferramenta vai além e oferece funcionalidades que automatizam o seu pós-consulta. Como? Da seguinte forma:
Enfim, como você pode perceber, o pós-consulta é uma etapa fundamental para o sucesso de um consultório médico. Porém, para estruturá-lo corretamente, você precisa dispor de um software de prontuário.
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