Como o marketing médico pode te ajudar a ser a escolha do paciente

marketing médico

A experiência do paciente é o resultado da soma de todos os níveis de atendimento e interações que ele tem antes, durante e depois da consulta. Assim, ao realizar estratégias de marketing médico, você aumenta a satisfação dele e tende a fidelizá-lo.

No entanto, você sabe quais são os critérios que os pacientes consideram para escolher um profissional de saúde? Então, não deixe de ler esse texto. A seguir, falaremos sobre eles e sobre como o marketing digital pode contribuir para essa decisão.

O que o paciente considera para escolher por um médico?

Geralmente, para escolher por um prestador de serviço, estabelecemos critérios que precisam ser atendidos para que aquele profissional nos ofereça uma experiência positiva. Da mesma forma, os pacientes também possuem requisitos para escolher por um médico.

Com a popularização da internet, o comportamento de consumo da população mudou, pois, como possuem mais acesso à informação, passaram a ser mais exigentes com a qualidade dos serviços prestados.

Então, se você deseja ser a escolha do paciente e que aumentar o número de consultas que realiza, precisa conhecer as expectativas do seu público e se esforçar ao máximo para atendê-las. A seguir, conheça os critérios que podem desequilibrar a balança a seu favor.

Facilidade de contato

Um dos problemas que mais incomodam os pacientes é a dificuldade de contato com o consultório médico. Na maioria dos casos, a situação é ocasionada pela indisponibilidade da linha telefônica, pela demora ou pela falta de atendimento da secretária.

Com isso, tendem a não insistir e procurar outro médico da mesma especialidade. A questão é que nem sempre esse transtorno é causado pela falta de capacidade dos seus funcionários, mas sim pelo grande número de atribuições que demandam atenção deles.

Ademais, outra situação comum é a ausência dos contatos telefônicos do consultório no site médico, nas redes sociais ou em outras formas de divulgação do consultório. Assim, por mais que o indivíduo tenha interesse no seu trabalho, é provável que não gaste o tempo dele procurando o seu telefone ou endereço.

Então, para evitar mais esse problema, insira seus dados telefônicos, endereço e e-mail em todas os canais possíveis, tais como, redes sociais, e-mail, site, lista telefônica, cartão de visitas e nas plataformas do Google, como o Google Maps e o Google Meu Negócio.

Empatia

Com raras exceções, a busca por um profissional de saúde está associada à presença de uma enfermidade e de sintomas que deixam o paciente fragilizado. Assim, ele vai até você com o objetivo de ser ajudado e ter a sua condição aliviada.

Porém, se não receber um tratamento gentil e atencioso, pode vir a ficar ainda mais indignado com o serviço prestado, passar a contraindicar o consultório para os familiares e avaliá-lo negativamente na internet, o que pode causar um grave dano à sua imagem e credibilidade.

Logo, você e seus funcionários precisam ter empatia pelo paciente, se colocando no lugar dele, entendendo a forma como ele se sente e compreendendo o problema que ele está vivenciando. Com isso, vocês tendem a ser mais cuidadosos com o atendimento e a se esforçar o máximo para aliviar a dificuldade emocional dele.

Bom atendimento

Independentemente do tamanho dos investimentos em marketing médico ou em novas tecnologias, o bom atendimento sempre será o fator determinante para um paciente optar ou não pelo seu consultório.

Por isso, você e seus funcionários precisam estar capacitados a oferecer o melhor nível de atendimento possível. Neste sentido, existem duas situações que mais afetam negativamente a experiência dos pacientes: dificuldade no agendamento e tempo na sala de espera.

No primeiro caso, o paciente não consegue marcar uma consulta devido à dificuldade de contato com a secretária, fazendo com que desista e procure outro médico. No segundo, ele espera que o horário marcado seja cumprido e para isso organiza o seu dia.

Porém, ao chegar no consultório e se deparar com uma sala de espera lotada, dificilmente ele aguarda pelo seu atendimento e, se aguardar, tende a não retornar. Quanto mais tempo o paciente fica na sala de espera, menor será a satisfação dele.

Confiança no profissional

A relação entre médico e paciente é basicamente baseada em confiança. Afinal, dependendo do caso, ele pode precisar relatar situações que ninguém mais sabe. Por isso, o sigilo profissional é resguardado por lei, sendo considerado crime o vazamento de informações médicas sem a autorização do paciente.

Neste sentido, ele precisa sentir confiança no seu trabalho. Geralmente, esse sentimento é adquirido ao conhecer a sua formação profissional, pela modernidade do consultório, dos equipamentos e das técnicas utilizadas, pela honestidade durante a consulta e, principalmente, pelas suas referências.

Preço justo 

Um dos fatores mais complexos de definir é a precificação da sua consulta. Isso porque nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre um preço justo para você e para o seu paciente. Porém, esse é um tema que precisa ser pensado na abertura do consultório, pois precisa ser condizente com a capacidade financeira do público que deseja alcançar.

Ademais, é importante atentar-se para disponibilizar todas as formas de pagamento possíveis. Com isso, você facilita esse processo para o seu paciente. No entanto, lembre-se que o seu preço precisa ser justo para ambos os lados.

Pós-atendimento de qualidade

Uma parte fundamental do atendimento de um paciente e muitas vezes ignorada é o pós-consulta. Isso porque é a forma como você se relaciona com ele que vai produzir ou não o encantamento e uma maior satisfação com o seu trabalho.

Então, envie e-mails periódicos com temas relacionados à promoção da saúde, felicitações de aniversários, mensagens de SMS para lembrar e confirmar consultas, avisos de retorno, etc. O importante é demonstrar que você está atento e à disposição dele.

Agora que você já conhece os critérios mais adotados pelo paciente na hora de escolher por um profissional de saúde, saiba como o marketing médico pode ajudar a atendê-los.

Como o marketing médico aliado a um bom software podem ajudar?

O marketing médico consiste em uma reunião de técnicas e estratégias que buscam atrair, fidelizar, encantar e educar os pacientes. No caso em questão, é uma excelente ferramenta para que o seu consultório seja capaz de atender às expectativas do seu público.

Porém, para que funcionem de modo mais assertivo, é necessário contar com o auxílio de um software médico. Dessa forma, é possível desenvolver as seguintes funcionalidades:

  • site médico com agendamento online: o site é um item importante de uma boa estratégia de marketing médico. Contudo, para que seja atrativo, é importante oferecer recursos como o agendamento online. Assim, o paciente percebe a modernidade do consultório e agiliza o processo de marcação de consultas;
  • prontuário eletrônico integrado à agenda: com um prontuário digital integrado a sua agenda médica, você passa a ter um controle maior do seu dia e organiza seus atendimento para que não ocorram atrasos. Da mesma forma, as automações de marketing oferecem a possibilidade do envio de SMS para lembrar e confirmar as consultas, otimizando o seu pós-atendimento;
  • e-mail marketing: uma estratégia eficiente de marketing médico que, quando combinada com um software, permite que o envio seja totalmente automatizado e segmentado para sua base de pacientes.

Além desses recursos, ao desenvolver estratégias de marketing médico que aumentem a sua autoridade, os pacientes passam a ter uma melhor percepção sobre seu trabalho, gerando mais credibilidade e confiança.

Assim também ocorre ao dispor de tecnologias que otimizam e agilizam o seu atendimento, transmitindo uma imagem de modernidade para o consultório e até justificando o valor cobrado pelo seu atendimento.

Portanto, você já tem as informações que precisa para atrair os pacientes ideais e fidelizá-los com seu marketing médico. Ademais, para que esse processo seja realizado de forma mais rápida e automatizada, considere a implementação de um software.

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