Sou um profissional qualificado e competente, mas ainda assim minha clínica de olhos está com poucos pacientes. O que está acontecendo? As razões para este problema podem ser diversas, mas neste texto tentaremos abordar a questão sob algumas perspectivas importantes.
Dependendo da região onde sua clínica de olhos atua, a forte concorrência pode roubar seus pacientes e drenar o rendimento. Para que isso não aconteça, além de um bom preço e um atendimento qualificado, seu estabelecimento precisa mostrar diferenciais em relação aos concorrentes para que a sua clínica seja a preferida.
Por exemplo: se você atende apenas a particulares, considere se credenciar a planos de saúde ou ao SUS. Se os concorrentes não o fazem, você está um passo à frente e tende a conseguir mais pacientes.
Existem ainda outros motivos para o insucesso de sua clínica. Como, por exemplo: preços fora de realidade, localização desaforável, vizinhança inadequada, má-reputação, colaboradores pouco eficientes, problemas estruturais no imóvel, decoração ruim, ambiente desagradável, agendamento desorganizado, pacientes irregulares e etc.
Oferecer diferenciais significa oferecer um atendimento de qualidade, com excelência. E este atendimento superior exige estratégias que vão para além do momento da consulta. Invista em um bom relacionamento com seus pacientes desde o momento do agendamento da consulta até mesmo depois que o paciente deixar sua clínica de olhos.
Para isso, existem algumas estratégias possíveis: agendamento online, lembretes por SMS, mensagens em datas especiais, o uso de prontuários eletrônicos ou CRM’s, dentre outras. Ao mostrar dedicação e organização, sua clínica também pode conseguir mais pacientes e acabar com os buracos de sua agenda.
As estratégias enunciadas no parágrafo anterior dão resultado e representam mais pacientes, pois fideliza a clientela que já passou pelo atendimento e se sentiu satisfeita. Esta satisfação e fidelidade se traduz em boa reputação e indicação para amigos e parentes. As indicações se transformam em novos pacientes, e assim sucessivamente.
Mas não é apenas no bom atendimento que uma clínica de olhos se torna conhecida. Outras estratégias de marketing podem ser muito bem recebidas por seu público-alvo. Sugestão: tenha um blog informativo com conteúdo interessante para a sua clientela e seus potenciais pacientes.
Mostre competência e conhecimento, mas não deixe de observar as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação ao marketing e propagandas de estabelecimentos de saúde. Atente principalmente para a proibição de se captar público por meio de redes sociais, sendo reservado apenas o direito de gerar conteúdo informativo.
Outra opção interessante para manter sua clientela é gerar uma mailing que dispare automaticamente as mensagens para seus pacientes. Mas cuidado: produza conteúdo pertinente e não encha o inbox dos clientes de spam, senão o efeito será o contrário.
Organização, marketing, bom atendimento e boa gestão de pessoal são ótimas ações para que o problema dos poucos pacientes vá desaparecendo. Tenha atenção a todos os detalhes para que a empreitada seja bem sucedida.
É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.
Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment