Como um prontuário eletrônico aumenta a satisfação dos seus pacientes

prontuário eletrônico

Um profissional de saúde que almeja o sucesso do seu consultório sempre irá buscar novas maneiras de aumentar a satisfação dos pacientes com o seu trabalho. Neste sentido, um prontuário eletrônico pode trazer muitos benefícios.

Quer saber quais? Então continue a leitura. A seguir, falaremos mais sobre essa ferramenta e sobre as formas como ela pode impactar positivamente na experiência do paciente.

O prontuário eletrônico na fidelização dos pacientes

Provavelmente, você já conhece as vantagens que um prontuário eletrônico pode trazer para o seu consultório e para sua equipe. Afinal, é uma tecnologia que otimiza diversas atividades que fazem parte da sua rotina profissional.

No entanto, a ferramenta também desempenha um papel extremamente importante na melhora do nível de satisfação dos pacientes com o seu atendimento. Com isso, eles se fidelizam ao consultório e você constrói uma base sólida. A seguir, conheça como o prontuário digital pode trazer esses resultados.

Maior acessibilidade

Apesar de a guarda do prontuário do paciente ser uma responsabilidade do consultório, clínica ou hospital, as informações que contêm são de propriedade do paciente, sendo um direito resguardado por lei.

Por isso, a questão do sigilo profissional deve ser plenamente respeitada e o compartilhamento dos dados entre profissionais de saúde só pode ocorrer se autorizado pelo paciente. Com um prontuário digital, esse armazenamento é ainda mais seguro.

Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) também garante ao paciente a possibilidade de requerer uma cópia integral de todas as informações e documentos contidos no seu prontuário.

No entanto, ao considerar um consultório não informatizado, nem sempre essa requisição pode ser realizada com agilidade, pois, dependendo de onde estão arquivados e da organização dos documentos, pode demorar até que os documentos sejam encontrados.

Por outro lado, com um software de prontuário, as informações estão facilmente acessíveis, permitindo que a demanda do paciente seja plena e imediatamente atendida. Com isso, você mostra a sua seriedade em cumprir as determinações da lei.

Agendamento online

Provavelmente, este é o recurso que mais impacta na satisfação do paciente. Isso porque o formato de agendamento convencional é alvo de reclamações constantes da parte deles. Principalmente porque enfrentam grande dificuldade ao tentar marcar uma consulta.

Com o agendamento online, esse problema é eliminado e o paciente passa a ter total autonomia para realizar as marcações. Para isso, necessita apenas acessar o seu site e escolher o dia e a hora desejada. Assim, você evita que a experiência dele seja afetada pela dificuldade de contato com a secretária. 

Além disso, como a tendência é de que os pacientes passem a marcar suas consultas pela internet, o número de ligações diárias diminui. Em consequência disso, a secretária passa a dispor de mais tempo para executar outras tarefas que estavam acumuladas. 

Outrossim, ao dispor de um sistema de agendamento integrado com um software médico, você conta com recursos que impactam direta e indiretamente na satisfação dos pacientes, como, por exemplo:

  • atualização automática da agenda médica do consultório;
  • automações de marketing que podem ser utilizada logo após o agendamento ou no pós-consulta;
  • envio automático de mensagens para confirmar e lembrar dos horários agendados.

Envio de lembretes e confirmação de consultas

Um problema que faz parte da rotina de um consultório médico são os buracos na agenda provocados pela ausência dos pacientes nas consultas marcadas. Isso porque, além de não comparecer ao consultório, eles tendem a não avisar antecipadamente.

Neste sentido, com um prontuário integrado à agenda médica, é possível configurar o envio de SMS para lembrar os pacientes do agendamento realizado. Apenas essa atitude é capaz de reduzir em 30% o número de faltas.

Ademais, as confirmações de consultas também pode ser enviadas como mensagens de texto. Dessa forma, caso o paciente já saiba que não poderá comparecer, ele pode cancelar o horário com antecedência.

Com isso, você tem a oportunidade de beneficiar outros pacientes que estão aguardando por um encaixe na fila de espera, o que pode causar uma boa impressão e aumentar a satisfação deles com o seu serviço.

Além disso, você diminui a responsabilidade da secretária em ter que realizar várias ligações de confirmação, além de reduzir as despesas com telefonia.

Redução nos atrasos com um prontuário eletrônico

A sala de espera é um ambiente pensado para trazer conforto ao paciente quando ele precisa aguardar para ser atendido em função de algum imprevisto. No entanto, a realidade mostra que os atrasos já fazem parte da rotina de um consultório e a recepção passou a ser um lugar estressante para os pacientes.

Ainda, esse tipo de situação tem um impacto enorme na experiência dele, pois é o primeiro contato presencial que tem com o consultório. Da mesma forma, é também o último lugar por onde passa quando o atendimento é encerrado.

Porém, com um prontuário eletrônico e uma agenda médica online, você passa a ter um controle correto do seu dia e também pode gerar relatórios para saber exatamente quanto tempo costuma dedicar a cada consulta.

Assim, você tem todas as informações necessárias para calcular um intervalo apropriado entre cada agendamento, considerando os imprevistos. Com isso, o paciente passa a ser atendido no horário combinado e a sala de espera volta a ser um espaço utilizado apenas em casos especiais.

Melhor atendimento

Um prontuário eletrônico integrado a um software médico é capaz de automatizar diversas tarefas realizadas diariamente em um consultório, o que traz impacto tanto para você quanto para os seus colaboradores.

Por exemplo, como o preenchimento dos dados do paciente é realizado de forma mais eficiente, rápida e organizada, você pode destinar toda a atenção necessária ao relato do paciente durante a consulta.

Da mesma forma, ao contar com o envio de confirmações de consultas e com o agendamento online,  tanto a recepcionista quanto a secretária passam a ter mais tempo para desenvolver um relacionamento com os pacientes que estão na sala de espera.

Ainda, a consequência disso é uma considerável melhora no atendimento prestado aos pacientes, o que passa a se tornar um diferencial do seu consultório, fidelizando e atraindo um novo público.

Enfim, atender às expectativas dos pacientes não é uma tarefa simples, exigindo dedicação e disponibilidade de todo o time. Por isso, ao implementar um prontuário eletrônico, você tem à sua disposição mecanismos necessários para aumentar consideravelmente a satisfação dos seus pacientes.

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