Hoje em dia, é muito comum utilizarmos softwares hospedados na nuvem (Prontuário Eletrônico) e serviços de armazenamento de arquivos em nuvem (Google Drive, OneDrive e outros). Basicamente, “estar na nuvem” para nós significa:
Poder acessar arquivos e softwares de qualquer lugar através da Internet
Ao procurar por um software médico, os provedores vão se deparar com duas opções: software off-line e software baseado na nuvem. Embora ambas as opções ofereçam suas vantagens e desvantagens, os sistemas na nuvem oferecem mais benefícios.
Clínicas e hospitais estão sempre se esforçando para encontrar novas maneiras de realizar o mesmo objetivo, a fim de oferecer um melhor atendimento ao paciente. Uma das maneiras é através do prontuário eletrônico baseado na nuvem. No entanto, o sistema na nuvem oferece ainda mais benefícios para uma instalação médica.
O que é realmente “estar na nuvem”? O sistema é seguro? Quais as vantagens?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja quais são as vantagens de se ter um software de prontuário eletrônico na nuvem. Vamos lá?
Antes de entrarmos mais a fundo sobre o sistema de armazenamento na nuvem, primeiro você precisa entender como funciona um software médico off-line.
Imagine que você está utilizando um software off-line em sua clínica para armazenar os registros médicos e fazer a gestão do seu negócio. Obviamente, esse software não é baseado na nuvem. Provavelmente, você comprou um CD, pagou por uma licença cara e instalou o sistema nos computadores da sua clínica. Além disso, para garantir a segurança dos arquivos, você comprou um servidor para armazenar as informações.
O sistema funciona perfeitamente e você pode até estar gostando de utilizá-lo. No entanto, o processo de armazenamento das informações é feito localmente.
É aí que entra o “problema”. A responsabilidade de manter o sistema funcionando de forma eficaz é 100% sua. Se algum problema surgir, você terá que chamar um técnico para solucionar o mesmo, o que levaria muito tempo e, obviamente, custaria dinheiro.
Este era o modelo de armazenamento de dados que muitas empresas usavam antigamente. No entanto, com o surgimento dos softwares baseados na nuvem, a estrutura física (hardware) localmente não é necessária mais para executar softwares.
Com o prontuário eletrônico na nuvem, o médico não precisa mais ser o responsável pela estrutura física (hardware) que roda o software e pelo servidor que armazena os arquivos e informações. Para explicar melhor, vamos usar o Facebook como exemplo.
Para usar o Facebook, você não precisa instalar nenhum software em seu computador. Basta acessar o site da rede social através de um navegador, criar uma conta e logar-se para fazer o uso da rede social. Da mesma forma é o software médico na nuvem.
Através de um nome de usuário e senha, você acessará do seu navegador o prontuário eletrônico e pronto, o programa está lá com os mesmos recursos de um software médico off-line, só que com recursos extras que oferecem muitos benefícios a mais.
—
E o que a sua clínica ganha com um prontuário eletrônico na nuvem? Vejamos:
Com a preocupação crescente com a privacidade e a segurança de informações confidenciais, armazenar dados na nuvem é um dos principais benefícios.
Se você depende de um software off-line para armazenar dados de pacientes e do seu próprio consultório, imagine o que poderia acontecer se você se deparasse com um incêndio, inundação ou outro desastre natural. Você pode até ter um seguro que cobre os equipamentos, mas os dados e as informações estarão perdidos para sempre.
No prontuário eletrônico baseado na nuvem, os arquivos são armazenados em um servidor seguro fora do sua clínica. E uma vez que você enfrenta desastres naturais, você ainda terá acesso aos mesmos arquivos a partir de um dispositivo novo.
Imagine que as suas férias estão acabando e você precisa se preparar para voltar para a rotina da sua clínica. O que você faz? Com os softwares locais, provavelmente você teria que ligar para a sua secretária para ela acessar a sua agenda e passar para você.
Com um sistema hospedado na nuvem, você pode não só acessar a sua agenda, mas ter o controle total da sua clínica de qualquer computador ou smartphone – apenas certifique-se de estar conectado à Internet – em qualquer hora e em qualquer lugar.
Com um prontuário eletrônico na nuvem, clínicas não são prejudicadas por custos de expansão. Se a clínica cresce, o sistema baseado na nuvem cresce com ela.
E como não há necessidade de atualizações no software, pausas inesperadas serão evitadas e o tempo médio de atendimento ao paciente será reduzido. Adicionar novas informações no sistema eletrônico é muito fácil, quase que sem esforço algum.
—
Enfim, comparando o software off-line ao prontuário eletrônico na nuvem, podemos observar facilmente que o modelo de armazenamento em nuvem é muito mais seguro, preciso e prático. Com um sistema baseado na nuvem, você também poderá otimizar os seus processos, resultando assim em um consultório mais produtivo e mais eficiente.
Ainda tem dúvidas sobre o prontuário eletrônico na nuvem? Deixe seu comentário!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment