Eu preciso mesmo de um prontuário eletrônico? Descubra!

prontuário eletrônico

Embora os prestadores de cuidados de saúde estejam fazendo progressos na adoção de softwares de prontuário eletrônico, muitos consultórios ainda parecem ser resistentes à mudança para os registros médicos eletrônicos. Na verdade, apenas 26% dos estabelecimentos de saúde utilizam o prontuário eletrônico, enquanto o restante ainda utiliza o papel como o sistema principal de armazenamento de documentos.

Como as pessoas são naturalmente resistentes a mudanças, surge a seguinte dúvida:

Eu realmente preciso de um?

A verdade é que ele é benéfico para qualquer consultório, independentemente da especialização. No entanto, muitos médicos ainda resistem à mudança para a eletrônica pela falta de informações concretas. Portanto, se você se encaixa nesse grupo que resiste, uma vez que você entender o que há de benéfico no software médico, você se sentirá confortável com a ideia de mudar para a eletrônica.

O que é o prontuário eletrônico?

Obviamente, você acha que ele é exatamente o que o seu próprio nome soa: registros médicos mantidos em um ambiente eletrônico. No entanto, quando como um dos recursos principais de um software médico completo, ele é muito mais do que isso.

Um consultório médico depende de um conjunto isolado de áreas e adquirir um software apenas para uma dessas áreas facilitará a vida de uns e complicará a vida de outros. E o prontuário médico eletrônico, como um software individual, não pode fazer quase nada por você, a não ser armazenar os seus registros médicos digitalmente.

Portanto, o ponto-chave é encontrar um software que não só oferece o recurso de prontuário eletrônico, mas também agenda eletrônica, sistema de agendamento online, módulo financeiro, módulo de marketing e outros recursos.

Um prontuário eletrônico, quando como recurso principal de um software de gestão médica, facilitará o seu fluxo de trabalho e ainda reduzirá os custos do seu consultório.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Como funciona?

Ao utilizar um prontuário eletrônico, você poderá transferir todos os seus documentos para o sistema eletrônico uma vez que o software médico foi configurado. Uma vez inserido, as informações podem ser acessadas a partir de computadores dentro do consultório ou de um local remoto, por meio de um nome de usuário e senha.

A informação sempre estará legível e os médicos vão ter acesso a todo o histórico médico disponível na ponta dos dedos ao pesquisar o nome de um paciente.

Quais são os benefícios?

Como citado anteriormente, a função de prontuário eletrônico quando como recurso de um software médico não só é capaz de fazer você parar de perder tempo com a gestão de papéis, como muitos pensam. Os benefícios de adotar um prontuário eletrônico completo vão muito além disso. Aqui estão alguns:

  • Acessibilidade. Com um prontuário eletrônico, os médicos e funcionários têm acesso quase que instantaneamente aos registros médicos de seus pacientes, o que permite uma melhor preparação para o atendimento.
  • Segurança do paciente. Um benefício óbvio do prontuário eletrônico é a legibilidade. Embora piadas sobre a grafia dos médicos sejam comuns, a verdade é que a escrita ilegível vem causando muitos erros médicos. O prontuário eletrônico soluciona esse problema através do seu recurso eletrônico de prescrição de remédios. O software também alerta os médicos sobre medicamentos contraindicados para um paciente em específico.
  • Relacionamento com o paciente. À medida que um consultório adota um prontuário eletrônico e facilita o acesso e registro de informações por via eletrônica, o atendimento irá, naturalmente, ser mais eficiente e simples – liberando os médicos para passar mais tempo interagindo com seus pacientes.

Mas enfim, você precisa de um prontuário eletrônico?

Um software de prontuário eletrônico completo torna a experiência de saúde do paciente ainda melhor, tornando as informações importantes mais acessíveis ao médico. Ele também reduz os erros médicos, melhora o relacionamento entre médico-paciente e ainda oferece ferramentas para que você consiga atrair mais pacientes e, consequentemente, dobrar o seu faturamento. Você ainda tem dúvidas se precisa de um prontuário eletrônico?

E aí? Viu como um sistema completo de prontuário eletrônico pode melhorar o fluxo de trabalho dos seus funcionários e ainda reduzir os custos do seu consultório? Ainda tem alguma dúvida sobre o sistema? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.