Usar a psicologia no marketing é uma estratégia que já vem sendo utilizada por todos os setores, numa tentativa de atrair clientes e consumidores. As ações de marketing já não são mais nenhuma novidade, no entanto, elas se modificam com o passar do tempo, acompanhando as tendências da sociedade.
Um exemplo disso é o marketing digital, que surgiu graças à grande adesão dos dispositivos móveis pela maior parte da população. Independente das alterações, a ideia é sempre a mesma: se sobressair entre as concorrências e conseguir atingir o público, segurando os clientes e consumidores já antigos e conquistando novos.
Para que esse objetivo principal seja alcançado, as estratégias de marketing, na maioria das vezes, são baseadas em fundamentos da psicologia. Por mais estranho que isso possa parecer, faz todo o sentido. No entanto, quase ninguém percebe, pois as pessoas já estão acostumadas a conviver com essas estratégias, e não se dão conta de que são baseadas em princípios da psicologia, justamente para afetar o inconsciente dos consumidores.
Se for parar para pensar, essa combinação de marketing com a psicologia tem fundamento. Se não fosse assim, os anúncios e propagandas não surtiriam tanto efeito no intelecto das pessoas, atraindo-as para consumir cada vez mais.
Na prática: as cinco principais estratégias da psicologia que são utilizadas nas ações e campanhas de marketing
1 – Apelo visual
Uma das principais estratégias de marketing de um estabelecimento é investir no visual, principalmente externo, ou seja, as fachadas. Isso porque uma boa aparência chama a atenção de qualquer pessoa, e ainda, passa a impressão de maior qualidade, apesar de uma coisa não ter nada a ver com a outra.
Aqui se justifica o velho ditado, de que as pessoas escolhem o livro pela capa, e é verdade. Por isso, por mais que isso possa parecer sem sentido, uma estrutura bem feita, uma pintura nova chama a atenção dos consumidores porque o apelo visual está diretamente relacionado com o psicológico, que tende a ser seduzido por um visual melhor.
2 – Cores
Outra estratégia de marketing que também utiliza os princípios da psicologia é a escolha das cores que serão utilizadas no espaço. Os estudos dos grandes psicológicos já mostraram que as cores causam diferentes sensações no inconsciente das pessoas. Sendo assim, os diferentes pontos comerciais utilizam desse estímulo para atrair seu público, utilizando as cores que lhe convém.
Um bom exemplo disso são as cores claras e mais suaves, utilizadas geralmente em consultórios médicos. As cores mais leves, como o branco, o marfim, e as versões do rosa, verde e azul claros, passam a sensação de calma e tranquilidade, por isso, são utilizadas para acalmar os pacientes que possam se sentir com medo e apreensíveis com as consultas médicas.
3 – Psicologia e Comunicação
Essa ação nem sempre é vista como uma estratégia de marketing, mas faz parte e faz toda a diferença na hora de conquistar seus clientes. Por mais que você ofereça um serviço de qualidade, tão bom igual a outra clínica concorrente, se a outra oferecer uma boa comunicação com o paciente enquanto a sua se limitar a conversar com ele apenas durante a consulta, ele provavelmente escolherá a clínica concorrente.
Isso acontece porque através de um relacionamento mais próximo, os pacientes se sentem mais importantes, ou seja, eles sentem a preocupação que você sente por eles. Esse desejo de se sentir importante também está diretamente relacionado com o psicológico, e por isso, ele vai preferir frequentar a clínica que pareça ser mais amigável para ele.
4 – Preço
Essa estratégia nem sempre significa abaixar os preços de maneira significativa. Na maioria das vezes, a diferença de centavos já faz com que o paciente escolha a sua clínica ao invés de outra.
Por exemplo, ao invés de colocar o preço de R$50,00, experimente colocar R$49,90, ou ainda R$49,50. Você verá que a pouca diferença de centavos vai chamar mais a atenção dos clientes. Essa estratégia não é à toa, e está ligada também ao inconsciente dos seus pacientes. Isso acontece porque o cérebro tende a levar em consideração a primeira informação que ele enxerga. Dessa forma, se ele vir o número R$49,90, ao invés de R$50,00, automaticamente ele será atraído pelo preço “mais barato”.
5 – Divulgação da marca
Por fim, outra estratégia que está diretamente associada com as questões da psicologia, é a divulgação da marca. Isso se mostra nas ações que os estabelecimentos investem para divulgar cada vez mais a sua marca nos diferentes meios. No caso das clínicas, nas listas telefônicas, banners, faixas e cartões de visita.
O princípio dessa ação se baseia no pensamento de que: quanto mais visto, mais será lembrado. Assim, de fato acontece. Inconscientemente, os pacientes escolherão, na hora da necessidade, a clínica mais conhecida, portanto, se a sua investe nessas estratégias, tem chances de atrair cada vez mais pacientes.
Na era digital, o profissional de saúde não pode ficar fora da internet e negligenciar o marketing do consultório. Mas é complicado falar em gestão estratégica, quando o médico, além de realizar os atendimentos, ainda tem que administrar as finanças e os funcionários da clínica.
Uma maneira de resolver este dilema é usar a tecnologia como aliada e centralizar todos os processos estratégicos e administrativos da gestão do seu consultório em um só lugar: no software médico.
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