Com o desejo de conseguir mais pacientes, muitos profissionais de saúde concentram seus esforços de marketing médico apenas na atração de pacientes. Contudo, se não eles não forem fidelizados, dificilmente retornarão ao seu consultório.
Por isso, você precisa desenvolver estratégias de atração e fidelização de pacientes em conjunto. Caso ainda não esteja convencido, preparamos este artigo explicando o impacto dessas ações e também listamos algumas ferramentas eficientes para que os resultados sejam satisfatórios.
O advento da tecnologia mudou a forma como as pessoas adquirem um produto ou serviço. Agora, além da qualidade, elas também esperam ter uma boa experiência e buscam se relacionar com as empresas.
Além disso, com um número cada vez maior de usuários, a internet concedeu poder ao consumidor, pois não admitem mais serem enganados por uma oferta ou por um produto de má qualidade.
Caso seja necessário, utilizam as redes para expressar sua indignação, avaliar negativamente a empresa e contraindicar os seus serviços.
Por esta razão, é mais que necessário se preocupar com a fidelização dos seus pacientes. Além da garantia da recorrência nas consultas, você desenvolve uma base estável, mantendo a sua lucratividade.
Outrossim, um paciente satisfeito se torna um promotor do seu consultório, recomendando os seus serviços de forma direta, ao indicar para amigos e familiares, e indireta, ao fazer boas avaliações na internet.
No entanto, para que isso ocorra, você deve oferecer uma excelente experiência para o paciente, que se inicia no agendamento da consulta e não tem data para acabar. Afinal, a palavra-chave para fidelização é recorrência.
Ainda, para que essas ações tenham bons resultados, a consulta precisa ser satisfatória para o paciente, o que envolve bom atendimento, confiança na sua capacidade e experiência, e reconhecimento do seu valor como profissional.
Diferente do que muitos imaginam, o marketing médico não se resume a criar e espalhar diversas propagandas sobre um profissional de saúde, mas sim desenvolver diversas estratégias para comunicar, se relacionar e entregar valor para o paciente.
Assim, o marketing é uma ferramenta tanto para captar novos consumidores quanto para fidelizar aqueles que já contratam os seus serviços. Porém, existem inúmeras estratégias que podem ser realizadas para esse fim.
Neste sentido, para que você crie ações assertivas, é necessário que conheça a sua persona, ou seja, as características mais comuns entre os seus pacientes. Dessa forma, você sabe como eles se comportam e quais são as suas preferências.
Com essas dados em mãos, é possível desenvolver estratégias específicas para esse perfil, causando um forte impacto positivo nos seus pacientes.
No entanto, além de identificar a sua persona, você também precisa fazer uma análise minuciosa de todos os processos realizados no seu consultório. Caso eles ainda não tenham sido mapeados, comece a fazê-lo.
Apenas com esse levantamento é possível encontrar os erros no seu atendimento, na organização dos documentos, no agendamento de consultas, os problemas na sala de espera, entre outros.
Talvez você se pergunte: o que isso tem a ver com as ações de fidelização? Tudo. De nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing, se a sua prestação de serviços não é bem avaliada pelo paciente.
Então, ao cumprir essas etapas, você precisa conhecer as ferramentas que têm a sua disposição para alcançar o seu paciente. Vamos a elas.
Embora seja uma estratégia realizada há muito tempo, o e-mail marketing continua sendo eficaz, tanto para atrair quanto para fidelizar os pacientes. O uso desta ferramenta no consultório dá mais visibilidade ao seu trabalho e fortalece o seu relacionamento com os pacientes.
No entanto, essa prática deve ser feita com equilíbrio e prudência, senão poderá causar efeito contrário. Provavelmente, você ainda recebe diariamente e-mails de uma mesma empresa, contendo apenas propaganda dos seus produtos.
Geralmente, esse tipo de estratégia incomoda as pessoas, fazendo com que elas deixem de abrir as mensagens. Esse é o comportamento que você precisa evitar ao iniciar a sua estratégia.
Quando as ações de e-mail marketing são focadas em fidelização, você já possui o perfil dos pacientes e sabe quais informações ele gostaria de receber e os temas que despertam o seu interesse. Desse modo, a sua comunicação é mais assertiva, trazendo melhores resultados.
Ademais, o e-mail pode ser utilizado para enviar lembretes de consultas, confirmações e remarcações, felicitações de aniversários, disparo de pesquisas de satisfação, entre outros. Todas essas ações fortalecem a sua relação com os pacientes.
Entretanto, o sucesso de um bom e-mail depende do seu conteúdo. Afinal, um texto ruim ou desinteressante pode até afastar os pacientes. Então, compartilhe informações importantes e escreva textos de qualidade.
Neste sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia que pode complementar as ações de e-mail marketing, pois consiste na produção de conteúdos que informem, mas que também encantem os leitores, aprimorando a experiência deles com uma marca ou empresa.
Outrossim, essa estratégia é um dos pilares de qualquer campanha de marketing médico. Isso porque é capaz de fortalecer sua presença digital, melhorar a sua autoridade, educar as pessoas e fidelizar os pacientes.
Ainda, em um consultório médico, o marketing de conteúdo pode ser feito a partir da criação de um blog. a elaboração de artigos sobre a área de saúde, divulgação e o compartilhamento deles.
No caso do e-mail marketing, você pode fazer envios periódicos dos seus artigos direto para a caixa de entrada dos seus pacientes. Assim, ele se sentirá lembrado e, além de repassar o seu artigo, tende a ser fiel aos seus serviços.
Os anúncios são uma das maneiras mais eficazes para que as suas ações de marketing alcancem o seu público. Isso porque permite a criação de campanhas personalizadas e segmentadas para as características dos seus pacientes.
Embora haja a necessidade de realizar um investimento, você tem o total controle desse custo e consegue calcular diariamente o retorno real sobre o valor investido. Atualmente, as duas principais maneiras de anunciar na internet são o Google Ads e o Facebook Ads.
O Google Ads é uma ferramenta do Google para a compra de espaços publicitários na página de resultados do buscador, nos sites parceiros da empresa e no YouTube. Além da grande visibilidade, outra vantagem é que você só paga se alguém clicar no seu anúncio.
Já o Facebook Ads funciona de modo diferente. Nesse sistema, você pode anunciar nas redes sociais que fazem parte do grupo, como o próprio Facebook e o Instagram. No entanto, as campanhas são baseadas nos objetivos dos anúncios, nos interesses e dados das pessoas.
Ainda, em uma estratégia para fidelizar pacientes, o Facebook Ads pode ser mais assertivo, pois você já tem um objetivo definido e conhece as preferências e comportamentos daqueles que deseja atingir.
Então, já entendeu a importância de executar estratégias de marketing médico para manter a sua base de pacientes? Com a leitura deste artigo, você tem todas as informações que precisa para iniciar as suas ações.
Porém, não se esqueça que a experiência do paciente com o seu atendimento é determinante para o sucesso de qualquer campanha de marketing.
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