As redes sociais, além de proporcionarem uma excelente projeção para sua marca, se tornaram um excelente meio de vendas, permitindo projetar seus produtos para milhares de pessoas de forma quase que instantânea. Esse universo só vem crescendo e se aprimorando, equipado das mais diversas mídias sociais e ferramentas. Você já explora esse recurso da forma correta?
Como começar a usar as redes sociais?
Talvez a principal dúvida de alguém é: como começar? Independente do perfil da sua empresa, ela sempre terá espaço nas redes sociais! Isso mesmo! É muito importante que você já tenha estabelecido como será feita a comunicação com seus clientes.
Essa forma de se comunicar deve ser próxima à forma que você se comunica, seja pessoalmente ou através do contato direto com seu cliente no ambiente de trabalho: reuniões, e-mails, visitas. O mais importante é ter consistência na forma de se comunicar e claro, humanidade! O cliente se sente muito mais acolhido quando sente que está falando com uma pessoa de verdade. E quem não gosta, não é mesmo?
O primeiro passo para começar é muito simples: criar um e-mail que será o principal para as redes. Evite usar o seu e-mail pessoal, de trabalho ou até mesmo de algum outro setor da sua empresa. É importante criar esse e-mail para que você tenha o controle de tudo que está acontecendo com as suas mídias.
Para quem estou falando e onde estou falando.
Ao criar suas mídias, o mais importante é saber para quem você está falando. Lembra da persona da sua empresa? Então! É para ela que você vai falar! Tudo vale nas redes sociais, mas lembre-se: se sua empresa é muito formal, talvez utilizar memes não seja a melhor das opções pois, além da mensagem que você quer passar não ser entregue, as pessoas podem não ver com bons olhos.
Escolher a rede social é muito importante. Você vai se comunicar de forma diferente em cada uma delas, mesmo que a informação que você quer passar seja a mesma.
Conheça as redes sociais
TWITTER:
O Twitter é uma excelente rede social para mensagens mais rápidas e uma comunicação mais direta. Por permitir apenas 280 caracteres por postagem, o Twitter pode ser ótimo para espalhar suas novidades, chamadas de artigos do seu blog ou até a comunicação com seus clientes! As mensagens diretas, ferramenta da rede, permite que você entre em contato diretamente com o seu cliente pela plataforma, fazendo o direcionamento para o canal correto caso seja necessário.
Além de tudo isso, o uso das hashtags # permitem acompanhar os assuntos que estão bombando na sua cidade, país ou até no mundo inteiro! Quer acompanhar as tendências? Pois bem, o Twitter pode ser um excelente saída!
FACEBOOK:
Muito se falou de um possível declínio do Facebook. Mas será que ele está caindo em desuso mesmo? De forma alguma! Você deve se lembrar que nos anos 2000, a rede social mais utilizada no Brasil era o Orkut. Depois que ele acabou, o Facebook era, inicialmente, a única rede social utilizada por todos para os mais diversos motivos: blog, arquivo de fotos, paquera, encontrar amigos que você não via, grupos e até para jogos ela era utilizado.
Com o surgimento e aprimoramento de novas redes, focando em atividades específicas e com novas funcionalidades, a interação do usuário diminuiu em alguns segmentos, mas eles nunca pararam de usar. As empresas mudaram a forma como conduzir a comunicação, lançando mão de estratégias mais comerciais, trazendo conteúdos relevantes e divulgando outras redes, como blogs,etc.
Uma mudança muito importante no uso da plataforma foi a transição de feed cronológico para aquilo que é mais relevante para você, o algoritmo. Antes, você via de forma cronológica o que era postado por suas conexões. Isso quer dizer que quanto mais amigos e mais páginas curtidas tinha, mais conteúdos apareciam e, eventualmente, alguns não te interessavam.
Com o uso do algoritmo, a engenharia da plataforma consegue te mostrar o que é mais relevante para você de acordo com o que você tem curtido e com o seu uso. Mas onde isso impacta? Bom, se você está postando e não está tendo uma boa visualização, talvez seja hora de investir. Isso quer dizer que você irá pagar para que o alcance do seu post seja maior, atingindo mais pessoas de forma relevante e atrativa para seu negócio.
Instagram:
Talvez o grande queridinho de todo o mundo. O Instagram nasceu em 2010 e, 10 anos depois, está nas top 5 redes sociais que mais bombam ao redor do globo! Conhecido pelo seu compartilhamento de fotos e vídeos, o instagram começou pequeno, sendo possível apenas compartilhar fotos e adicionar filtros a elas. O tempo passou e hoje é possível até fazer vendas com o aplicativo.
É no instagram que os influenciadores digitais tem seu maior meio de projeção, lançando marcas, produtos e fazendo propagandas para outras empresas. Lembra das propagandas na TV com celebridades? Pois é, elas não morreram, muito pelo contrário, apenas estão em plataformas diferentes e as celebridades são outras, com uma audiência ainda maior.
YouTube:
O YouTube, também dentro das top 5 redes sociais mais utilizadas, se tornou um verdadeiro sonho de muita gente. Isso mesmo! A facilidade de postar vídeos na plataforma permitiu que inúmeras pessoas pudessem compartilhar seus talentos, gostos e hobbies, criando uma verdadeira comunidade de influenciadores de peso.
Pesquisas de mercado tem mostrado que mais de 60% dos consumidores adquirem um produto após terem visto um vídeo sobre ele no YouTube. Isso gera uma verdadeira plataforma de influência digital e, nos moldes atuais, pessoas já estão até se educando através de canais na rede social! Se sua empresa tem algo a ensinar, talvez o YouTube seja uma excelente rede social para dar o start nesse processo, sem contar com a possibilidade de colocar seus vídeos do YouTube dentro do seu blog.
Se você tem interesse em saber como criar e ter sucesso no YouTube, dê uma conferida do YouTube Creators, uma plataforma criada para acompanhar nos seus primeiros passos de criação.
Como utilizar as redes sociais de forma correta
Agora que você já conhece as redes sociais e já escolheu o seu canal preferido, é muito importante que você saiba como utilizá-lo. Vamos lá:
- Tenha um perfil profissional: não se esqueça que existe uma grande diferença do seu perfil pessoal e do perfil de sua empresa! Certifique-se de que você está no perfil certo e de manter a mesma forma de comunicação sempre. Por mais que seja recomendado adicionar um pouco de pessoalidade na rede, tenha cuidado para não fugir demais do lado profissional e perder a credibilidade.
- Cuidado: não devemos nos esquecer nunca de que a rede social da empresa é da empresa, e não sua! Cuidado com o que você curte, compartilha e comenta! Repita sempre o mantra “esse perfil é empresarial!” Se você achou algo legal e quer compartilhar no seu perfil pessoal, tudo bem! Mas faça no seu perfil.
- Tenha um plano de gestão de crise: pode ser que você encontre algum perfil mais hostil ou até mesmo um cliente insatisfeito online. Nesse momento, a primeira coisa a se fazer é: entender se o problema é daquele usuário ou de vários, responder de forma cordial e assertiva, nunca prometer a resolução de um problema quando você ainda não sabe quando ele vai ser resolvido e jamais apagar comentários. Mantendo os comentários e respostas a eles, você também está informando futuros clientes de que você já está ciente do problema e já está atuando para resolvê-lo.
E agora?
Agora que você já tem as dicas iniciais, é só se jogar! E lembre-se, usar as redes sociais requer responsabilidade e muita atenção aos números.