O resultado não saiu como o esperado para o paciente da minha clínica estética: o que fazer?

clínica estética

Uma clínica estética pode enfrentar uma situação constrangedora se o cliente não ficar satisfeito com o resultado de um procedimento. Apesar de ser complicado pensar na melhor forma de lidar, é preciso estar preparado. Nesse artigo listamos o que você deve fazer para conduzir a situação e encontrar uma solução o mais depressa possível.

Jamais levante a voz na clínica estética, tenha empatia e admita erros

Essa regra simples deveria ser empregada em qualquer situação de desconforto entre duas pessoas. Como você sabe, há clientes diferentes, com perfis que podem variar daqueles que simplesmente não vão aparecer mais na clínica até aqueles que acreditam que a melhor saída é armar um escândalo. Esse último caso é um problema para a clínica estética, pois eles desejam justamente ferir a imagem da empresa.

O profissional deve ser, então, frio e paciente. Não pode jamais erguer a voz, a fim de que se acalmem os ânimos do paciente. Ele abaixará o tom quando perceber que é o único a gritar. E, se isso não acontecer, você deve manter a postura. Qualquer um que presencie a cena o terá como uma pessoa equilibrada e que dificilmente é um mau profissional.

Um dos maiores erros de abordagem é o confronto, quando o profissional já parte da hipótese de que está certo. Mas a melhor maneira de lidar com a situação e esfriar o clima é fazendo o oposto. Por mais que o cliente seja difícil, parta da ideia que o erro foi seu ou da clínica estética.

Isso não significa que você irá ceder às opiniões do cliente, pois a abordagem é apenas para “entrar” na visão dele. Depois de ouvi-lo, você estará mais apto a argumentar em sua defesa. Assim, será mais fácil descobrir se você errou mesmo para oferecer soluções ao paciente. Ele deve se sentir compreendido, portanto, utilize a razão e o profissionalismo.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ainda que a rusga se dê num ambiente profissional, você sabe que, na prática, é uma discussão comum. E, como o ser humano aprecia quem admite o erro, você deverá fazê-lo. Não somos perfeitos, e por isso não há nenhum problema de assumir a culpa. Longe de ser uma vergonha, esse ato é corajoso, honesto e sincero. O paciente pode até ficar do seu lado, pois verá sua humanidade.

Pedir desculpas é um caminho fácil para oferecer soluções. Busque uma forma de compensação que agrade seu cliente. Muitos profissionais, quando passam por esse problema, oferecem descontos ou gratuidade em pacotes de serviço da clínica estética.

Se o erro for do paciente, esclareça-o

Você não deve se sentir ressentido se o erro for do cliente. Isso pode levar o profissional a adotar uma postura arrogante. Uma comunicação bem feita ajuda a resolver os problemas mais rapidamente. E, nesse sentido, saiba usar os recursos linguísticos da melhor forma para esclarecer o porquê do resultado.

Depois de ouvir o que ele tem a dizer, ter empatia, e notar que o erro foi dele, explique cada pormenor do questionamento. Para fazê-lo compreender o seu erro, não deixe nenhum ponto levantado por ele sem resposta. Use uma linguagem que ele entenderá facilmente. Se você tiver sucesso nisso, ele provavelmente se desculpará.

A comunicação é a melhor ferramenta para resolver esse problema enfrentado por uma clínica estética. Para mais soluções para seu negócio, continue lendo nosso site!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.