Saiba porque a localização é determinante para o centro clínico

A localização de uma empresa é importante independentemente do setor em que atua. Isso influencia diretamente na venda dos produtos ou serviços. Nos casos de um centro clínico, existem diversos fatores que irão interferir no desempenho do negócio.

Ao analisar esses fatores em conjunto, você consegue estabelecer a probabilidade de sucesso do centro clínico. Nesse artigo, iremos mostrar para você o básico sobre localização. Leia para descobrir o que é importante na descoberta do ponto ideal.

Público-alvo e Fluxo interno

A filtragem do público é fundamental para escolher a região onde você instalará o negócio. Você precisa ter dados demográficos para saber como o cliente se deslocará ao consultório. Por exemplo, se a renda dele for alta, a empresa deve estar numa região sofisticada. Se o público, ao contrário, for composto de pessoas simples, a região deve ser simples. Se ele possui carro é preciso investir em estacionamento. Já se ele se desloca de ônibus, isso não será necessário.

O ponto deverá ter áreas de fluxos internos que estejam relacionadas à sua especialidade. Por exemplo, se o pós-clínico afeta física ou mentalmente o paciente, o fluxo de transição dentro do centro clínico deve ser muito bem pensado. Em certos casos, se o paciente que chega para realizar um procedimento encontrar outro que sai do mesmo procedimento, há tangibilidade negativa. Isso afeta o paciente, de modo que você pode até perdê-lo, sem saber por quê.

Posicionamento em relação ao sol e arredores do centro clínico

Poucos se lembram da importância da incidência do sol sobre o centro clínico. Se ele recebe o sol da tarde, você precisará gastar mais com ar condicionado e cortinas especiais. Já com os lugares com pouca incidência, voltados para o sul, acontece o contrário. Pense sobre a região em que você vive. Se o centro clínico estiver em locais mais frios, como no Sul do Brasil, o gasto será, então, com aquecedores.

Saber o que há ao redor do centro clínico também é de suma importância. Imagina instalar uma clínica pediátrica sem analisar esse quesito, e, quando iniciar os serviços, descobrir que há uma sex shop do outro lado da rua? Ou instalá-lo em um ambiente de trânsito caótico, quando se atende pacientes com enxaqueca ou estresse?

Pense na especialidade e liste todos os estabelecimentos dos quais você deve fugir. É certo que você precisa ficar longe de delegacias de polícia, presídios, funerárias e outros vizinhos indesejáveis.

Depois de avaliar os requisitos acima, você deve considerar a estrutura do ambiente. Se você optar por um bom estabelecimento, não estará gastando mais. Pelo contrário, isso gera economia de recursos, pois não haverá gastos com reformas ou construções, que custarão mais alto.

Além disso, avalie se seu estabelecimento precisa de alta visibilidade ou baixa. Isso dependerá da sua especialidade. Em alguns casos, é importante investir numa boa fachada, com boa estrutura e num local evidente. Em outros, o local pode estar “escondido”. Como a localização é o ponto mais fácil de perder dinheiro, dê muita atenção às nossas dicas. Para ter mais ajuda para seu negócio, leia outros posts do nosso site. Há muito mais informação que irá lhe ajudar!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: