Está chegando ao mercado, abrindo sua clínica médica, começando em uma cidade nova ou simplesmente precisando aumentar o número de atendimentos? Conheça dicas de marketing para tornar-se mais conhecido e receber mais pacientes.
Dicas de marketing para sua clínica médica
A internet e as redes sociais estão em todo o lugar, por isso não seria diferente com sua clínica médica. Estar presente nas redes é uma forma eficiente de marketing, pois, além de divulgar, aproxima você do seu paciente, inclusive daquele futuro, que ainda não o conhece.
Por isso, nada como entrar de vez nessa era digital. Caso você já não tenha um site ou blog, é esse o momento. E também de estar presente em uma rede social de acordo com o seu público, o que oferece múltiplas vantagens.
Ainda está em discussão no Conselho Federal de Medicina quais informações de contato podem estar presentes em redes sociais, como telefone e endereço, para evitar a autopromoção, mas é possível oferecer formas de contato por mensagem.
Os conteúdos do seu site ou blog podem ser vinculados na rede, criando um lugar a mais de divulgação de conhecimento vinculado à sua clínica médica, assim como os profissionais envolvidos, caso não seja só você.
Registros e especialidades são permitidos, o que não pode é publicar informações como “o melhor serviço” e similares, além de prometer resultados garantidos.
Os artigos médicos que você já produz podem ser disponibilizados e também textos voltados para pacientes, abordando problemas e dúvidas entre as mais recorrentes que você costuma ouvir. As pessoas costumam buscar informações na internet, então seja você a fonte de informação confiável que elas precisam.
Estar on-line também permite contato diferenciado, por e-mail, redes sociais ou comentários, que vão aproximar você muito mais do seu paciente, melhorando sua relação e o grau de confiança.
Ferramentas extras, como e-mail marketing e um bom software de gestão, que conecta a agenda, o prontuário e todas as informações do seu paciente, tornam essa relação ainda mais viva.
É o que faz o iMedicina, que permite tudo isso e muito mais, com módulos extras que se complementam e oferecem uma solução completa, inclusive com criação de sites e blogs, e tudo dentro dos padrões éticos e determinações do CFM.
Usando a tecnologia adequada, você pode direcionar para os pacientes textos conforme o seu interesse utilizando uma mesma tag. Por exemplo: #diabetes, #obesidade, ou ainda fazer filtros por idade, sexo, o que você quiser.
Além de conteúdo informativo, é possível enviar saudações, parabéns, desejos de felicidades em datas especiais e também lembretes sobre retornos, consultas e necessidades de exames. Tudo isso, aliado ao retorno que você dá, é marketing de relacionamento.
Boca a boca on-line: sua clínica médica nas redes
As pessoas sempre falam sobre como são atendidas e indicam profissionais que as trataram bem, resolveram seus problemas, são atenciosos. Quando alguém é bem atendido, gosta de contar. E isso também acontece na internet.
A boa nova é que é bem mais fácil fazer chegar informações sobre sua clínica médica usando a internet. Além de indicações de lugar, o conteúdo que você gerar pode ser curtido e compartilhado, difundindo seu conhecimento e fazendo com que mais pessoas o procurem.
Saber se amigos também a conhecem é um diferencial para seus futuros pacientes, pois é possível pedir indicações e depois curtir e indicar também, marcando amigos nas postagens interessantes. O mesmo com os e-mails de divulgação de artigos ou links do seu blog.
Mensuração de resultados do marketing de sua clínica médica
Medir os resultados do marketing aplicado em sua clínica médica é muito fácil. Um bom software permite geração de relatórios em que são avaliadas diversas variáveis, como acessos, preferências, e posteriormente o retorno, ou seja, quem chegou por meio das ferramentas aplicadas. Usando as tags, a mensuração fica ainda mais ágil.
Outra possibilidade com total controle nos resultados é a ferramenta do Google de links patrocinados para divulgar sua clínica médica e torná-la mais presente e melhor posicionada nas buscas na internet. Com termos e palavras específicos, é possível melhorar muito sua presença na web.
No final, será possível saber quem acessou mais seus conteúdos tanto entre seus pacientes como qual público que ainda não chegou até você tem mais interesse em cada tema.
Você pode saber qual a faixa etária, o sexo e até mesmo as regiões de onde mais vêm cliques para seu site, blog ou rede social, e quais os canais de divulgação estão funcionando melhor.
Vamos recapitular as dicas?
1. Crie ou invista em um site ou blog para sua clínica médica;
2. Cadastre sua clínica médica em uma rede social;
3. Gere conteúdo de interesse de sua área médica para esses canais;
4. Utilize um software de gestão que faça cruzamento de informações;
5. Compartilhe os textos com os interessados
6. Envie mensagens festivas e lembretes;
7. Mantenha diversas formas de relacionamento em aberto;
8. Não basta estar presente, tem que se envolver;
9. Gere relatórios para conhecer seu público;
10. Faça a análise do que funcionou bem e o que pode melhorar.
Gostou das dicas sobre marketing para sua clínica médica? Então continue por aqui para descobrir ainda mais oportunidades.