Ter um site é um dos requisitos fundamentais para quem quer ter uma estratégia de marketing médico bem-sucedida. Entretanto, essa plataforma deve ser bem estruturada para alcançar os resultados esperados.
Criar a sua presença digital requer muito mais do que apenas a disponibilização de um domínio na internet. Neste post, vamos contar o que você deve observar para avaliar a efetividade do seu site.
Siga o passo a passo para descobrir se o seu site tem potencial de atrair e fidelizar pacientes. Acompanhe para saber mais.
O marketing médico é o conjunto de ações que tem por objetivo captar novos pacientes e fidelizá-los. É por essência uma estratégia de relacionamento que ajuda você a se consolidar como referência da sua área de atuação.
Esse tipo de ação deixou de ser uma tendência entre as clínicas médicas mais avançadas e se tornou praticamente uma obrigação. Principalmente, em grandes centros como Minas Gerais e São Paulo, onde há uma concorrência entre especialidades muito mais acirrada.
Investir em ações de marketing pode fazer com que você chegue a um novo patamar de carreira. Por meio dessas táticas, é possível:
Os resultados são ainda melhores quando elas são integradas com um software de prontuário eletrônico. Isso acontece porque nestes casos é possível acompanhar o fluxo de pacientes de ponta a ponta, gerando dados para análise e otimização do negócio.
Agora que você já entendeu a importância das ações de marketing médico, fica mais fácil compreender o papel do site dentre o seu planejamento.
Saiba que essa plataforma atuará como a principal porta de entrada dos seus pacientes. Por isso, deve estar muito bem estruturada para que não haja falhas.
Quem já tem um site criado pode seguir um passo a passo para avaliar a efetividade dele. Cheque esses pontos:
Todo médico deseja ter um site bonito para divulgar entre os seus pacientes. Contudo, ter um layout efetivo vai muito além de atender o seu gosto pessoal. Está ligado, na verdade, a um conjunto de fatores que compõem o design da plataforma.
Um bom webdesign atenta-se a pontos como:
Viu como a lista é grande!? Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, em um bom site médico nenhuma decisão de layout é tomada apenas em atenção aos desejos pessoais.
Todas as escolhas listadas acima são feitas com base em conhecimento técnico e visam fazer com que o site tenha um resultado estético agradável, mas que, antes de tudo, seja eficiente no que se propõe.
De nada adianta ter um site com inúmeras páginas e muito conteúdo postado se as pessoas não entendem o que você está falando.
Tenha em mente que o seu site será acessado por pacientes e não por profissionais da saúde. Logo, a linguagem técnica deve ser deixada de lado.
Evite o uso de termos médicos e busque traduzir essas informações para os seus pacientes. Lembre-se das dúvidas que eles apresentam no consultório e comece a esclarecê-las de maneira simples e objetiva.
Quanto mais claro você for, mais as pessoas entenderão o que você quer passar. Logo, há uma chance maior delas começarem a perceber você como referência na sua área.
Você já ouviu falar de storytelling? Essa técnica nada mais é do que a arte de contar uma história por meio da criação de conteúdo.
O storytelling é uma tática muito empregada no marketing médico, pois ajuda os usuários a entenderem as narrativas com mais facilidade.
Basicamente, essa ação permite que você construa uma história com início, meio e fim no site.
Colocando isso em termos práticos, é como se o usuário pudesse ter conhecimento do problema, das suas implicações, de como tratá-lo e encontrasse seus contatos como alternativa viável para isso.
Releia as informações do seu domínio e cheque se elas têm conexão entre si. Se houver mais de uma página, verifique se as informações entre elas são coerentes e permitem uma sequência lógica de leitura.
Já falamos anteriormente que as chamadas para ação, também conhecidas por CTAs, são essenciais para que o site médico dê resultado.
Isso acontece porque esse tipo de domínio deve servir como porta-de-entrada dos seus pacientes. É como se fosse a sua sala de espera virtual.
Cabe aos botões de CTA fazer com que os pacientes transitem pela sala de espera e cheguem a agendar consultas e procedimentos de fato.
O ideal é que as principais CTAs do seu site sejam voltadas para a marcação de consultas. Se isso for feito por meio do agendamento online, é melhor ainda.
Há ainda a possibilidade de usar as chamadas para ação para estimular que as pessoas:
Neste artigo, listamos 4 pontos essenciais para assegurar que o seu site está sendo efetivo para a sua estratégia de marketing médico. Caso você tenha se identificado com dois ou mais problemas, é a hora de melhorar o seu domínio.
Uma boa alternativa para isso é contratar softwares médicos que tenham o módulo de relacionamento. Isso aumentará sua capacidade de ganho a longo prazo e levará o seu consultório a um outro nível financeiro.
O iMedicina é líder em ações de marketing médico. Fale com um consultor e entenda como podemos ajudar você a atrair, atender e fidelizar pacientes.
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