Marketing

Como saber se o meu site tem uma boa estratégia de marketing médico?

Ter um site é um dos requisitos fundamentais para quem quer ter uma estratégia de marketing médico bem-sucedida. Entretanto, essa plataforma deve ser bem estruturada para alcançar os resultados esperados.

Criar a sua presença digital requer muito mais do que apenas a disponibilização de um domínio na internet. Neste post, vamos contar o que você deve observar para avaliar a efetividade do seu site.

Siga o passo a passo para descobrir se o seu site tem potencial de atrair e fidelizar pacientes. Acompanhe para saber mais.

Por que fazer marketing médico?

O marketing médico é o conjunto de ações que tem por objetivo captar novos pacientes e fidelizá-los. É por essência uma estratégia de relacionamento que ajuda você a se consolidar como referência da sua área de atuação.

Esse tipo de ação deixou de ser uma tendência entre as clínicas médicas mais avançadas e se tornou praticamente uma obrigação. Principalmente, em grandes centros como Minas Gerais e São Paulo, onde há uma concorrência entre especialidades muito mais acirrada.

Investir em ações de marketing pode fazer com que você chegue a um novo patamar de carreira. Por meio dessas táticas, é possível:

  • captar novos pacientes;
  • fidelizar os antigos;
  • parar de depender de convênios e aumentar o número de agendamentos particulares;
  • consolidar-se como referência na sua área;
  • estabelecer uma presença digital forte e coerente.

Os resultados são ainda melhores quando elas são integradas com um software de prontuário eletrônico. Isso acontece porque nestes casos é possível acompanhar o fluxo de pacientes de ponta a ponta, gerando dados para análise e otimização do negócio.

Site médico

Agora que você já entendeu a importância das ações de marketing médico, fica mais fácil compreender o papel do site dentre o seu planejamento.

Saiba que essa plataforma atuará como a principal porta de entrada dos seus pacientes. Por isso, deve estar muito bem estruturada para que não haja falhas.

Quem já tem um site criado pode seguir um passo a passo para avaliar a efetividade dele. Cheque esses pontos:

1) Layout atrativo

Todo médico deseja ter um site bonito para divulgar entre os seus pacientes. Contudo, ter um layout efetivo vai muito além de atender o seu gosto pessoal. Está ligado, na verdade, a um conjunto de fatores que compõem o design da plataforma. 

Um bom webdesign atenta-se a pontos como:

  • alta resolução das imagens e fotos;
  • adequação à identidade visual do seu consultório, respeitando as cores da marca;
  • botões de ação em cores contrastantes para dar destaque a eles;
  • boa distribuição de texto e conteúdo, evitando que a página fique muito poluída de informação;
  • uso de recursos de animação como transições entre as seções para chamar atenção do usuário a pontos estratégicos;
  • disposição do menu em destaque para facilitar a identificação;
  • inclusão de botão de retorno ao topo para facilitar a navegabilidade;
  • boa usabilidade no site.

Viu como a lista é grande!? Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, em um bom site médico nenhuma decisão de layout é tomada apenas em atenção aos desejos pessoais.

Todas as escolhas listadas acima são feitas com base em conhecimento técnico e visam fazer com que o site tenha um resultado estético agradável, mas que, antes de tudo, seja eficiente no que se propõe.

2) A linguagem usada é adequada para leigos

De nada adianta ter um site com inúmeras páginas e muito conteúdo postado se as pessoas não entendem o que você está falando.

Tenha em mente que o seu site será acessado por pacientes e não por profissionais da saúde. Logo, a linguagem técnica deve ser deixada de lado.

Evite o uso de termos médicos e busque traduzir essas informações para os seus pacientes. Lembre-se das dúvidas que eles apresentam no consultório e comece a esclarecê-las de maneira simples e objetiva.

Quanto mais claro você for, mais as pessoas entenderão o que você quer passar. Logo, há uma chance maior delas começarem a perceber você como referência na sua área.

3) O conteúdo conta uma história com início, meio e fim

Você já ouviu falar de storytelling? Essa técnica nada mais é do que a arte de contar uma história por meio da criação de conteúdo.

O storytelling é uma tática muito empregada no marketing médico, pois ajuda os usuários a entenderem as narrativas com mais facilidade.

Basicamente, essa ação permite que você construa uma história com início, meio e fim no site. 

Colocando isso em termos práticos, é como se o usuário pudesse ter conhecimento do problema, das suas implicações, de como tratá-lo e encontrasse seus contatos como alternativa viável para isso. 

Releia as informações do seu domínio e cheque se elas têm conexão entre si. Se houver mais de uma página, verifique se as informações entre elas são coerentes e permitem uma sequência lógica de leitura.

4) Há chamada para ação ao longo da página

Já falamos anteriormente que as chamadas para ação, também conhecidas por CTAs, são essenciais para que o site médico dê resultado.

Isso acontece porque esse tipo de domínio deve servir como porta-de-entrada dos seus pacientes. É como se fosse a sua sala de espera virtual.

Cabe aos botões de CTA fazer com que os pacientes transitem pela sala de espera e cheguem a agendar consultas e procedimentos de fato.

O ideal é que as principais CTAs do seu site sejam voltadas para a marcação de consultas. Se isso for feito por meio do agendamento online, é melhor ainda.

Há ainda a possibilidade de usar as chamadas para ação para estimular que as pessoas:

  • acessem o seu blog;
  • conheçam as suas redes sociais;
  • entrem em contato pelo whatsapp;
  • preencham o formulário de contato com sugestões, críticas e comentários;
  • façam chamadas pelo celular sem precisar digitar o número todo manualmente – basta um clique para que o número completo se abra no aparelho.

Como otimizar o seu site

Neste artigo, listamos 4 pontos essenciais para assegurar que o seu site está sendo efetivo para a sua estratégia de marketing médico. Caso você tenha se identificado com dois ou mais problemas, é a hora de melhorar o seu domínio.

Uma boa alternativa para isso é contratar softwares médicos que tenham o módulo de relacionamento. Isso aumentará sua capacidade de ganho a longo prazo e levará o seu consultório a um outro nível financeiro.

O iMedicina é líder em ações de marketing médico. Fale com um consultor e entenda como podemos ajudar você a atrair, atender e fidelizar pacientes. 

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Escrito por
Equipe iMedicina