Software Médico para Clínicas: Quais as Vantagens?

software médico

Com o advento da tecnologia, diversos setores da sociedade, como a medicina, modernizaram suas práticas, oferecendo um serviço mais ágil para os consumidores. Um software médico vai além da praticidade, proporcionando inúmeras vantagens para a rotina dos consultórios.

Neste artigo, você conhecerá todos os detalhes sobre os principais benefícios trazidos pela implantação de um sistema informatizado.

Integração das agendas

O agendamento de consultas é a porta de entrada dos clientes na sua clínica e sempre foi alvo de muitas reclamações. A ausência de uma boa ferramenta faz com que a agenda dos profissionais seja conturbada e imprecisa.

Ainda, quando o software realiza a integração de todos os recursos, após o paciente marcar a consulta, o registro é automaticamente inserido na agenda do médico, facilitando a sua visualização e impedindo a ocorrência de conflitos de horários.

Além disso, com um bom sistema de agendamento on-line, o profissional pode bloquear turnos de atendimento dos profissionais e alterar a duração dos atendimentos. Contudo, ao escolher uma ferramenta pense primeiro na usabilidade dela e depois nos recursos que oferece.

Então, ao optar pela contratação de um software, fique atento e prefira aqueles que fornecem a integração entre o sistema de agendamento de consultas para os pacientes e as agendas individuais de cada profissional do consultório.

Centralização e organização das informações

Manter o consultório organizado é uma tarefa desafiadora quando todas as informações estão impressas. Em um dia de atendimento são gerados inúmeros documentos para cada paciente e diversas anotações são realizadas em várias agendas.

Ainda, este cenário é caótico e favorável a ocorrência de erros. Com a evolução tecnológica, diversos mecanismos inteligentes foram criados para evitar essas confusões, possibilitando uma maior organização do consultório e reduzindo os esforços da equipe.

Ademais, com um prontuário eletrônico, por exemplo, é possível manter todos os dados dos pacientes reunidos em uma única plataforma que está acessível para todos os funcionários que precisam visualizá-los.

Outra vantagem em ter uma ferramenta é  o armazenamento digital dos documentos, eliminando toda a confusão causada pelo acúmulo de papéis e liberando espaço físico na clínica.

Assim, ter um sistema informatizado facilita a gestão do consultório e aumenta o nível de segurança das informações do paciente, que são muito sensíveis e não podem ser acessadas por pessoas não autorizadas.

Mobilidade 

Atualmente, vivemos em um mundo tão acelerado que as informações precisam estar acessíveis no momento em que precisamos delas. Neste sentido, um software médico permite que todos os registros inseridos na sua base de dados estejam disponíveis no celular.

Dessa forma, o gerenciamento do consultório pode ser feito a partir de qualquer lugar, oferecendo ao profissional a visualização dos próximos agendamentos, análise do prontuário de um paciente e o acompanhamento da saúde financeira do negócio.

No entanto, a mobilidade é um recurso restrito aos sistemas baseados na nuvem. Isso porque, nesses casos, os dados são armazenados em servidores externos e ficam disponíveis em tempo integral, necessitando apenas de acesso à internet.

Ainda, esse recurso funciona de modo semelhante ao Facebook. Você entra no site, faz o login para acessar e pronto, a mesma plataforma utilizada no consultório está disponível no seu celular ou no seu computador pessoal, sem precisar de nenhum tipo de instalação.

Agendamento on-line

O agendamento on-line é um recurso que traz muitas vantagens para a clínica. Isso porque a possibilidade de marcar uma consulta pela internet faz com que o paciente não precise da intermediação da secretária e assim não fica na fila de espera para ser atendido.

Ainda, para visualizar a agenda, basta acessar o site do profissional de saúde, verificar a disponibilidade de horário, selecionar a data desejada e efetuar a marcação. Além de receber a confirmação do agendamento, o paciente também é lembrado da consulta.

Ademais, todo esse processo é automatizado pelo software médico, sem necessitar de intervenção de algum funcionário. Outro ponto é que, logo após a marcação, a agenda do médico é imediatamente bloqueada para o horário selecionado.

Dessa forma, ao evitar conflitos de datas, você não perde pacientes e melhora o rendimento do consultório. Além disso, o agendamento on-line transmite a imagem de modernidade para o cliente, melhorando a confiança dele em você.

Contudo, toda essa facilidade só está disponível nas ferramentas que possuam automação e integração das agendas, como é o caso da iMedicina.

Maior segurança e privacidade dos dados

A segurança é o ponto que mais traz dúvidas aos médicos quando pensam em informatizar o seu consultório. Infelizmente, ainda existe um grande mito de que o ambiente virtual é frágil e de fácil acesso para hackers.

No entanto, já existem fortes mecanismos de segurança que impedem o vazamento de dados e os ataques cibernéticos. A prova de que o meio digital é seguro está na presença cada vez maior das instituições bancárias na internet.

Nesse mesmo sentido, ao escolher um software para sua clínica, opte por aquele que tenha bons recursos de segurança, como, por exemplo, utilizar os servidores com certificados de segurança e criptografia dos dados, como aqueles controlados pela Amazon.

Ainda, em um consultório informatizado é possível limitar o acesso de cada funcionário ao sistema, reduzindo os riscos que poderiam ser causados pela negligência na sua utilização.

Quando as documentação são armazenadas fisicamente, todos os dados dos pacientes estão expostos para qualquer pessoa, sem qualquer tipo de controle. Por isso, a restrição de acesso é outra grande vantagem em ter um software.

Além disso, os prontuários de cada paciente só estão disponíveis para o profissional de saúde responsável pelo caso, exceção apenas quando outros médicos da clínica atendam ao mesmo cliente e as informações são compartilhadas, desde que autorizado.

Ademais, existe também a possibilidade de monitorar todas as ações realizadas por cada usuário dentro da ferramenta. Esses recursos de segurança são necessários para resguardar o direito do sigilo e a privacidade do paciente.

Ajuda a reduzir custos

Com a transição do papel para o digital, já há uma considerável economia na compra de suprimentos de impressão e na contratação de serviços gráficos. Da mesma forma, não se faz necessário adquirir móveis para armazenar documentos.

Outro ponto é a possibilidade de acompanhar de perto a saúde financeira do consultório a partir de recursos de gerenciamento do fluxo de caixa, um módulo que costuma ser oferecido pelos principais softwares médicos do mercado.

Ainda, com a implementação dessa ferramenta, é possível automatizar o recebimento dos pagamentos, fazendo com que o fluxo de caixa seja atualizado em tempo real. Assim, além de organizada, a gestão financeira será facilitada.

Com isso, é possível conhecer as maiores despesas e buscar soluções para reduzi-las, aumentando a lucratividade do negócio.

Liberação de espaço físico

A ausência de um sistema digital faz necessária a disponibilização de espaço físico dentro do consultório para a alocação de arquivos para armazenar toda a documentação em papel dos pacientes.

Dessa forma, há um grande impacto financeiro no negócio, pois quanto maior o imóvel, maior a despesa para mantê-lo. Com a implantação de uma ferramenta, todos os arquivos físicos são digitalizados e, em seguida, eliminados, reduzindo a necessidade de espaço.

Diminui os cancelamentos e faltas

Embora os cancelamentos e faltas sejam algo comum na rotina dos consultórios médicos, geralmente, eles são motivados por alguma frustração com os serviços prestados, como, por exemplo, confusão no atendimento e atraso do profissional de saúde.

Por outro lado, existe um bom número de pacientes que não possuem uma rotina organizada e acabam por esquecer dos seus compromissos. Em ambas as situações, o software médico pode ajudar a resolver.

Com a agenda médica integrada ao prontuário eletrônico, as marcações de consultas são automaticamente atualizadas, evitando o conflito de compromissos do profissional de saúde, além de facilitar o controle da secretária.

No caso dos pacientes, o sistema de agendamento on-line possui recursos automatizados para lembrá-los das consultas marcadas, seja por SMS ou por e-mail. Dessa maneira, as faltas causadas pela desorganização são reduzidas.

Portanto, após ler este artigo, é fácil de perceber o quão importante e necessário é informatizar o seu consultório com a implantação de um software médico. Então, não perca tempo e procure um sistema que atenda as suas necessidades.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça download do Guia Completo: Software Médico Gratuito.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: