Telemedicina para oncologia: conheça as vantagens

jornada do paciente

A necessidade de isolamento social provocada pela pandemia de Covid-19 trouxe grande dificuldade para a manutenção do tratamento de pacientes oncológicos. No entanto, com o uso da telemedicina para oncologia esse problema pode ser minimizado.

Ademais, ao dispor dessa modalidade de atendimento no seu consultório, você passa a usufruir de muitos benefícios, como fácil acesso à segunda opinião de especialistas e diagnósticos mais precisos. Neste artigo, entenda a importância da consulta online na área oncológica.

Como a tecnologia influencia a oncologia?

A telemedicina é uma prática já consolidada na Europa, EUA, Canadá e Japão. No Brasil, ainda há a necessidade de uma regulamentação mais abrangente. Contudo, com a crise de saúde causada pelo novo coronavírus, a aplicação do atendimento remoto foi autorizada e flexibilizada.

Ainda, ao dispor dessa tecnologia você traz novas possibilidades para o monitoramento e acompanhamento dos pacientes oncológicos, tornando-o mais assertivo. Ademais, a ferramenta permite que a assistência médica seja mantida sem expor os pacientes ao novo vírus.

Outrossim, a telemedicina para oncologia também contribui para a redução das internações hospitalares e dos custos ao sistema de saúde. Com isso, os pacientes ficam menos ansiosos e inseguros, o que consequentemente beneficia seu tratamento.

Como utilizar a telemedicina para oncologia?

A telemedicina funciona a partir do uso de tecnologias da informação e telecomunicação (TIC), sendo realizada diretamente entre médico e paciente. De modo geral, o atendimento funciona como uma videochamada.

Ainda, a aplicação da telemedicina para oncologia abrange diversas etapas do tratamento, desde o atendimento clínico e diagnóstico até o monitoramento do paciente. Por isso, vem sendo cada vez mais utilizada.

Ademais, a consulta online é chamada de teleconsulta e pode ser feita de qualquer lugar, exigindo apenas um dispositivo conectado à internet. Caso haja a necessidade de realizar exames ou indicar o uso de medicamentos, a prescrição também é feita digitalmente.

Outra utilização importante desse recurso é o telediagnóstico. Nesses casos, o paciente precisa ir até uma clínica para a coleta das imagens que, posteriormente, são enviadas pela internet para especialistas que irão elaborar o laudo e encaminhá-lo para o consultório.

Além disso, o paciente também pode ser monitorado à distância. O telemonitoramento permite que haja o acompanhamento constante das condições de saúde dos pacientes, gerenciando sintomas e avaliando a eficácia do tratamento.

Outrossim, a telemedicina traz mais assertividade para o diagnóstico, pois possibilita a troca de informações entre profissionais de saúde, permitindo o compartilhamento de laudos remotamente.

Por fim, com a evolução das ferramentas de telemedicina, ela passou a ser utilizada em importantes frentes no tratamento do câncer, como:

  • telegenética do câncer;
  • supervisão quimioterápica remota;
  • cuidados paliativos;
  • abordagens para aumentar o acesso a ensaios clínicos de câncer.

Agora você já entende a importância dos atendimentos por telemedicina na área oncológica e conhece as principais formas de aplicação desta tecnologia. A seguir, conheça as principais vantagens de implementar a ferramenta na sua clínica ou consultório de oncologia.

Conheça os benefícios da telemedicina para oncologia

Segundo estimativa das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica, mais de 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer em função do cancelamento de consultas decorrente da pandemia de Covid-19.

Neste cenário apresentado por essa estatística, a telemedicina para oncologia possibilita a manutenção do acesso aos profissionais de saúde. A ferramenta pode ser aplicada no atendimento pré-clínico, no suporte assistencial, no monitoramento e no diagnóstico do câncer.

Ainda, essa possibilidade já nos permite entender as vantagens de oferecer atendimento remoto aos pacientes. No entanto, existem outros benefícios que corroboram a necessidade de utilizar-se dessa tecnologia.

Veja quais são essas vantagens, a seguir. 

Redução do deslocamento

Em função dos sintomas causados pelo câncer e pelo tratamento, a necessidade de se deslocar até consultórios e hospitais traz grande desconforto para os pacientes oncológicos. Essa dificuldade impacta no resultado do tratamento, pois pode desmotivá-los a seguir as orientações médicas.

Por outro lado, a possibilidade de atendê-los em suas casas traz mais tranquilidade e segurança, fazendo com que se engajem com o tratamento. Assim, a telemedicina se consolida como uma modalidade vantajosa, tanto para os pacientes quanto para os médicos.

Acompanhamento médico à distância

A telemedicina para oncologia permite que o médico acompanhe à distância o quadro do paciente, por meio do monitoramento remoto dos seus sinais vitais e da análise dos resultados de exames online.

Dessa forma, as consultas de retorno não precisam mais ser realizadas presencialmente. Em consequência, temos um acompanhamento mais ágil, prático, seguro e econômico para o paciente oncológico e para o profissional de saúde.

A telemedicina para oncologia facilita a troca de informações entre médicos

O sucesso do tratamento oncológico está diretamente ligado ao diagnóstico precoce do câncer e do estadiamento assertivo do tumor. Com a telemedicina, o rastreamento e a análise dos resultados de exames se torna mais preciso.

Isso porque o oncologista responsável pelo paciente passa a ter acesso remoto a outros especialistas, permitindo a troca de informações e de conhecimento. Assim, o diagnóstico pode ser confirmado mais rapidamente.

Ampliação do acesso à saúde

Outro benefício trazido pelo uso da telemedicina no Brasil é a ampliação do acesso à saúde. No país, é comum que apenas os grandes centros tenham opções de especialistas renomados. Nas cidades mais remotas, os poucos médicos disponíveis costumam ser generalistas.

Porém, com a oferta de consulta online, as barreiras físicas são eliminadas e os pacientes podem buscar atendimento de qualquer profissional, independente da sua localização geográfica. 

Na verdade, a busca pela democratização da saúde está na origem da teleoncologia. Isso porque sua primeira utilização tinha como objetivo levar o atendimento oncológico à população de regiões rurais que não tinham acesso aos serviços de saúde.

Precisão no diagnóstico

A radiologia é uma das especialidades médicas mais fundamentais no atendimento oncológico. Ela desempenha um papel importante na investigação diagnóstica, no estadiamento e no acompanhamento da doença.

Neste sentido, a telemedicina também pode ser aplicada nessa área. Ela pode ser utilizada, por exemplo, na mamografia digital, trazendo maior resolução e qualidade nas imagens obtidas. Outra frente é a possibilidade de interpretação dos resultados à distância. Em função disso, o diagnóstico passa a ser mais preciso.

Otimização do tempo com a telemedicina para oncologia

O atendimento médico à distância traz mais agilidade e praticidade para o paciente e para o profissional. Isso porque não exige deslocamento e o prontuário eletrônico pode ser acessado de qualquer lugar.

Ademais, com o telediagnóstico, os laudos dos exames são elaborados rapidamente, levando, no máximo, 24 horas para ficarem prontos. Assim, o médico não perde tempo e pode iniciar o tratamento o quanto antes.

Portanto, como você pode perceber, são muitos os benefícios da telemedicina para oncologia. Então, se você quer otimizar o seu atendimento e garantir a assistência médica dos seus pacientes, ofereça o serviço de telemedicina no seu consultório.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: