A telemedicina é um excelente recurso para cuidados geriátricos, viabilizando cuidados mais acessíveis, ao mesmo tempo que proporciona aos idosos uma sensação de conforto e segurança, sabendo que o seu médico está sempre ao seu alcance. Continue a leitura e conheça algumas estratégias de incorporação dessa forma de atendimento para cuidados geriátricos.
Atendimento conveniente, rápido e seguro
Embora a idade tenha sido frequentemente citada como uma barreira para o uso expandido da telemedicina, está ficando cada vez mais claro que os pacientes idosos estão dispostos a adotar essa tecnologia segura, confiável e fácil de usar. Nesse sentido, a telemedicina geriátrica pode beneficiar pacientes, famílias e organizações de saúde.
Trata-se de uma maneira conveniente e econômica de prestar serviços de saúde a idosos que podem ter necessidades clínicas, ou limitações de mobilidade, que dificultariam o acesso ao consultório médico.
Em suma, sua grande vantagem é a possibilidade de agendar e realizar consultas de acordo com as necessidades do idoso. Além disso, ela pode ajudar famílias e pacientes das seguintes maneiras:
- Reduzindo o custo do cuidado;
- Reduzindo o número de visitas hospitalares desnecessárias;
- Reduzindo o estresse dos cuidadores;
- Melhorando a continuidade dos cuidados paciente.
Quando o teleatendimento é mais adequado?
A telemedicina em geriatria pode ser usada tanto para aconselhamento quanto para uma resposta oportuna quando um idoso está doente. Dessa forma, é extremamente conveniente e, muitas vezes, a alternativa mais segura para indivíduos mais velhos. Isso porque essas pessoas podem não conseguir visitar o geriatra pessoalmente sem a assistência de um familiar ou cuidador.
Como a telemedicina pode beneficiar os geriatras?
A telemedicina melhora o acesso a intervenções apropriadas e inclui acesso mais rápido a serviços geriátricos que podem não estar disponíveis de outra forma. Além deste, outros benefícios incluem:
gerenciamento de cuidados crônicos – o teleatendimento é fundamental para acompanhar e monitorar o paciente com problemas crônicos de saúde. Com isso, o geriatra pode manter uma verificação regular dos sinais vitais, conferir resultados de exames e acompanhar o tratamento, fornecendo uma ajuda precisa aos pacientes.
cuidados paliativos – os cuidadores de idosos podem usar a telemedicina para relatar a condição do paciente, enquanto recebem feedback e aconselhamento do geriatra.
cuidados para pacientes cardíacos – a telemedicina viabiliza o acompanhamento constante dos pacientes com condições cardíacas, ou aqueles que passaram por uma cirurgia. Assim, o geriatra pode coordenar os cuidados e orientar o paciente em seus hábitos.
cuidados para pacientes com mobilidade reduzida – pacientes idosos que enfrentam problemas de mobilidade devido a doenças como artrite, paralisia, rigidez muscular, dores nas articulações e pós-atendimento para casos de acidentes também podem ser atendidos por telemedicina.
Conte com o iMedicina para impulsionar sua carreira
Por fim, como você viu, a telemedicina pode ser uma maneira conveniente de fornecer serviços geriátricos a qualquer momento, além de atender às necessidades de todos os seus pacientes.
Com o iMedicina, além de agendar atendimentos online com agilidade e conveniência, seus pacientes podem se consultar virtualmente com você. Nossa solução de telemedicina é completa e integrada às demais funcionalidades que você já conhece, para que você possa promover saúde e prevenção!