Conheça as principais infrações da ética médica da história para passar longe de cometê-las!

O profissional de área de saúde tem uma grande responsabilidade nas mãos, pois ao trabalhar com seres humanos, qualquer erro pode ser fatal. O médico, principalmente, tem como encargo realizar o diagnóstico correto, escolher o tratamento correto e realizar a cirurgia correta. É sobre a saúde e a vida do paciente, então seus deveres aumentam consideravelmente. O corpo humano pode, muitas vezes, mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico. Independentemente da situação, é importante seguir os códigos de conduta e ética na tentativa de minimizar possíveis erros. Conheça as principais infrações da ética médica da história para passar longe de cometê-las!

Princípios da Ética Médica

Entre os princípios da Ética Médica, estão a não maleficência, que estabelece que as decisões tomadas pelo médico devem causar o menor dano possível ao paciente. A autonomia serve tanto para os médicos como para os pacientes. O médico tem o direito de emitir a opinião profissional, de acordo com seu conhecimento e sua consciência, bem como o paciente também pode aceitar ou rejeitar, e procurar uma segunda opinião. Os atos médicos devem sempre ser autorizados pelos pacientes ou responsáveis, para que o médico se preserve em casos danosos. A beneficência preza-se pelo bem-estar do paciente, reduzindo os possíveis prejuízos e, quando for possível, aumentar os benefícios. A justiça discute sobre o direito de todo paciente ser tratado de acordo com a imparcialidade e a equidade. O segredo médico é tradicional e é de responsabilidade do médico o sigilo, sendo passível de ser considerado antiético e criminoso, caso não o faça.

Principais causas de erro médico

O diagnóstico errado é uma das principais causas de erro médico. Para evitar isso, o profissional da área médica deve se valer dos exames necessários, bem como de procedimentos que o ajudem a realizar um diagnóstico correto da condição do paciente.

Atenção na hora de prescrever os medicamentos é necessária, visto que o aumento da dose pode trazer riscos à saúde, e uma dose menor não trará resultado. O artista plástico Andy Warhol entrou em coma e chegou a falecer após receber o dobro da dose de soro recomendada depois de uma cirurgia de vesícula biliar. A falta de higiene ao usar instrumentos cirúrgicos pode fazer com que o paciente tenha infecções, o que pode piorar ou até impossibilitar a recuperação.

Outro erro comum é a mistura dos tipos sanguíneos dos pacientes em casos que necessitem a transfusão de sangue. O profissional da área médica deve ter atenção especial em situações assim para se certificar que o sangue que será utilizado seja do mesmo tipo do paciente.

Remover os órgãos errados, como o caso de um paciente nos Estados Unidos que foi amputar a perna esquerda e teve a direita removida, ou a paciente do Rio de Janeiro que foi ao hospital retirar a vesícula e saiu de lá sem o útero.

Piorar o problema de saúde do paciente, errar na dose de anestesia, confundir os pacientes e até mesmo esquecer instrumentos cirúrgicos dentro dos pacientes são situações passíveis de acontecer na área médica.

Gostou desse artigo? Confira outros em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: