Estratégia de marketing de relacionamento: por que usar?

Estratégia de marketing para consultório

Uma estratégia de marketing de relacionamento é baseada em três pilares: construção e disseminação de sua marca, fidelização de pacientes e criação de autoridade no mercado. Trata-se da fórmula para aumentar a visibilidade do seu nome médico!

Abrir e manter canais de comunicação, entre médico e pacientes, aumenta a confiança, cria lealdade e coloca seu nome em um patamar de mais respeito no mercado.

Experiências positivas são especialmente marcantes, pois causam o desejo de recorrência. Basta lembrar de algum prestador de serviços que o surpreendeu! Você voltou a contratar ou contrataria esse mesmo profissional outras vezes?

Essa recorrência revela outro conceito, o de fidelização. No livro Princípios de Marketing, os autores Philip Kotler e Gary Armstrong, referências nessa área, afirmam que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Se você deseja aumentar sua visibilidade no mercado e fidelizar pacientes, continue a leitura e saiba como aplicar uma boa estratégia de marketing de relacionamento!

Dê prioridade ao paciente

O setor de saúde tem uma característica muito peculiar. Você não lida com clientes, mas pacientes. Seu principal objetivo deve ser o cuidado e a satisfação das pessoas que vão ao seu consultório ou clínica médica.

Proporcionar o melhor tratamento deve estar no topo da lista de prioridades de sua estratégia de marketing. Eles precisam se sentir confortáveis para que retornem aos seus cuidados.

Pacientes também têm voz e podem falar sobre experiências positivas em mídias sociais, sites de notícias ou telejornais. Essas opiniões ressoam, portanto, sua atuação deve aquele desejo de recorrência citado na introdução deste artigo.

Peça feedbacks aos seus pacientes

Nem sempre é possível agradar a todos. Por causa disso, é fundamental conseguir identificar os pontos que seus pacientes valorizam e os que eles consideram que necessitam de melhorias.

A melhor maneira de conseguir informações como essas é perguntando aos próprios pacientes, ou seja, pedindo-lhes feedbacks. Essa avaliação pode ser solicitada online, em uma caixa de sugestões ou no fim da consulta.

Reclamações e feedbacks ruins são comuns e você precisa lidar com esse tipo de crítica. No entanto, identificar seus pontos fortes e fracos para dedicar esforços que mantenham seu consultório ou clínica em constante evolução.

Humanize o seu atendimento

Ao interagir com seus pacientes, certifique-se de que as informações concedidas são sempre corretas, imparciais e úteis. Isso também vale para a forma como a secretária realiza o atendimento telefônico ou presencial.

Seja um representante fiel dos interesses dos seus pacientes. Crie laços de confiança para que essas pessoas saibam que podem contar com você! Assim sendo, esteja sempre aberto para se comunicar com eles.

Uma boa estratégia de marketing de relacionamento em saúde se concentra no atendimento de necessidades, ouvir, responder e adaptar soluções para a realidade de cada indivíduo.

Estude o perfil de quem visita seu consultório ou clínica

Se você utiliza um bom sistema de gestão em sua clínica ou consultório médico, tem em mãos uma importante ferramenta que permite conhecer melhor o perfil dos seus pacientes. Isso é fundamental para qualquer estratégia de marketing!

Conhecer seu público possibilita enxergar oportunidades para oferecer benefícios e gerar experiências positivas. E não adianta acreditar que sabe isso de cabeça, porque a análise de dados pode surpreendê-lo.

Baseado nas informações obtidas, crie buyer personas para direcionar seus esforços. Elas são personificações dos seus pacientes ideais, ou seja, facilitam a criação de ações de comunicação e melhorias que podem ser implantadas na clínica ou consultório.

Inclua a estratégia de marketing de conteúdo

Já percebeu que seus pacientes estão mais bem informados? Eles utilizam ferramentas como smartphones e notebooks para aprender. Nesse sentido, você pode contribuir por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo!

Quando uma pessoa deseja se informar sobre um problema de saúde, sua primeira consulta é no buscador Google. Essas pesquisas indicam opções de tratamento, apontam sintomas e mostram médicos e outros pacientes.

Um blog em seu site pode apresentar essas informações de maneira imparcial e com o máximo de qualidade. Ao mesmo tempo, garante sua presença on-line, autoridade na área, educação dos pacientes e mais agendamentos.

Invista em e-mail marketing

Outra ferramenta poderosa é o e-mail marketing. Trata-se de uma solução altamente personalizável e que pode ser utilizada para criar uma relação de proximidade com seus pacientes. Veja algumas aplicações:

  • Lembrete de consultas ou realização de exames;
  • Parabenizar o paciente em seu aniversário;
  • Informar sobre cuidados com a saúde;
  • Compartilhar conteúdos do seu blog;
  • Oferecer promoções ou vantagens da clínica ou consultório;
  • Comunicar o início de novos serviços.

O e-mail marketing também é uma ferramenta importante para atrair novos pacientes. Alguém que lê seus artigos, mas não agenda uma consulta, pode receber o incentivo por mensagens via e-mail — preparando-o para essa ação.

Não se esqueça das mídias sociais

Já que estamos falando sobre aumentar sua visibilidade on-line, que tal aproveitar o poder que as mídias sociais têm? A dica mais importante é: saiba onde deve estar!

Ao estudar o perfil dos pacientes de seu consultório ou clínica, você traçou as características desse público e tem como saber quais redes sociais ele está ou não presente. Invista naquelas em que seus pacientes se encontram!

Tenha um perfil profissional, pense antes de publicar, evite polêmicas e superexposição, cuide de sua reputação e fale sobre sua especialidade. Compartilhe informações verdadeiramente úteis para as pessoas!

Participe de eventos em sua área

Eventos médicos ocorrem no Brasil e em outros países durante o ano. Participar deles garante a visibilidade que você deseja, além de mais conhecimento para aplicar em suas consultas e procedimentos.

Os eventos trazem as novidades do mercado, bem como descobertas científicas e debates entre os profissionais. Essa atualização constante é essencial em todas as profissões e pode contribuir positivamente com sua atuação.

Além disso, você pode fazer networking, ou seja, formar uma rede de contatos ainda maior — contribuindo com seu marketing pessoal.

Aumente sua visibilidade no mercado para atrair e fidelizar mais pacientes! Conte com o apoio de um bom sistema de gestão para realizar a maior parte das tarefas descritas acima e tenha tempo para investir em sua estratégia de marketing.

Complemente as informações deste artigo baixando o Guia Indispensável para Gestão e Fidelização de Pacientes!

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