Guia médico de cada plano de saúde: entenda a consulta

Se você é um médico, tem uma clínica ou consultório, e pretende atender pelos planos de saúde, é fundamental estar informado sobre as características e valores repassados por cada opção de empresa de convênio médico do mercado. E a forma de saber todas as características dessas empresas, e o que elas oferecem, é consultar o Guia Médico, documento no qual as seguradoras informam a lista de credenciados, o valor pago por consulta e todos os direitos e benefícios dos médicos referenciados pela sua rede de atendimento.

Cada empresa de plano de saúde, portanto, utiliza o Guia Médico para publicar as informações sobre clínicas, consultórios e especialistas que atendem pelos seus convênios médicos. Com isso, o objetivo é facilitar a vida dos beneficiários que, através da internet, sem sair de casa, podem saber quais são os profissionais que atendem pelos seus planos de saúde. Mas o Guia Médico também é valioso para os profissionais da saúde, pois é através do documento que você pode conhecer seus concorrentes.

Quer entender a consulta do Guia Médico de cada operadora de plano de saúde? Então, confira as dicas e informações sobre o assunto que temos para você nesse post!

Veja abaixo:

Por dentro das consultas do Guia Médico das operadoras

Todas as operadoras de plano de saúde disponibilizam o Guia Médico através de seus sites, com o objetivo de informar aos beneficiários quais são as clínicas, consultórios, laboratórios, profissionais da saúde e especialistas que atendem pelos seus convênios. Com o recurso, o público também pode conferir o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) de cada profissional da saúde que atende pela operadora e, dessa forma, verificar se a situação do médico no CRM é regular.

Levando em consideração que hoje a maioria dos beneficiários estão atentos ao CRM de cada médico, é essencial estar por dentro do Guia Médico das operadoras e verificar se o seu número de inscrição está regular e ativo. Portanto, se você é um credenciado de operadoras de plano de saúde, não deixe de utilizar a ferramenta para verificar se a sua clínica está na lista e se todas as informações estão corretas, a fim de que os pacientes possam encontrar o seu centro médico com maior facilidade.

Outra informação importante do Guia Médico é o valor de consulta. Ou seja, se você pretende ter parceria com alguma operadora de convênio médico, confira quais são os valores repassados por essas empresas, pois é comum que algumas seguradoras ofereçam mais vantagens do que as outras.

Quais informações estão no Guia Médico?

O Guia Médico de cada empresa de seguro de saúde, dispõe das seguintes informações:

– Nome dos médicos credenciados pela empresa de plano de saúde;
– Número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM);
– Especialidade;
– Endereço;
– Telefone comercial;
– Fax;
– E-mail;
– Valor de consulta.

Ou seja, o recurso proporcionado pelas operadoras informa aos beneficiários tudo o que eles precisam para escolher o médico/clínica de sua preferência e, por isso, ser encontrado facilmente nessa lista é algo que pode levar mais pacientes até o seu centro médico. Com o Guia Médico de cada seguradora, você também pode analisar a quantidade de profissionais que oferecem o mesmo tipo de atendimento que você e, com essas informações, elaborar estratégias que te diferenciem dos seus concorrentes.

Aproveite o Guia Médico para conhecer melhor as operadoras de plano de saúde, quais serviços elas proporcionam aos beneficiários e quem são os profissionais de saúde, clínicas e consultórios que já são credenciados pela empresa!

Como funciona a consulta do Guia Médico em cada plano de saúde?

Como dito anteriormente nesse artigo, hoje praticamente todas as empresas de convênio médico oferecem o Guia Médico através de seus respectivos sites. Mas, também há o documento com todas as informações na versão impressa, que é entregue aos pacientes e ao médico do plano de saúde para que conheçam todos os seus direitos e as clínicas, consultórios e hospitais que atendem por aquela operadora.

Para os beneficiários, de forma geral, a consulta é simples, haja vista que basta escolher a especialidade que procuram e o Guia Médico informa todos os profissionais credenciados, além das informações de endereço, telefone e CRM. Para os médicos e profissionais da saúde, consultar a ferramenta proporcionada pelos planos de saúde é a forma de saber o valor que essas empresas repassam aos profissionais credenciados e quais são os serviços proporcionados aos referenciados.

Dessa forma, se o objetivo é ficar por dentro do funcionamento das operadoras de saúde, não deixe de consultar o Guia Médico disponível na versão impressa e online. Analise quais são os serviços proporcionados aos médicos credenciados, como central de atendimento especializada, data de pagamento, benefícios e valor de consulta, entre outros. Afinal, essa ainda é a melhor forma de saber quais são as empresas de convênio médico mais vantajosas para a sua clínica ou consultório.

Esse artigo foi útil para você? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: