Principais programas vinculados à Secretaria de Saúde: saiba como participar

A Secretaria de Saúde é um órgão encontrado em todos os municípios brasileiros. Seu principal objetivo é gerenciar as políticas de saúde na esfera da cidade em questão. Neste artigo, confira quais são os principais programas vinculados à Secretaria de Saúde em âmbito nacional.

Atribuições da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde tem como principais atribuições o planejamento, o controle, a organização e a avaliação das atitudes do município em questão quando o assunto se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o órgão também atua na própria constituição do SUS e na viabilização de ações referentes ao programa.

Porém, uma das atribuições da Secretaria de Saúde que mais chama a atenção diz respeito à criação, à organização e ao mantimento de programas que estimulem a prevenção da população.

Para conhecer mais sobre os principais programas vinculados à Secretaria de Saúde e sobre como particular dos mesmos, continue lendo este artigo.

Principais programas vinculados à Secretaria de Saúde e como participar

A Secretaria de Saúde, como já vimos anteriormente, é um órgão de representação municipal. Porém, alguns de seus programas contam com implementação em todo o Brasil. A seguir, confira quais são os principais deles.

1. Banco de Leite

O Banco de Leite reflete em um dos maiores e mais bem-sucedidos programas da Secretaria de Saúde em âmbito nacional.

Basicamente, seu objetivo é proteger, promover e apoiar o aleitamento materno por meio da coleta, distribuição e processamento de leite. Neste programa, o leite humano é processado, passa por controle de qualidade, é selecionado e posteriormente distribuído para as crianças de todo o Brasil.

A mulher/mãe interessada em participar pode fazer a doação em qualquer posto de saúde de sua cidade.

2. Programa de Atendimento ao Paciente Asmático

A asma está entre as doenças mais perigosas do mundo, atingindo mais de 300 milhões de pacientes em âmbito mundial.

Considerando a alta manifestação da asma em pacientes brasileiros, uma vez que o Brasil está em 8º no ranking de prevalência da doença, o programa de atendimento ao paciente asmático foi criado pela Secretaria de Saúde.

Para ajudar, basta procurar um dos 27 centros de referência espalhados pelo Brasil para o tratamento da condição.

3. Controle de Infecções

O programa de controle de infecções também está entre um dos programas de maior importância da Secretaria de Saúde. Seu objetivo é evitar a proliferação de doenças causadas por agentes infecciosos, tais como vírus ou bactérias.

4. Controle de HIV/Aids

Outro entre os maiores programas da Secretaria de Saúde é o de controle à transmissão de AIDS e de demais doenças sexualmente transmissíveis.

O principal objetivo do mesmo é estimular a prevenção, tanto masculina como feminina, em relações sexuais.

Após conhecer os principais programas vinculados à Secretaria da Saúde, como participar e sobre a importância dos mesmos para a prevenção da população, sua curiosidade sobre a temática deve ter sido despertada. Se este for o caso, não hesite em conferir em nosso blog outros artigos sobre o assunto!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: