As redes sociais fazem parte da rotina das pessoas e seu consultório pode utilizar esse espaço para atrair e fidelizar pacientes. O segredo do sucesso está na produção e compartilhamento de conteúdo original!
A fórmula envolve pesquisa, planejamento, criação de estratégias e o acompanhamento de resultados. Tudo isso considerando os limites da ética médica. Para ajudá-lo, preparamos este artigo com os passos fundamentais de como isso deve ser feito.
Veja como gerar conteúdo original e relevante nas redes sociais em 15 passos.
1. Conheça seu público
Nem sempre você representa seu público. Ou seja, o que lhe atende talvez não supra as necessidades dos seus pacientes. Sendo assim, comece especificando os benefícios proporcionados pelos seus serviços médicos aos pacientes.
Listar todos eles vai facilitar a criação de uma ponte entre seus serviços e o público-alvo. Desse modo, você consegue segmentar o mercado e delimitar com quem conversar.
2. Crie uma ou mais personas
Personas são representações, pautadas em dados reais, do cliente ideal de um negócio. No seu caso, trata-se do paciente dos sonhos. Aquele que busca mais o seu acompanhamento, segue os tratamentos, indica e gera mais renda para o consultório.
Você pode identificar, por meio de pesquisas, uma ou mais personas entre seus pacientes. No artigo sobre buyer persona, publicado neste blog, estão detalhadas as etapas para criar a do seu consultório.
3. Adapte seu tom de voz
Uma vez que a persona representa um paciente real, você precisa se comunicar com ela de maneira clara e objetiva. Isso é chamado de tom de voz. Ou seja, uma definição de uniformidade de palavras, expressões, atitudes e valores de uma marca.
Para acertar no tom de voz, observe como seus pacientes se comunicam. Portanto, verifique se o tipo de linguagem que pretende adotar é compatível com o perfil da persona. Entenda: não é uma linguagem estereotipada ou a sua linguagem. É a do seu consultório.
4. Pense como essas pessoas
A criação de um conteúdo original de sucesso depende também do modo como o público reagirá. Além de considerar as características da persona e criar um tom de voz para se comunicar, experimente se colocar no lugar das pessoas atendidas.
Pense no que elas podem ganhar com o conteúdo. Ou, ainda, de que forma ele será útil e se a publicação traz algo que solucione algum problema ou atenda a uma demanda. Enxergue com os olhos do seu público.
5. Planeje a linha editorial
A criação de uma linha editorial de conteúdo permite desenvolver uma base sólida de trabalho, além de deixar claro o que será produzido para cada rede social.
Então, pesquise temas que sejam do interesse da (s) persona (s). Para cada uma, verifique se entrega utilidade.
Busque complementaridade. Ou seja, assuntos que podem ser desdobrados ou que têm conexão. Desse modo, será mais fácil produzir conteúdo e você não irá compartilhar apenas conteúdos “bonitos” e que não adicionam valor na vida do seu leitor/seguidor.
6. Crie conteúdo para cada plataforma
Evite o compartilhamento do mesmo conteúdo em diferentes redes sociais. Se você produziu um vídeo, por exemplo, ele pode ser divulgado em seu canal no YouTube ou Facebook. No Instagram, caberá apenas uma parte dele.
Textos maiores podem ser direcionados para o Facebook, juntamente com enquetes, fotos e links para o seu site ou blog. Já o Instagram é mais visual e concentra fotos e vídeos. Sendo assim, não replique as postagens.
7. Invista em formatos diferentes
Há muitos formatos de conteúdo para redes sociais. Veja os principais:
- Fotos;
- Ilustrações;
- Vídeos;
- Gifs;
- Podcasts;
- Gráficos;
- Infográficos;
- Enquetes;
- Perguntas;
- Transmissões ao vivo;
- Notícias;
- Texto.
Como havíamos dito no tópico anterior, é fundamental produzir conteúdo sob medida para cada rede social. Portanto, conheça-as bem antes de postar.
8. Mantenha uma comunicação aberta
Evite conteúdo que não ofereça a oportunidade de o seu público participar ativamente. Em vez de apenas compartilhar uma notícia, que tal incentivar que as pessoas deixem suas opiniões?
Qualquer conteúdo tem o potencial de gerar engajamento; ou seja, de obter uma resposta ou ação do público. Por isso, utilize uma comunicação que estimule a participação de quem está vendo, lendo ou ouvindo. Como já deu para perceber no exemplo do Instagram, os likes já não importam mais e não contam como engajamento.
9. Pesquise as melhores hashtags
Facebook, Instagram, Twitter e YouTube utilizam hashtags (#) para classificar melhor cada conteúdo compartilhado. Se você utilizar esse recurso corretamente, alcançará resultados melhores.
O site TagsFinder, por exemplo, permite que você diga as hashtags que deseja utilizar e apresenta outras que correlacionadas. Caso queira fazer isso pelo smartphone, há o aplicativo Leetags para Android e iOS. Só não abuse das hashtags. O ideal é usar cinco por post.
10. Utilize imagens de boa qualidade
Redes sociais impactam pessoas porque são visuais. Portanto, o ideal é utilizar imagens de boa qualidade. Ao fotografar ou filmar com o smartphone, tenha a certeza de que poderá editar e finalizar o conteúdo da maneira que o público deseja ver.
Você pode optar pela contratação de um fotógrafo, videomaker, editor ou analista de mídias sociais. Esses profissionais conseguem entender suas necessidades e expectativas para produzir o conteúdo ideal.
11. Mantenha uma identidade visual
Quando a persona do seu consultório olhar para qualquer conteúdo, ela deve concluir imediatamente que se trata de algo relacionado a você.
A definição da identidade visual do seu conteúdo é essencial para criar, manter e fortalecer a conexão com o púbico. Isto é. se não está bem construída ou não é marcante, acaba no esquecimento.
12. Agende suas postagens
Não há a necessidade de interromper sua rotina toda vez que tiver que postar um conteúdo nas redes sociais. Para isso, existem ferramentas que agendam as postagens no momento que você definiu.
Hootsuite, Postcron, Laterbro, Buffer, Postplanner e Sprout Social são algumas opções.
13. Não se esqueça das respostas
Ao longo deste artigo, orientamos você sobre a necessidade de criar conteúdo que estimulasse a participação das pessoas, certo? No entanto, vale destacar que isso irá gerar respostas e que elas não poderão ser esquecidas ou ignoradas.
A falta de resposta pode colocar a perder todo o esforço feito para que fosse obtido o tão sonhado engajamento.
14. Respeite a ética médica
Cuidado com a autopromoção, o sensacionalismo e a concorrência desleal. A Resolução nº 2.126, por exemplo, do Conselho Federal de Medicina, trata da ética médica nas redes sociais e na internet.
Recomendamos a leitura completa para que você compreenda temas como a distribuição de selfies, o anúncio de técnicas não validadas cientificamente e a forma adequada de interação dos profissionais em mídias sociais.
15. Acompanhe os resultados
Uma das principais vantagens de produzir conteúdo para redes sociais é possibilidade de acompanhar os resultados. Afinal, tudo é metrificado.
Cada postagem pode ser analisada para saber a quantidade de pessoas que viram, de onde é esse público, quais são suas características e outras informações.
Produza e compartilhe conteúdo original para suas redes sociais profissionais, sempre com responsabilidade. E alcance novos pacientes e contribua com a fidelização de quem já acredita no seu trabalho.
Para enriquecer ainda mais seu conhecimento, baixe agora o Guia Definitivo: Consultório nas Redes Sociais.