Fidelização

4 coisas que melhoram a experiência do paciente no consultório médico

Você já parou para pensar o quanto a boa experiência do paciente interfere no sucesso do seu consultório médico? E isso é resultado do comportamento dos pacientes, que estão cada vez mais exigentes e em busca de bons serviços que lhe proporcionem experiências agradáveis.

Portanto, preocupar-se em relação às formas de como melhorar a experiência do seu paciente é indispensável caso você queira sobressair-se no mercado e para atrair e fidelizar pacientes.

Mas afinal… Você sabe, de fato, o que fazer para oferecer aos seus pacientes uma boa experiência? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra!

Saiba como melhorar a experiência do paciente no consultório médico

Quem tem um consultório médico, precisa se preocupar com vários fatores para garantir sucesso ao empreendimento, como: ter boa infraestrutura, colaboradores competentes e bom atendimento. Porém, muito mais importante do que analisar cada aspecto separadamente, é saber como lidar com a experiência do paciente como um todo.

Na lista abaixo você encontrará 4 coisas que irão contribuir para que você possa garantir que seu paciente fique satisfeito durante todo o processo. Confira:

1 – Utilize da tecnologia em seu consultório médico

O primeiro aspecto que com certeza não pode ser ignorado pelos profissionais que desejam destaque no mercado é a tecnologia. E o motivo disso é que os pacientes estão cada vez mais ativos no mundo online e em busca de bons profissionais na internet.

Sendo assim, caso você disponibilize de um bom software médico, esteja presente nas redes sociais e tenha um site médico atrativo, as chances dos pacientes te encontrarem e interessarem pelo seu serviço será muito maior.

Uma consideração importante é avaliar as opções de software médico disponíveis no mercado para garantir que você fará a contratação de uma boa opção, que disponibilize de muitas funcionalidades e facilidades para você. Somente assim você terá a garantia que ele será realmente vantajoso e que conseguirá te auxiliar na experiência do paciente. A opção iMedicina com certeza irá te surpreender. Clique aqui e conheça.

Ah, e ainda se tratando dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar ao seu consultório médico, você não deve esquecer que conteúdos interativos e animados (como por exemplo os vídeos) não devem ser deixados de lado. Pensando nisso, crie conteúdos interessantes que possam ser vinculados às suas redes sociais, ou até mesmo para que fiquem disponíveis na sala de espera do consultório, assim os pacientes podem se informar sobre o assunto enquanto aguardam pela consulta.

2 – Tenha funcionários qualificados e simpáticos

Outra peça fundamental para a experiência do paciente é uma equipe de funcionários qualificada e que esteja preparada para atendê-los com simpatia, respeito e profissionalismo. E vale ressaltar que essa dica vale não somente para você, que irá atendê-lo durante a consulta. Ela se estende também para todos os funcionários da clínica. Dessa forma você garante que os pacientes terão um bom relacionamento durante todo o processo, afetando diretamente em sua experiência.

Lembre-se que quanto mais conforto e segurança você conseguir transpassar aos pacientes, maior será a probabilidade deles se abrirem com você durante a consulta, expondo pontos importantes para assertividade do diagnóstico e a total satisfação dos pacientes.

Para isso, treine sua equipe para que ela consiga proporcionar um bom atendimento e relacionamento com os pacientes, bem como utilize maneiras para tornar o consultório mais atrativo e confortável, como é o caso de sons ambientes e a disponibilização de Wi-Fi. Falaremos mais sobre a sala de espera adiante.

3 – Opte por uma sala de espera limpa e acolhedora em seu consultório médico

Acredite: a sala de espera do consultório médico também diz muito sobre o seu profissionalismo. Afinal, ninguém gosta de ser recebido em um ambiente tumultuado, cheio de revistas velhas e sem nenhum conforto. Esses são sinais de que a equipe não dá atenção aos detalhes e não se importa com a experiência do paciente como um todo.

Para resolver essa questão, o ideal é que você forneça água, café e chá para os pacientes e ainda consiga distraí-los enquanto espera o horário da sua consulta médica. Disponibilizar uma TV com programação e volume agradáveis pode ser uma boa pedida. Ah, e caso você opte pela gravação de vídeos sobre você e seus serviços que citamos anteriormente, considere exibi-los aqui.

Por fim, ainda se tratando da sala de espera do consultório médico, são fatores que você deve considerar: a decoração, esta que deve ser aconchegante e minimalista, o mobiliário, que precisa ser confortável, e a disponibilização de um toalete equipado e limpo e para uso dos pacientes.

4 – Disponibilize materiais educacionais em seu consultório

Já te contamos aqui no post sobre a importância de estar presente nas Redes Sociais e da possibilidade de criação de conteúdos por meio de vídeos interativos, certo? Mas saiba que isso não é tudo.

Para que você consiga proporcionar aos pacientes uma boa experiência no meio online, é importante que você disponibilize de materiais educacionais enriquecedores sobre o assunto que você domina. Afinal das contas, o paciente não é especialista em medicina e não entende quase nada sobre o que você oferece. Sendo assim, quanto mais conteúdo você fornecer, mais instruídos ficarão seus pacientes para decidirem sobre a contratação dos seus serviços e maior credibilidade você passará.

Neste sentido você pode criar artigos de blog, posts para redes sociais e uma campanha de e-mail marketing sobre dicas de saúde, procedimentos que você realiza e curiosidades da sua especialidade.

Bom, é isso! Temos certeza que se você incluir essas quatro coisas na sua rotina, você garantirá uma melhor experiência aos pacientes do seu consultório médico e terá retornos muito melhores.

Não se esqueça que, para te auxiliar no relacionamento com o paciente e em outras tarefas do dia a dia do seu consultório, uma boa opção de software é a iMedicina. Veja quais são algumas de nossas funcionalidades: agenda médica, prontuário eletrônico, telemedicina, controle financeiro, marketing médico, gestão da clínica e muito mais. Acesse o nosso site para mais informações!

No mais, caso queira mais dicas e informações sobre como melhorar os resultados do seu consultório médico, baixe agora o Guia Indispensável para Gestão e Fidelização de Pacientes!

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Escrito por
Equipe iMedicina