4 passos para modernizar o seu consultório

modernizar o consultório

Em face das transformações pelas quais o mundo tem passado, modernizar consultório é obrigação de todo médico que deseja ser acessível, conquistar a confiança dos pacientes e transformar-se em uma referência em sua área de atuação.

Com a pandemia do novo coronavírus, que tem afetado negócios, clínicas e espaços de serviços em todo o globo, muitos tiveram que se reinventar. Os consultórios médicos, nesse ínterim, ganharam alguns aliados interessantes.

O primeiro deles? A Telemedicina. A modalidade de atendimento, feita à distância e por meio de dispositivos tecnológicos, foi autorizada pelo governo federal, em caráter emergencial, durante a crise causada pelo SARS-Cov-2.

A Lei nº13.989, de 15 de abril de 2020, compreende que o exercício da medicina, em casos como o que enfrentamos, tem “fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

Ou seja: trata-se de uma consulta médica que pode ter fim diagnóstico. O médico, no entanto, deve avisar ao paciente que a telemedicina tem as suas limitações, como a impossibilidade de realização de exame físico durante a consulta virtual.

Apesar disso, o médico que opta por esse tipo de atendimento, se estiver bem equipado, pode fornecer ao paciente uma série de vantagens e auxiliá-lo em momentos de crise. 

Com o software médico certo e uma assinatura digital, por exemplo, o especialista pode emitir laudos, atestados médicos e até receitas virtuais, que podem ser encaminhadas também por via digital e levadas à atenção de um farmacêutico.

Explicaremos melhor abaixo. Confira!

Modernizar o consultório: o que é preciso?

Inicialmente, um software médico que ofereça todas as ferramentas para o seu consultório crescer é primordial.

No entanto, de acordo com informações disponibilizadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), para assinar prontuários eletrônicos, receitar medicações e produzir atestados por meio da internet, é preciso que o especialista tenha um Certificado Digital. Então, é bom adquirir um desses também!

O Certificado em questão é uma documento que identifica, por meio de um sistema de autenticação seguro, uma pessoa específica (que pode ser física ou jurídica). Por meio deste documento, é possível garantir a autenticidade de transações, transferências e materiais textuais diversos. Todo documento eletrônico que é assinado digitalmente tem validade jurídica.

A escolha da plataforma ideal, aliás, é parte fundamental do processo de modernizar o consultório. O ideal é que o especialista opte por um sistema altamente seguro, com funcionalidades que tornem a prática da medicina à distância facilitada, inteligente e tranquila tanto para o paciente quanto para o médico.

Softwares médicos gratuitos para telemedicina: conheça

Software médicos seguros, como o do iMedicina, por exemplo, oferecem criptografia de ponta a ponta na conexão de vídeo. O que isso significa? Que apenas pessoas com acesso à sala podem ter contato com o conteúdo dela.

Trata-se de um sistema de segurança importante: recentemente, falhas na segurança de softwares de reunião online expuseram dados de centenas de pessoas e, logicamente, feriram a sua privacidade. 

Quando falamos sobre atendimento médico, é fato: isso não pode acontecer. Os dados do paciente são sigilosos e não podem ser mostrados sem autorização do próprio ou ordem judicial. Da mesma forma, o conteúdo das conversas entre paciente e especialista deve ser resguardado.

Para proteger o acesso às salas de atendimento, o iMedicina também oferece acesso protegido por protocolo HTTPs, com certificado digital de 256 bits. A plataforma, por fim, está hospedada nos serviços da Amazon AWS, HIPPA Compliant, que é utilizado pela NASA.

Convém salientar que o serviço é 100% gratuito para clínicas de todos os tamanhos.

Outras formas de modernizar consultório

Além da adoção da prática de telemedicina, aquisição de um Certificado Digital e da utilização de uma plataforma segura, é importante que o especialista compreenda a necessidade de se destacar na internet.

A presença digital, portanto, tem grande impacto no processo de modernizar consultório.

O que é presença digital?

A presença digital pode ter múltiplas frentes. As mais comuns, no entanto, são a construção de um site médico otimizado, com conteúdo voltado para a aquisição de pacientes por meio de sistemas de busca, e a alimentação das redes sociais, como o Instagram, o Facebook e, mais recentemente, o Youtube.

O site médico, como comentamos há pouco, deve ser feito por um especialista, que poderá não apenas escolher quais são as melhores cores e layout, mas deixá-lo leve, inteligente e adequado a diferentes dispositivos, além de otimizado para posicionar bem seu nome no Google.

Dezenas de usuários preferem utilizar o celular para pesquisar, entrar em contato com especialistas, ler artigos de blogs. Se o seu site não permite essa mobilidade – ou seja, se não funciona em telas menores -, você perderá chances incríveis de atrair o seu público.

Para além disso, é preciso que as páginas de seu site tenham material consistente, relacionado à sua área de trabalho, e que tragam informações relevantes sobre você. Detalhes sobre a sua formação, congressos e experiências são fundamentais e auxiliam na construção de uma imagem confiável.

Por fim, para atrair os usuários que podem vir a se tornar pacientes, é preciso produzir conteúdo frequente, otimizado (SEO é a palavra de ordem!). Como fazer isso? Por meio da contratação de um serviço especializado em Marketing de conteúdo para médicos.

Desta forma, você terá material consistente, voltado para a atração do seu público-alvo, e crescerá na internet de forma progressiva.

O poder das redes sociais

Além da criação de um site médico, é fundamental ter presença nas redes sociais. Alguns dos médicos mais populares do Instagram cresceram ao produzir conteúdo autoral, focado em suas áreas de atuação e sensível às necessidades de seu público.

Para produzir o conteúdo certo, você precisa saber exatamente quem você deseja alcançar. Na prática, você deve saber o perfil do seu paciente padrão, ou seja: gênero, idade, poder aquisitivo, queixas mais comuns, tratamentos frequentes.

Após esse trabalho inicial, você poderá criar uma estratégia de marketing que leve em consideração aquilo que o seu público deseja entender. Aos poucos, a tendência é que você se torne uma referência – desde que crie de forma consistente, original e responsável, claro.

Feedback é fundamental: ouça o seu cliente

As redes sociais, além de oferecerem ao paciente fácil acesso ao especialista que desejam alcançar, têm mais uma vantagem.

Elas permitem que as pessoas dialoguem de forma franca, aberta, e que outros verifiquem as conversas que aconteceram.

Se você for elogiado por muitas pessoas, possíveis pacientes saberão que você é confiável, que tem experiência e oferece resultados. Se a sua página tem reclamações que foram ignoradas, isso pode soar como um alerta vermelho.

O ideal é que você responda a maior parte dos questionamentos, dentro do que é permitido; aja de maneira educada o tempo inteiro e forneça respostas mesmo quando receber críticas. Desta maneira, você vai criar uma persona virtual que é imperfeita, posto que é humana, mas é qualificada e responsável o suficiente para assumir quando algo sai dos eixos.

Para melhorar o atendimento, você também pode apostar no uso de pesquisas automatizadas com uma boa ferramenta de NPS para o consultório. Ao utilizar um bom software médico, você poderá enviar aos seus pacientes, logo após a consulta, uma pesquisa de satisfação.

Modernizar consultório é uma tarefa e tanto, mas os resultados dos consultórios online valem a pena. 

Quer saber mais sobre os assuntos importantes para alavancar seu resultados no consultório? Continue navegando pelo blog iMedicina!

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