As automações de marketing médico podem ajudar a atrair mais pacientes para a clínica em tempos de pandemia? A resposta é sim. Esse recurso ajuda bastante à medida que favorece a consolidação dos relacionamentos, mesmo a distância.
Se você ainda não conhece, saiba que a maioria delas é útil para otimizar o tempo. O disparo do e-mail com um lembrete, por exemplo, é um poderoso dispositivo, servindo de reforço ao retorno do paciente ao médico.
Conheça mais, a seguir, sobre o universo das automações e como o uso delas pode fortalecer a sua imagem profissional.
O livro Clínicas Digitais cita uma pesquisa realizada pelo Google, em 2006, indicando que 80% dos pacientes já acessavam a Internet para o agendamento de consultas médicas.
E ainda tem mais: para 70% dos entrevistados, as informações online determinaram a escolha do consultório médico.
O mundo mudou desde então! Com isso, a facilidade de acesso à web se expandiu, acelerando essa penetração. De tal forma que a Internet, hoje, é ainda mais presente na vida dos pacientes. Por isso, não se engane: esse percentual deve ser mais expressivo.
Então, está na hora de investir mesmo e agregar valor ao seu consultório, e a automação é uma poderosa ferramenta nesse sentido.
Conheça a definição:
automações de marketing médico referem-se ao disparo de mensagens em massa por e-mail sobre a clínica médica ou o profissional.
De forma geral, servem para relembrar o paciente sobre consultas, além do envio de materiais educativos. Ou seja, contribuem com informações úteis à medida que se dá a jornada do paciente.
Mas antes de lotar a caixa do e-mail de seus pacientes com mensagens fora de contexto, aprenda a aproveitar o instrumento de forma correta.
Lembre-se: quando uma pessoa fornece um e-mail no consultório médico, é porque quer informações pertinentes. Trata-se, portanto, de uma relação baseada na confiança, e nada melhor para cumprir com esse papel do que educá-las.
Imagine o caso de uma dermatologista atuante no nicho de senhoras. Suponha que uma das pacientes tem histórico de câncer de pele na família e está preocupada. Observe como as automações facilitariam a vida da dermatologista assim como a da paciente:
Meses depois, a paciente retorna para outra avaliação, após uma viagem à praia. Podemos supor que as chances de a mulher voltar outras vezes são grandes, já que teve um tratamento excepcional.
Tudo porque a médica soube se apropriar do sistema para a promoção de bons relacionamentos na hora e momento adequado.
Ainda com o exemplo da paciente: sabe-se que ela é muito ocupada, tanto que quase não sobra tempo para o intervalo do almoço. Desse modo, a paciente não só encontrou a clínica médica na web como agendou a consulta online fora do horário comercial.
Veja só o quanto o agendamento e a disponibilidade do serviço 24 horas foi oportuna tanto para a paciente quanto a clínica médica dermatológica!
Essa é apenas uma amostra de como as automações de marketing médico são aliadas das clínicas médicas. Quem sincroniza o Google Agenda com o software médico controla melhor os processos, pois pode:
Lembra da paciente da clínica dermatológica? Pois é, ela informou durante a consulta a data de nascimento dela, e ainda mencionou:
faltam poucos meses para completar 50 anos.
Uma idade em que a maioria das mulheres sofre para atenuar os efeitos do tempo. Outra informação estratégica para a dermatologista.
Por meio da observação, a especialista pode ir além da programação da mensagem no dia do aniversário, que será enviada por e-mail. Por conta da ocasião, ela ainda pode incluir no futuro outros disparos sobre:
Resumindo: um universo de ideias para serem exploradas no sistema.
A essa altura já deve ter percebido o quanto o padrão de procura dos pacientes mudou por conta da Internet.
Não restam dúvidas de que cada vez pacientes recorrem ao Dr. Google a procura de respostas sobre doenças ou dicas de saúde e até para compreender melhor os diagnósticos.
Então, seja proativo! Antes que o seu paciente recorra à web, programe formulários por meio da plataforma de automação com perguntas frequentes. Demonstre que você está ali para ajudá-lo, mesmo após a consulta.
Por fim, contribua para a construção de uma boa reputação e encantamento do paciente, o que favorece o marketing médico.
Você deve ter notado a importância de determinadas datas para profissionais da área. A alusão a esses eventos é uma maneira de recordar os pacientes sobre a importância de cuidar da saúde.
Além do mais, servem como pretexto para o agendamento ou retorno de consultas médicas.
É por isso que você deve aproveitar o momento para prolongar a conversa com o paciente. Fica a dica:
só quem é visto é lembrado.
A satisfação do paciente deve ser mensurada com frequência. Incorpore esse hábito, pois isso possibilita descobrir gargalos e futuras melhorias no atendimento, entre outros quesitos importantes para a clínica médica, como:
A inclusão e a personalização de pesquisas desse tipo é mais uma funcionalidade oferecida por esses programas. Algo fundamental para o acompanhamento das métricas de sucesso do negócio.
O foco nesses dados deve ser voltado para a ação e resultados, tanto como o seu objetivo deve ser a redução de evasão dos pacientes. Em outras palavras, significa dizer que:
o objetivo é prolongar por maior tempo possível o retorno dos pacientes à clínica.
Agora que você se inteirou sobre as vantagens das automações de marketing médico, saiba que é possível oferecer o melhor atendimento para o paciente. Basta escolher uma plataforma que reúna todas as funções acima.
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