O planejamento e a execução de estratégias de marketing médico são essenciais para a atração e fidelização de pacientes ao consultório. Entre os canais mais relevantes para concentrar suas ações estão as redes sociais.
Afinal, por que é tão importante? Essas plataformas contam com milhares de usuários ativos apenas no Brasil e já estão sendo massivamente utilizadas pelos seus concorrentes. Mas para ter sucesso nessas ações, é necessário engajar o seu público. Você sabe o que é engajamento?
Continue a leitura deste post, tire todas as suas dúvidas e conheça 7 dicas para aumentar o alcance das suas redes sociais.
De acordo com pesquisa da Global WebIndex, 53,6% da população mundial utiliza as redes sociais, com o tempo médio de 2 horas e 25 minutos diários, sendo o Facebook a plataforma mais acessada no mundo.
Nesse sentido, elas se tornaram as principais fontes de tráfego nas estratégias de marketing das grandes empresas. Com isso, a competição para obter a atenção desses usuários está se tornando cada vez mais feroz.
Além de batalhar com seu concorrente pela atenção da audiência, você também compete com as inúmeras distrações das redes sociais, como fotos e vídeos de animais e bebês, os memes e outros conteúdos de interesse do seu público.
Dessa forma, não basta apenas manter um perfil ativo no Facebook, Instagram, LinkedIn etc. Para ser visto por potenciais pacientes, é preciso engajá-los com sua mensagem, ou seja, criar um envolvimento com suas estratégias digitais.
Considerando o contexto do marketing, o engajamento é o principal indicador para avaliar a eficiência da sua comunicação com o público. Ao calculá-lo, você descobre o quanto o seu conteúdo está impactando as pessoas.
Por isso, é de extrema importância que, ao planejar suas ações de marketing médico nas redes sociais, você coloque o engajamento como meta principal das suas postagens. Ademais, o cálculo dessa métrica é realizado da seguinte forma:
Ainda, considera-se como engajamento todas as interações de um usuário com sua página, tais como reações, comentários, cliques, menções e compartilhamentos.
Portanto, ao medir esse indicador, você terá a percepção real da efetividade do seu conteúdo e das ações realizadas no seu perfil. Além disso, quanto mais você engaja o seu público, maior será o alcance das suas publicações.
Isso porque, os algoritmos que regem o funcionamento das redes sociais costumam priorizar as postagens de maior engajamento. A ideia é que, se um conteúdo tem grande engajamento, ele é relevante e, consequentemente, deve ser visto por mais pessoas.
Agora que você já entendeu a importância de engajar sua audiência, é preciso conhecer as melhores práticas para tirar o máximo proveito das redes sociais e aumentar a eficiência das suas publicações. Então, veja as dicas que contribuirão para o alcance desses objetivos.
Em função da grande utilização dessas plataformas, a cada ano surgem novas redes sociais. Com isso, muitos profissionais de saúde cometem o equívoco de divulgar seu consultório em todos os canais, pois acreditam que, com essa atitude, alcançarão o máximo de pessoas possível.
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Contudo, essa prática tende a trazer mais desvantagens do que benefícios. Em primeiro lugar, mesmo que o conteúdo seja repetido em todas as redes, o acompanhamento dos resultados causará uma sobrecarga de trabalho.
Depois, é irrisório o percentual do público que seguirá o seu perfil em todas as plataformas. Para ter uma comunicação eficiente, dedique-se às redes mais utilizadas pela sua audiência e que ofereçam os melhores resultados para sua estratégia.
O Google Analytics é uma ferramenta do Google que analisa e avalia diversos indicadores das suas páginas. Embora não seja a única plataforma para esse fim, ela é a mais efetiva na consolidação dos dados.
Com a utilização do Google Analytics, você conseguirá descobrir quais redes sociais estão levando mais visitantes para o seu site médico. Assim, você estará pautando suas decisões em números e não na orientação de gurus do marketing.
A forma mais eficiente de avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing médico é utilizando os testes A/B. Esse recurso consiste na criação de duas comunicações com mensagens semelhantes, mas que diferem em formato, identidade visual, horário de postagem, entre outros.
Dessa maneira, você conseguirá identificar as características que mais promovem o engajamento do seu público. Ainda, poderá replicá-las nas suas próximas publicações, aumentando a probabilidade de alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.
Para melhorar a eficácia da sua estratégia de captação de novos pacientes, crie perfis bem definidos nas redes sociais. Essa atitude fará com que você alcance um público mais qualificado, com maiores chances de conversão.
Para tanto, faça uma descrição informativa do seu serviço, insira sua logomarca ou sua foto profissional, utilize as cores da sua identidade visual, disponibilize, de maneira visível, um link para o seu site e elabore uma frase que resuma seus valores e diferenciais.
Uma comunicação eficiente é aquela que se utiliza da linguagem da audiência no seu conteúdo. Assim, o primeiro passo para produzir publicações relevantes e com alto potencial de engajamento é conhecer a forma como os seus seguidores se comunicam.
Ainda, para definir sua linguagem, responda às seguintes perguntas: como você gostaria de ser lembrado pelas pessoas? Como um médico sério e formal ou como um profissional que se comunica de maneira informal?
Ademais, essa definição está diretamente ligada à cultura do seu negócio, ao propósito que norteia sua atuação profissional. Posteriormente, utilize essa linguagem nos seus artigos, postagens e vídeos.
Quando buscamos informações sobre marketing e uso das redes sociais, é muito comum encontrar diversas recomendações sobre a importância de ter recorrência. Embora seja uma dica valiosa, a frequência não garante o engajamento do público.
Assim, para que suas publicações diárias se conectem com a audiência, elas não devem ser genéricas e precisam trazer algum conteúdo relevante. Então, priorize a qualidade da postagem ao invés da quantidade.
Com exceção de especialidades bem específicas, a base de pacientes de um profissional de saúde contempla diferentes perfis de público. Dessa forma, suas publicações devem considerar todas essas distinções.
Para isso, crie conteúdos que atendam a cada um desses perfis, destacando os serviços que oferece e as respectivas condições que levam um indivíduo a procurar o seu consultório. Assim, você mantém um bom engajamento de toda a sua base.
Enfim, as redes sociais são parte essencial de qualquer estratégia de marketing, independente do segmento da empresa. Mas além dessas plataformas, utilize o e-mail marketing e produza conteúdos para o seu blog.
Então, se você quer melhorar a eficiência das suas ações, aumentar o engajamento da audiência com seus perfis nas redes sociais e fortalecer sua presença digital, siga todas as dicas do artigo. Dessa forma, você aumentará a sua taxa de conversão, atraindo mais pacientes para o seu consultório.
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