Você sabe que a melhor maneira de crescer seu consultório ou clínica é por meio do marketing médico? Ainda não? Fique até o final que vamos te explicar o porquê.
No mundo dos negócios, consumidores andam mais exigentes e bem-informados. Essas pessoas também estão mais preocupadas com a própria saúde.
Isso faz com que elas recorram às soluções tecnológicas em busca de respostas para sintomas, problemas e tratamentos. Contudo, o buscador Google e as redes sociais nem sempre entregam fontes seguras e com respostas confiáveis. É aí que entra a sua estratégia de marketing médico.
Para construir um bom marketing, é preciso que você esteja atento tanto ao público quanto às limitações legais, pois o Conselho Federal de Medicina possui algumas regulamentações sobre o assunto.
Ao entregar as respostas corretas para seus pacientes por meio das redes sociais, Google, blog, site, você acaba ganhando cada vez mais relevância e aumentando as chances de você atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.
Se essa explicação ainda não te convenceu, não se preocupe, temos outras 9 razões para você apostar em marketing médico!
Vantagens do marketing médico para seu consultório e para sua carreira médica
Melhoria do relacionamento com o paciente
Seu trabalho é essencial, mas depende de um bom relacionamento
O trabalho do médico é indiscutivelmente essencial para a sociedade. No entanto, demanda atenção para um ponto específico: a necessidade de se relacionar bem com os pacientes.
Quando você mantém um bom relacionamento com pacientes, é natural que eles indiquem seu trabalho para outras pessoas. Por outro lado, o contrário também ocorre!
Se o seu atendimento teve algum aspecto negativo, seu paciente pode não recomendar você para amigos e familiares, além de deixar isso claro em canais importantes, como as redes sociais.
A partir do momento que você aposta em marketing médico, começa a ser criada sua imagem digital, capaz de atrair uma legião de defensores — pessoas que podem defendê-lo de ataques e comentários injustos.
Maior alcance de pessoas
Como médico, você tem uma importante responsabilidade social. Nesse sentido, o marketing da saúde contribui para o cumprimento desse papel no âmbito da internet.
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros em relação à informação de saúde. O estudo indicou que 40,9% dos entrevistados recorrem à internet para consultar sintomas de doenças e se automedicar.
Quando você investe em marketing médico, você ajuda a propagar informações verdadeiras por meio de posts em redes sociais e no blog do seu site.
Encontrar mais pacientes que deseja atender
Ações de marketing médico são feitas para públicos específicos. Elas não são e nem podem ser genéricas.
Significa que serão pensadas em seus pacientes, a partir de um ou mais perfis ideais. Então, cada ação tem potencial para encontrar e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.
Dentre essas ações, destacamos as seguintes:
- Envio de e-mail marketing;
- Posts em redes sociais;
- Divulgação de artigos em um blog;
- Construção de site para o consultório ou clínica;
- Anúncios no buscador do Google.
Está pronto(a) para atender ainda mais pacientes?
Se comunicar mais e melhor com o paciente
Outra razão para apostar em marketing médico é o potencial que ele tem para melhorar sua comunicação com o paciente. Em vez de ela se limitar à sala do consultório, ocorrerá de maneira mais fluida por outros canais.
O paciente poderá se manter bem-informado a respeito de sintomas, tratamentos e outros dados por meio dos conteúdos que você produz e distribui.
Para algumas pessoas, a linguagem médica é rebuscada e de difícil entendimento. Com o apoio de profissionais de marketing, é possível transmitir mensagens com credibilidade, mas de maneira prática e objetiva, facilitando a compreensão dela.
Diversificar o modo e horários para se comunicar com os futuros pacientes
Os meios de divulgação online têm em comum uma vantagem imprescindível para a comunicação médico-paciente: eles podem ser acessados a qualquer hora e lugar.
O paciente, ou futuros pacientes, têm a possibilidade de buscar esse conteúdo ou de recebê-lo diretamente em seus dispositivos eletrônicos. Além disso, pode consumir e se informar a qualquer momento.
Dessa forma, ele mantém sempre o seu nome em mente quando precisar marcar uma consulta!
Aumentar sua autoridade
Em marketing digital, o termo autoridade tem a ver com relevância.
Pense na sua especialidade médica. Agora, coloque-se no lugar de um dos pacientes que você atende e imagine ele antes de te conhecer.
Provavelmente ele fez uma busca na internet com o objetivo de encontrar informações sobre profissionais da sua área e acabou encontrando você.
Se você investe em marketing médico, seu nome ficará bem-posicionado em relação aos demais aumentando sua relevância no ambiente digital e entregando mais autoridade.
Investir na sua carreira médica
O que acontece quando você investe em marketing médico e ganha autoridade na internet? Sua carreira é impulsionada, pois mais pessoas passam a conhecê-lo e, principalmente, a admirar e respeitar seu trabalho.
Em vez de depender somente do “boca a boca”, a internet se torna sua aliada, trabalhando a seu favor.
Além de se destacar para os pacientes, você também se destaca perante autoridades da área da saúde, veículos de informação, colegas médicos, etc. É possível ainda que por meio da sua experiência, você seja chamado para palestras, cursos e até mentorias.
Obter um melhor custo-benefício
O marketing médico não possui um custo único. Sua estratégia jamais terá o mesmo valor que a de outro profissional, a não ser que vocês tenham objetivos idênticos.
Do mesmo modo, destacamos que o marketing médico tem um excelente custo-benefício. Para impulsionar uma publicação no Instagram, por exemplo, você já pode começar com menos de R$50.
Obviamente que os resultados serão proporcionais ao valor investido, porém, note que o valor não é alto. Então, é possível investir uma quantia dentro da sua realidade para atingir as metas que você deseja.
Promover processos mais eficientes em sua clínica ou consultório
Com uma estratégia de marketing médico bem elaborada, você consegue estabelecer processos mais eficientes na sua clínica.
A régua de relacionamento com o paciente fica mais alinhada, exigindo menos tempo e esforço da seu(sua) secretário(a).
Como seu nome estará em maior destaque na internet, facilita para que as pessoas o encontrem rapidamente. E ao invés de ligarem no consultório, podem, por exemplo, agendar consultas por meio do seu site.
O paciente, mais bem informado, evita hábitos ruins, como a automedicação, e passa a procurá-lo quando for necessário. Isso ajuda a reduzir o tempo de atendimento e de tratamento!
Tudo isso se converte em crescimento, permitindo melhorias constantes no consultório ou clínica, na formação de sua equipe e, obviamente, em sua carreira.
Então, esse é o momento de pensar em montar seu site e ter um blog. Ou seja, dar os primeiros passos em marketing médico!
Analisando, rapidamente, todas as razões citadas até aqui, concluímos que o marketing médico contribui diretamente para a melhora de vários processos em sua clínica ou consultório.
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