A era da saúde digital: qual o impacto para médicos e pacientes?

saúde digital

O desenvolvimento de novas tecnologias sempre visa otimizar e substituir um processo desatualizado. Na Medicina, essas inovações foram responsáveis por trazer um novo conceito para o setor: a saúde digital.

Assim, além de tornar mais ágil e prática a rotina de médicos e demais profissionais da saúde, essa transformação traz muitos benefícios para a vida de pacientes. Neste artigo, você vai conhecer as tecnologias e o impacto que elas causaram no setor de saúde.

O que é saúde digital?

Trata-se de um novo conceito para o exercício da Medicina por meio da implementação de tecnologias criadas para a área da saúde. Com isso, é possível melhorar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes e também democratizar o acesso à saúde.

Ademais, a saúde digital se utiliza das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Elas facilitam a troca de informações entre médicos e pacientes, tornam o atendimento mais individualizado e personalizado, além de oferecer diagnósticos e tratamentos mais assertivos e rápidos.

Além disso, com a informatização do setor e a maior adesão à medicina preventiva, existe uma expectativa para uma considerável redução nos custos dos serviços de saúde. Outro ponto importante é a participação do paciente na promoção da sua própria saúde com o uso dessas ferramentas.

Então, como você pode perceber, o conceito de saúde digital traz muitas vantagens para médicos e pacientes. Entretanto, para que seja implementada, é necessário dispor de ferramentas que otimizem o atendimento, como, por exemplo:

Agora que você já entendeu o significado de saúde digital, conheça um pouco mais sobre o papel dessas ferramentas na aproximação entre médicos e seus pacientes.

Telemedicina

Trata-se da assistência médica à distância, mediada pelas TICs. Embora não substitua o atendimento presencial, a telemedicina representa uma nova possibilidade para o setor. Ela permite que os serviços de saúde alcancem àqueles que ainda não dispõem de profissionais em sua região.

Além disso, a consulta online traz conforto e comodidade para a população mais idosa e também para quem tem dificuldades de deslocamento. Ou seja, a telemedicina possibilita que o atendimento médico seja mantido sem sair de casa.

Outrossim, o advento da telemedicina permitiu que exames médicos sejam laudados à distância, trazendo maior celeridade para diagnósticos e tratamentos. Em função desses benefícios, o atendimento remoto promove uma considerável melhora na experiência do paciente.

Prescrição digital

A prescrição digital surgiu em função do crescimento no número de atendimentos por telemedicina. Assim, todo o atendimento é realizado virtualmente, inclusive a indicação de medicamentos, exames e procedimentos.

Site médico e blog

Ter um site médico é uma ação necessária para profissionais que desejam, de fato, usufruir dos benefícios da saúde digital. Além de funcionar como um cartão de visitas virtual, esse recurso traz uma nova possibilidade para a captação de pacientes.

Isso porque o site é parte importante de qualquer estratégia de marketing digital. Ele pode ser utilizado como o ponto de conversão de usuários em pacientes pela oferta de facilidades, como o agendamento online.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Outrossim, com um blog integrado ao site você pode utilizar estratégias de marketing de conteúdo com o objetivo de educar, engajar, atrair, converter e fidelizar pacientes. 

Redes sociais

As redes sociais são plataformas com milhares de usuários ativos apenas no Brasil. Neste sentido, elas podem ser vistas como uma excelente oportunidade para levar sua marca a potenciais pacientes. 

Ademais, com a busca crescente por informações relacionadas à saúde, as redes sociais permitem que você crie postagens educativas, promovendo a saúde das pessoas e se tornando uma autoridade na sua área de atuação.

E-mail marketing

Esta é outra ferramenta necessária na era da saúde digital. Com o e-mail marketing, você pode desenvolver campanhas com diferentes finalidades, sendo eficaz para o fortalecimento da relação médico-paciente.

Como a saúde digital beneficia os pacientes?

A saúde digital tem um grande impacto positivo na rotina dos pacientes. Em primeiro lugar, com a agilidade dos processos e o uso de ferramentas digitais, o atendimento passa a ser personalizado, mais rápido e assertivo. 

Ainda, com a utilização da telemedicina nas consultas de retorno, o paciente não precisa se deslocar, podendo manter o acompanhamento médico à distância. Outro benefício dessa ferramenta é a possibilidade de receber diagnósticos mais rápidos, aumentando as chances de sucesso de um tratamento.

Ademais, o conceito de saúde digital também está associado à ideia de medicina preventiva. Isso porque com o uso de dispositivos móveis, é possível a identificação prévia de sintomas que indiquem uma anormalidade.

Qual o impacto da saúde digital na rotina médica?

Assim como os pacientes, os profissionais de saúde também são amplamente beneficiados pela implementação de tecnologias. Em primeiro lugar, ao contar com um software de gestão, há uma grande melhoria na administração do consultório, aumentando a produtividade da equipe.

Ademais, a facilidade de acesso às informações dos pacientes, promovida pelo uso do prontuário eletrônico, permite que o médico ofereça atendimento individualizado e faça diagnósticos mais precisos.

Além disso, ao dispor de ferramentas baseadas na nuvem, todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo conectado à internet. A mobilidade também é uma vantagem trazida pela telemedicina, fazendo com que o atendimento médico seja mantido, independente da circunstância.

Outrossim, a saúde digital ampliou a capacidade técnica dos profissionais, pois, com o uso da telemedicina, é possível compartilhar informações com outros colegas de profissão. Com isso, os diagnósticos são mais precisos, melhorando a credibilidade do consultório.

A informatização do consultório também garante uma maior lucratividade para os médicos. Ao contar com processos ágeis, canais de comunicação digitais e diferentes formatos de atendimento, reduzem-se os gastos com práticas obsoletas e dispendiosas. Além disso, a equipe se torna mais produtiva.

Enfim, a saúde digital traz um novo momento para profissionais de saúde e pacientes. Ela gera impactos positivos na prestação desses serviços, ampliando o acesso à Medicina e permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para atrair e fidelizar pacientes.

Quer começar sua transformação digital? Dê o primeiro passo e cadastre-se no prontuário gratuito do iMedicina!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: